REFORĂO Ă DEMOCRACIA
30/04/2016 -
COLUNA DO CANALHA
DEMOCRACIA...
Essa ideia de que o processo de impeachment Ă© um golpe no processo democrĂĄtico Ă© uma balela e absolutamente desconectada da realidade.
O Brasil resistirĂĄ bravamente a esse segundo impeachment por um motivo muito simples: sem ele, estamos sobrevivendo a coisa pior.
Tirar esse governo do poder, utilizando a prĂłpria constituição como base para esse processo, reforça que a nossa democracia amadurece. O artifĂcio do impeachment se equivale a qualquer outro tipo de artigo da constituição em termos de legimitidade. Portanto, se a sociedade o usa para tirar do poder pĂ©ssimos gestores â e nesse caso, tambĂ©m, uma organização â significa que a carta magna Ă© forte e vĂĄlida o suficiente para que o processo seja feito quantas vezes for necessĂĄrio, atĂ© que se crie uma casta de polĂticos que respeite a constituição, as leis e, sobretudo, os direitos da população.
Tal qual toda e qualquer ação advinda da constituição, o impeachment pode e deve ser usado, como se usa qualquer outra lei que sirva para punir mal feitos com o dinheiro do contribuite. Afinal, como disse perfeita e acertadamente Margareth Tatcher, ex-primeira ministra do Reino Unido, ânĂŁo existe dinheiro pĂșblico. SĂł existe dinheiro do contribuinte.â
Entre outros motivos para que o paĂs passe incĂłlume pelo impeachment â com viĂ©s de melhora em praticamente qualquer cenĂĄrio â Ă© que, inclusive, na atual conjuntura, existe muito poucas empresas ou instituiçÔes que esse ParTido nĂŁo tenha roubado ou destruĂdo.
Sairemos mais fortes disso tudo. E que venham quantos impeachments forem necessĂĄrios para que construamos uma sociedade que aprenda a escolher mais acertadamente seus representantes.
Blog do HermĂnio: http://www.herminio.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php