PERGUNTAS NO AR...
22/10/2009 -
EDITORIAL
Cenas de um filme policial? Cenårio de guerra? Cemitério a céu aberto?
As imagens refletem um cenĂĄrio de Guerra, o arsenal Ă© de guerra. Mortes e mais mortes sĂŁo contabilizadas, atĂ© em carrinho de supermercado. A disputa pelos morros Ă© intensa. De repente, o cenĂĄrio fica muito parecido com o filme âTropa de Eliteâ.
Imagens fortes, como do helicĂłptero derrubado no Rio, levam Ă sensação de guerra, morte e filmes violentos. Uma guerra sem inimigo aparente, mas que produz uma batalha sangrenta, vĂtimas inocentes e vingança para o resto da vida.
As autoridades governamentais falam, falam, falam, mas, nĂŁo dizem nada.
Ă inegĂĄvel que com a nomeação do Brasil para a Copa de 2014 e do Rio para as OlimpĂadas de 2016, o que poderia ser apenas uma notĂcia, vira manchete de capa no exterior. O mundo estĂĄ prestando muito mais atenção no Brasil, atĂ© mesmo porque nesses dois eventos, o mundo todo estarĂĄ aqui, mesmo que virtualmente.
As perguntas pipocam nas mentes de todos os brasileiros: SerĂĄ que o paĂs estĂĄ realmente preparado para a Copa? E o Rio, entĂŁo? EstarĂĄ em condiçÔes de receber as OlimpĂadas? AlĂ©m dos carros, hĂĄ que se começar a blindagem de helicĂłpteros tambĂ©m? E os aviĂ”es? SĂŁo interrogaçÔes e mais interrogaçÔes. ???
Esse vai ser um grande desafio para as OlimpĂadas, mas, Ă© claro e evidente que esse nĂŁo Ă© um problema exclusivo do Rio. AliĂĄs, essas barbĂĄries ocorrem repetidamente no cotidiano carioca, sĂł que nem sempre com a devida repercussĂŁo na mĂdia. O fato Ă© que, mesmo em menor escala, essa violĂȘncia estĂĄ presente em todas as grandes cidades do paĂs. As favelas, a pobreza, as drogas, os traficantes, etc. estĂŁo presentes em praticamente todo o Brasil. Nesse sentido, o problema se alastra profundamente para a realização da Copa daqui a praticamente quatro anos.
Perguntas e mais perguntas continuarĂŁo sendo feitas e as respostas continuarĂŁo parecendo cada vez mais distantes da realidade brasileira. SĂł hĂĄ uma certeza. Independente de OlimpĂadas ou Copa, o povo tem o direito de viver em segurança. SerĂĄ que esse direito nĂŁo seria mais facilmente alcançado se houvesse mais educação para o povo? Fica mais uma pergunta no ar...
Educação, Paz, SaĂșde e Perguntas no Ar a todos!
âNĂŁo Ă© preciso acabar com a violĂȘncia no Rio para realizar a OlimpĂada. A Rio 92 e o Pan tiveram esquemas pontuais de segurança. E deram certo. Ă preciso reduzir a violĂȘncia por amor ao Rio.â (Fernando Gabeira â Folha de S.Paulo â 23/10/09).
Imagem - Fonte: http://jt-aguiar.zip.net/..
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php