A LUTA CONTRA AS DROGAS
25/06/2009 -
MANCHETES DA SEMANA
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E TRĂFICO DE DROGA
English:
http://www.un.org/Depts/dhl/drug/index.html
http://www.unodc.org/unodc/en/about-unodc/26-June.html
Apresentado simultaneamente em vĂĄrios paĂses, o RelatĂłrio Mundial sobre Drogas 2009. A divulgação ocorre a propĂłsito do Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o TrĂĄfico IlĂcito de Drogas, comemorado em 26 de Junho.
O estudo Ă© realizado pelo escritĂłrio das NaçÔes Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e reĂșne dados enviados pelos governos de vĂĄrios paĂses com anĂĄlises de tendĂȘncia sobre o mercado de drogas ilegais; incluindo produção, trĂĄfico e consumo, que servem como referĂȘncia para a implementação de polĂticas pĂșblicas no setor.
Este ano de 2009 marca os cem anos desde a primeira conferĂȘncia internacional de controle de drogas, a ComissĂŁo Internacional de Ăpio em Xangai (China), e tambĂ©m uma dĂ©cada da realização da SessĂŁo Especial da AssemblĂ©ia Geral das NaçÔes Unidas sobre drogas.
Dados da Organização das NaçÔes Unidas (ONU) de 2008 mostram que mais de 200 milhĂ”es de pessoas usam drogas ilĂcitas em todo o mundo pelo menos uma vez ao ano. Isso representa 4,8% da população global entre 15 e 64 anos.
No Brasil, a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) lança a campanha "AçÔes Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e ViolĂȘncia".
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/
NaçÔes Unidas - Escritório sobre Drogas e Crime - http://www.unodc.org/brazil/index.html
United Nations Office on Drugss and Crime - http://www.unodc.org/
SEMANA NACIONAL DE PREVENĂĂO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
InstituĂda em 1999, a Semana Nacional de Prevenção ao uso Indevido de Drogas Ă© uma parceria da Secretaria Nacional de PolĂticas sobre Drogas (Senad) com ĂłrgĂŁos da Administração PĂșblica Federal, conselhos estaduais e municipais de polĂticas pĂșblicas sobre drogas e entidades da sociedade civil. Acontece anualmente de 19 a 26 de junho, mobilizando os integrantes do SISNAD (Sistema Nacional de PolĂticas sobre Drogas) nos estados e municĂpios.
A Semana inicia-se na data de criação da Senad, 19 de junho, e encerra-se no dia 26 de junho, considerado o Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o TrĂĄfico IlĂcito de Drogas.
Fonte: http://www.senad.gov.br/
UNODC BRASIL E CONE SUL
O EscritĂłrio das NaçÔes Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglĂȘs) Ă© a agĂȘncia da ONU responsĂĄvel pela prevenção Ă s drogas e pelo enfrentamento ao crime internacional, em seus mais diversos aspectos. A missĂŁo do UNODC Ă© de contribuir para o desenvolvimento socioeconĂŽmico dos paĂses ao promover justiça, segurança, saĂșde e direitos humanos. Estabelecido em 1997, o UNODC tem aproximadamente 500 funcionĂĄrios no mundo todo. A sede do escritĂłrio fica em Viena, na Ăustria, e hĂĄ 21 escritĂłrios em outros paĂses e um escritĂłrio em Nova York, junto Ă sede da Organização das NaçÔes Unidas (ONU). Quase todo o orçamento do escritĂłrio (90%) vem de contribuiçÔes voluntĂĄrias dos paĂses doadores. O mandato do UNODC Ă© prestar cooperação tĂ©cnica aos PaĂses-Membros da ONU para reduzir os problemas na ĂĄrea de saĂșde (como o HIV) e social (como a violĂȘncia) que tĂȘm relação direta ou indireta com drogas ilĂcitas e o crime. O EscritĂłrio busca prevenir e controlar o crime organizado, incluindo corrupção, lavagem de dinheiro, trĂĄfico de pessoas e terrorismo, sempre baseado em açÔes de respeito e garantia dos direitos humanos. Na Declaração do MilĂȘnio, os PaĂses Membros decidiram implementar o compromisso mundial de intensificar a luta contra o crime transnacional - em todas as dimensĂ”es.
Os trĂȘs pilares do trabalho do UNODC sĂŁo:
âą Trabalho de carĂĄter normativo
Cooperar com paĂses na ratificação e prĂĄtica dos tratados multilaterais sobre drogas, crime organizado, aids, terrorismo e corrupção. Isso inclui o aperfeiçoamento da legislação domĂ©stica com eventuais adaptaçÔes Ă s normas internacionais. AlĂ©m disso, o UNODC colabora com agĂȘncias governamentais criadas com base nesses tratados.
âą Pesquisa e anĂĄlise
Aumentar o conhecimento e a compreensĂŁo sobre drogas e crime, que servirĂŁo de base para incrementar polĂticas e tomadas de decisĂŁo operacionais.
⹠Cooperação técnica
Programas e projetos para que os PaĂses Membros da ONU reforcem a capacidade de enfrentar os problemas das drogas, AIDS, crimes e outros temas.
A globalização - o intensificado fluxo de informação, capital e pessoas - acabou criando tambĂ©m um ambiente onde as drogas, o crime e o terrorismo podem avançar facilmente, sem respeitar fronteiras. Com isso, os possĂveis benefĂcios que resultariam do livre comĂ©rcio de bens e serviços sĂŁo ameaçados por açÔes criminosas que pĂ”em em risco a segurança de todos.
Por isso, o UNODC se propÔe a:
Contribuir para que os governos estejam mais equipados para implementar as obrigaçÔes acordadas nos tratados internacionais - especialmente com uma cooperação jurĂdica eficiente. Isso inclui medidas de prevenção e controle das drogas (trĂĄfico, produção e consumo), do trĂĄfico de pessoas e outras formas de crime organizado, como a lavagem de dinheiro, a corrupção e o terrorismo.
Contribuir para que aqueles que elaboram e implementam as polĂticas pĂșblicas tomem decisĂ”es baseadas em estudos - amplo conhecimento e anĂĄlise - das drogas ilĂcitas e do crime organizado.
Contribuir para que a sociedade civil e a opiniĂŁo pĂșblica ampliem o compromisso de enfrentar o problema das drogas e de alertar sobre os riscos Ă saĂșde.
UNODC Brasil e Cone Sul
Escritório das NaçÔes Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
SHIS QI 25 conj. 3 casa 7
70266-230 BrasĂlia, DF, Brasil
Fone: +55 61 3204-7200 / Fax: +55 61 3204-7222
E-mail: unodc.brasil@unodc.org
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php