O TESOURO GENĂTICO DO PLANETA
01/03/2008 -
TURMAS DO FM
NORUEGA INAUGURA "COFRE" GLOBAL DE SEMENTES NO ĂRTICO
English: http://a.abcnews.com/Technology/popup?id=4339793&contentIndex=1&page=9 and
http://www.regjeringen.no/en/dep/lmd/campain/svalbard-global-seed-vault.html?id=462220
Foto: Magnus Bredeli-Pveiten, projetista do banco de sementes de Svalbard, no interior do cofre.
Bem perto do PĂłlo Norte, uma montanha gelada guarda o tesouro genĂ©tico do planeta. Trata do projeto mais ousado de preservação da vida vegetal, inaugurado em 26/02/08 no arquipĂ©lago norueguĂȘs de Svalbard.
O objetivo é conservar até 4,5 milhÔes de amostras de sementes e 2 bilhÔes de sementes de todas as espécies cultivadas pelo ser humano. Esse patrimÎnio, mantido em segurança måxima, estarå protegido de catåstrofes naturais e até mesmo de guerras nucleares.
Ă o Ășltimo refĂșgio das lavouras do mundo", diz Cary Fowler, diretor da Global Crop Diversity Trust, organização, criada pela FAO (ĂłrgĂŁo das NaçÔes Unidas para agricultura), que coordena o projeto juntamente com a Noruega.
As primeiras amostras de sementes serĂŁo colocadas nesta terça-feira no Banco Internacional de Sementes de Svalbard, durante a cerimĂŽnia de inauguração, pelo premiĂȘ norueguĂȘs, Jens Stoltenberg, e pela a ambientalista queniana e PrĂȘmio Nobel da Paz, Wangari Maathai. O projeto jĂĄ recebeu cerca de 100 milhĂ”es de sementes doadas por cem paĂses.
O Brasil deve enviar em breve a sua contribuição, por meio do do Cenargen (Centro Nacional de Recursos Genéticos), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuåria).
"A Noruega estå orgulhosa por ter um papel central ao proteger não apenas sementes, mas os alicerces da civilização humana", disse Stoltenberg.
A escolha de abrigar o bunker ecolĂłgico nesse remoto arquipĂ©lago acima do CĂrculo Polar Ărtico nĂŁo foi por acaso. AlĂ©m de ter clima e geologia ideais, Svalbard Ă© distante o bastante para manter em segurança a herança genĂ©tica vegetal.
A nova Arca de NoĂ© fica escondida no final de um tĂșnel de 120 metros, escavado em rochas geladas a 70 metros de profundidade e serĂĄ mantida a -18ÂșC. Essa caverna de alta tecnologia, construĂda nos Ășltimos 11 meses numa montanha de Longyearbyen --uma das cidades do arquipĂ©lago-- Ă© equipada com portas de aço blindadas, cĂąmeras e detectores de movimentos e serĂĄ monitorada remotamente, da SuĂ©cia.
As mudanças climĂĄticas foram inicialmente o que impulsionou o projeto, mas nĂŁo foram o Ășnico motivo. Nos Ășltimos anos, mais de 40 paĂses tiveram os seus bancos de sementes destruĂdos: em guerras como no Iraque e no AfeganistĂŁo, ou em inundaçÔes e outros desastres ecolĂłgicos, como o recente tufĂŁo nas Filipinas.
TransgĂȘnico nĂŁo entra: AlĂ©m destas catĂĄstrofes, o material dos bancos genĂ©ticos tambĂ©m corre perigo por causa de mĂĄs polĂticas de gestĂŁo, falta de verbas e descuido. Hoje, 1.400 bancos de sementes no planeta armazenam cerca de 6,5 milhĂ”es de amostras. O Brasil tem o 7Âș maior banco genĂ©tico vegetal do mundo, com 100 mil amostras de sementes. Segundo Fowles, "a intenção de Svalbard Ă© de ser uma rede de segurança para todos os bancos, inclusive o do Brasil".
A transferĂȘncia de sementes de um paĂs ao Banco Internacional de Sementes de Svalbard serĂĄ regida por um acordo entre o governo norueguĂȘs, proprietĂĄrio do banco, e o paĂs doador, dono do material genĂ©tico. Sementes transgĂȘnicas sĂŁo as Ășnicas proibidas de entrar nesse santuĂĄrio vegetal congelado.
"A lei norueguesa efetivamente proĂbe a importação de sementes geneticamente modificadas e sua armazenagem em Svalbard", disse Ă Folha Julian Laird, diretor de Desenvolvimento e ComunicaçÔes do Global Crop Diversity Trust.
A construção do Banco Internacional de Sementes de Svalbard custou US$ 9 milhĂ”es Ă Noruega. O local do banco resiste a atividades vulcĂąnicas, sĂsmicas e ao aumento do nĂvel do mar. A ĂĄrea tem baixo nĂvel de radiação, fundamental para a manutenção do DNA das plantas. No frio em que serĂĄ mantido o banco, sementes de trigo, cevada e ervilha podem sobreviver mais de 10 mil anos.
Em caso de falta de energia, as sementes nĂŁo serĂŁo prejudicadas: o permafrost --solo permanentemente congelado-- impede que a temperatura suba acima de -3,5ÂșC, garantindo a sobrevivĂȘncia das sementes por atĂ© 200 anos.
Elas sĂł poderĂŁo ser usadas, porĂ©m, quando as cĂłpias originais forem perdidas. De acordo com estatĂsticas da FAO, no Ășltimo sĂ©culo, 75% da diversidade genĂ©tica de centenas de milhares de espĂ©cies de plantas desapareceu. Dos 7 mil tipos de plantas jĂĄ cultivadas pelo ser humanos, sĂł 150 espĂ©cies estĂŁo no cardĂĄpio hoje.
Quando for a hora de fechar as portas, a arca de Svalbard entrarĂĄ em hibernação, como os ursos-polares que habitam o arquipĂ©lago. E a biodiversidade agrĂcola mundial vai estar sĂŁ e salva nas entranhas geladas do extremo norte.
LetĂcia Fonseca-Sourander - Fonte: Folha Online - 26/02/08.
TURMA DO OB CHEIROSO - FACULDADE NOVOS HORIZONTES
Pronto. Parece que finalmente a galera entrou no ritmo das aulas após as férias. Os assuntos das aulas jå estão sendo mais bem assimilados por todos e a participação geral jå começou. E isto é muito legal, pois facilita o entrosamento com novos colegas na sala de aula.
No sĂĄbado passado, os alunos do 8Âș perĂodo se reuniram para a sessĂŁo de fotos para o convite de formatura, a alegria foi contagiante. E muitos jĂĄ se sentiram formados, somente pelo fato de vestir beca e posar para fotos. O gostinho da vitĂłria foi sentido por todos. Consequentemente a contagem regressiva para o tĂ©rmino do semestre jĂĄ começou (e olha que o semestre nem começou), estĂŁo faltando aproximadamente 80 dias de aulas para a formatura. E para descontrair, apĂłs as fotos, nĂŁo poderia faltar a cervejinha geladinha no restaurante BistecĂŁo, e aĂ, rolou de tudo, eram sĂł abraços e beijos. A galera âsoltou a frangaâ e foi sĂł sorrisos. O CĂ©sar apareceu com Ăłculos escuro e disse que foi comprado em Ipanema. A galera quis saber se foi em Ipanema no Rio de Janeiro ou no bairro Ipanema. NinguĂ©m soube a resposta. Rsrsrsrsr
Presença marcante do Ronaldo (marido da ValĂ©ria) e do Cristiano (namorado da SĂlvia). Entre risos e alegrias, o Ronaldo disse que era homem de uma mulher sĂł. E dĂĄ-lhe ValĂ©ria.
A produção das meninas deixou vĂĄrios marmanjos de boca aberta, elas capricharam na maquiagem, estavam realmente lindas. A Agatha e a Rose estavam âem altaâ na sessĂŁo de fotos, foram altamente assediadas por todos. TambĂ©m, beldades daquele jeito ninguĂ©m tinha visto.
De repente, o papo era bunda. Bunda grande, bunda pequena... O CĂ©sar pĂŽs a mĂŁo em uma bunda e disse: Essa Ă© singela! Imaginem de quem serĂĄ?
A Bete Baby doll estava soltinha, igual arroz de primeira em prato vazio, eram só risos, alegria e gozaçÔes com toda a galera. Eita Betinha....
No final da tarde tinha gente chamando urubu de meu louro, né Ob? Também o moço pensa que só existe cerveja no mundo e se esquece de comer alguma coisa...
Vem aĂ o churrasco Ă fantasia da turma do Ob Cheiroso, serĂĄ num sĂĄbado Ă tarde, no final do mĂȘs de março. Aguardem. Vai ser super divertido.
OBS.: "Coluna do OB Cheiroso: Resposta da 'Claudinha Mil Molhos' = Ă OB, vocĂȘ nĂŁo entendeu nada....... Ă© que 'molhadinho' fica mais gostoso!!!!!! Diz que nĂŁo Ă© verdade, diz.... diz...... rsrsrsrsrsrsr???"
TURMA DO JF - FACULDADE NOVOS HORIZONTES
E a turma da geral estĂĄ muto alegre com os professores, pena que na hora das aulas, tenha muita gente dormindo.....
Tem de pensar uma maneira melhor para que as aulas nĂŁo fiquem tĂŁo mornas, algumas brincadeiras, como o prof.Denilson, Ricardo......
E por falar em brincadeira, vocĂȘs ja viram como o Luis Aedis estĂĄ atrĂĄs da Aline, eta menina poderosa......
E tem gente nova na sala, a cada dia chegando mais gente e a Cirlene apresentou sua colega de trabalho, seja bem vinda a thurma.......
E a ansiedade do Sr Marlus, para ser papai, tĂĄ demorando a chegar o tĂŁo esperado(a), herdeiro(a).
Mamãe Silvana também estå cercada de todos os cuidados pelos colegas, så faltam carregå-la no colo, mas ela merece......
E o papai Elton, estĂĄ acompanhando a gravidez da esposa, no ritmo, como o menino engordou....
Parece que a ĂĄgua da turma do 7Âș perĂodo Ă© muito boa, atĂ© na convivĂȘncia, por isso, parabĂ©ns Ă prof.Helga, tambĂ©m....
E tem mais gente chegando, tem papai novo no 7Âș perĂodo....
O Francisco estĂĄ muito preocupado com as "fila das meninas", serĂĄ porque?????? Explica aĂ Francescoli.....
Tem gente pintando o cabelo na sala para se disfarçar, mas não tem jeito..........
Parabéns aos nossos professores pelas excelentes aulas da semana, com muita participação e a colocação de momentos atuais, para chamar a atenção dos futuros Administradores......
E o Francisco perguntando para o ZĂ© carlos, "Deu pra entender ZĂ©?" Que Ă© isso pai ZĂ©????
NA SEMANA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Tributo a Madre Teresa (1910-1997)
âAcredito que o mundo hoje estĂĄ de ponta cabeça e sofre muito porque existe tĂŁo pouco amor no lar e na vida familiar. NĂŁo temos tempo para nossas crianças, nĂŁo temos tempo para nos darmos uns aos outros, nĂŁo temos tempo para nos apreciarmos uns aos outros.â
âO amor começa em casa; o amor habita nos lares e Ă© por isso que existe tanto sofrimento e tanta infelicidade no mundo... Todos, hoje em dia, parecem estar com tanta pressa, ansiosos por grandes desenvolvimentos e grandes riquezas e assim por diante, de modo que as crianças nĂŁo tĂȘm tempo para os pais. Os pais tem pouco tempo para darem uns aos outros, e no prĂłprio lar começa a destruição da paz do mundo.â
Sobre a Pobreza: âEu vejo Deus em cada ser humano. Quando limpo as feridas do leproso, sinto que estou cuidando do prĂłprio Senhor. NĂŁo Ă© uma experiĂȘncia maravilhosa?" 1974 Entrevista. âQuando vejo o disperdĂcio, sinto raiva dentro de mim. Eu nĂŁo aprovo eu mesma sentir raiva. Mas Ă© algo que nĂŁo se pode evitar de se sentir apĂłs vermos a Ethiopia." - Washington 1984. âA mais terrĂvel pobreza Ă© a solidĂŁo e o sentimento de nĂŁo ser amado.â âA maior doença hoje nĂŁo Ă© a lepra ou a tuberculose, Ă© antes o sentimento de nĂŁo ser desejado.â âNo mundo existe mais fome de amor e de apreciação do que de pĂŁo.â âĂs vezes pensamos que a pobreza Ă© apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de nĂŁo ser desejado, nĂŁo ser amado e nĂŁo ser cuidado Ă© a maior pobreza. Ă preciso começar em nossos lares o remĂ©dio para esse tipo de pobreza.â
Sobre a Guerra: âNunca estive numa guerra antes, mas jĂĄ vi fome e morte. Pergunto a mim mesma, âO que eles sentem quando fazem isso?' Eu nĂŁo compreendo. Eles sĂŁo filhos de Deus. Porque fazem isso? NĂŁo compreendo." - Beirut 1982, durante a guerra entre o exĂ©rcito Israelense e as guerrilhas Palestinas. âPor favor, escolham o caminho da paz... Num curto perĂodo pode haver vencedores e perdedores nessa guerra que abominamos. Mas jamais poderĂĄ, nem nunca serĂĄ justificada a dor e perda de vidas que suas armas causarĂŁo." - Carta ao Presidente Americano George Bush e ao Presidente Iraquiano Saddam Hussein, Janeiro 1991.
Sobre o Aborto: O aborto âĂ© o assassinato no ventre... Uma criança Ă© um presente de Deus. Se nĂŁo a quiser, dĂȘ-a para mim." âA maior destruição da paz Ă© o aborto, pois se uma mĂŁe pode matar sua prĂłpria criança, o que impede de eu matar a vocĂȘ e de vocĂȘ me matar? NĂŁo hĂĄ nada que impeça.â âĂ uma pobreza decidir que uma criança deve morrer para que vocĂȘ possa viver como deseja.â
Sobre o Trabalho da sua Vida: âNĂłs mesmos sentimos que o que fazemos Ă© uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse.â âOutro dia sonhei que estava nos portĂ”es do ParaĂso. E SĂŁo Pedro disse, âVolte para a Terra. NĂŁo existem favelas aquiÂŽ.â - Citação de sua conversa com o PrĂncipe Michael da GrĂ©cia em 1996. âO milagre nĂŁo Ă© realizarmos esse trabalho, mas que sejamos felizes fazendo-o.â
Sobre o Amor: âSe vocĂȘ julga as pessoas, nĂŁo tem tempo de amĂĄ-las.â âTento dar aos pobres de amor o que os ricos conseguem com o dinheiro. NĂŁo, eu nĂŁo tocaria um leproso por mil pounds; contudo, de boa vontade o curarei pelo amor de Deus.â âEncontrei um paradoxo, que se vocĂȘ amar atĂ© doer, nĂŁo poderĂĄ haver mais dor, somente amor.â âNĂŁo sei ao certo como Ă© o ParaĂso, mas sei que quando morrermos e chegar o tempo de Deus nos julgar, Ele nĂŁo perguntarĂĄ: Quantas coisas boas vocĂȘ fez em sua vida?, antes perguntarĂĄ: Quanto AMOR vocĂȘ colocou naquilo que fez?â âNĂŁo ser desejado, nĂŁo ser amado, nĂŁo ser cuidado, ser esquecido por todos, isso acredito ser fome muito maior, uma pobreza muito maior do que a de uma pessoa que nĂŁo tenha nada para comer.â âNĂŁo pense que o amor, para ser genuĂno, tenha que ser extraordinĂĄrio. O que Ă© preciso Ă© amarmos sem nos cansarmos de fazĂȘ-lo.â âCada vez que vocĂȘ sorri para alguĂ©m, Ă© uma ação de amor, um presente a essa pessoa, uma coisa linda.â âO trabalho de Deus sĂŁo laços que formam uma corrente de amor.â
Sobre Servir a Deus: âTenha fĂ© nas pequenas coisas, pois Ă© nelas que a sua força reside.â âCada uma delas Ă© Jesus disfarçado.â âSou uma pequena caneta na mĂŁo de Deus que envia cartas de amor ao mundo.â âNĂŁo rezo pelo sucesso, peço pela fĂ©.â âSei que Deus nĂŁo me darĂĄ nada que eu nĂŁo possa lidar. Apenas gostaria que Ele nĂŁo confiasse tanto em mim.â âMuitas pessoas confundem nosso trabalho com vocação. Nossa vocação Ă© o amor de Jesus.â âDeus adorado, faça-me dar valor Ă dignidade de minha mais alta vocação e Ă s suas responsabilidades. Jamais permita que eu a desgrace doando frieza, indelicadeza ou impaciĂȘncia.â âDeveria haver menos conversa; um encontro para pregação nĂŁo Ă© um lugar de encontro. EntĂŁo o que vocĂȘ deseja fazer? Pegue uma vassoura e limpe a casa de alguĂ©m. Isso serĂĄ suficiente.â âNesta vida, nĂŁo podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor.â âPalavras que nĂŁo trazem a luz do Cristo aumentam as trevas.â âNĂŁo nos sintamos satisfeitos apenas dando dinheiro. O dinheiro nĂŁo Ă© suficiente, o dinheiro pode ser obtido, mas elas (as crianças) precisam de seu coração para ama-las. Portanto, espalhe o seu amor por onde quer que vĂĄ.â âPrecisamos encontrar Deus, e nĂŁo podemos fazĂȘ-lo com barulho e desassossego. Deus Ă© amigo do silĂȘncio. Veja como a natureza - ĂĄrvores, flores, grama â crescem no silĂȘncio; veja as estrelas, a lua e o sol, como se movem em silĂȘncio... Precisamos de silĂȘncio para sermos capazes de tocar almas.â
âNo final de nossas vidas nĂŁo seremos julgados pelos muitos diplomas que recebemos, por quanto dinheiro fizemos ou por quantas grandes coisas realizamos. Seremos julgados pelo âEu tive fome e vocĂȘ me deu de comer. Estava nĂș, e vocĂȘ me vestiu. Eu nĂŁo tinha casa e vocĂȘ me abrigouâ.â
âSe desejamos que uma mensagem de amor seja ouvida, ela tem que ser enviada. Para mantermos uma lĂąmpada acesa, temos de colocar o Ăłleo nela.â
âFique perto de Jesus. Ele te ama. Vamos orar. Deus te abençoe. M. Teresa.â
(Colaboração: Tadeu - Curitiba)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php