CRIATIVIDADE NO MARKETING
19/11/2011 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (BENETTON: BEIJOS PUBLICITĂRIOS)
English:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2062423/Benetton-Unhate-advert-Pope-kissing-imam-withdrawn-Vatican-calls-disrespectful.html
http://www.huffingtonpost.co.uk/2011/11/16/benetton-pulls-pope-kiss-advert_n_1098555.html
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http://www.huffingtonpost.co.uk/2011/11/16/benetton-pulls-pope-kiss-advert_n_1098555.html#s477309&title=Obama_and_Chavez
UNHATE - http://unhate.benetton.com/
Outdoors: Campanha publicitĂĄria causa polĂȘmica ao mostrar lĂderes mundiais aos beijos em fotomontagem. Benetton decide retirar foto do papa beijando imĂŁ do Cairo. Vaticano considerou imagem uma falta de respeito grave ao pontĂfice.
O grupo italiano Benetton anunciou ontem a decisão de retirar de circulação uma campanha publicitåria mostrando o papa beijando na boca um imã, no Cairo (Egito), dizendo-se "desolado com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis".
"Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo sobre as fotomontagens que mostram, também, a troca de beijos calorosos entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel e entre Mahmud Abbas e Benjamin Netanyahu.
A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("nĂŁo Ăłdio"), foi apresentada, oficialmente, no inĂcio da tarde de ontem, por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.
Entre os lĂderes retratados estĂŁo o presidente americano, Barack Obama, que aparece beijando o lĂder chinĂȘs, Hu Jintao. Em outra fotomontagem, Obama Ă© visto dando um beijo no presidente da Venezuela, Hugo ChĂĄvez.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) tambĂ©m aparece beijando o premiĂȘ israelense, Binyamin Netanyahu. A chanceler alemĂŁ, Angela Merkel, Ă© retratada beijando o presidente francĂȘs, Nicolas Sarkozy, em outra imagem. Segundo a Bennetton, nĂŁo estĂĄ prevista a veiculação da campanha no Brasil.
As relaçÔes entre o Papa e o imĂŁ de Al-Azhar sĂŁo difĂceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade Ă s vĂtimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1Âș de janeiro passado.
Vaticano. O Vaticano reagiu mal Ă campanha e considerou a publicidade "uma falta de respeito grave ao papa", considerou. Em comunicado, o porta-voz da Santa SĂ©, padre Federico Lombardi, anunciou "diligĂȘncias ante as autoridades para garantir (...) o respeito Ă figura do pontĂfice".
Segundo ele, o Vaticano protesta "contra a utilização inaceitåvel da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitåria com finalidades comerciais".
"Trata-se de uma falta de respeito, assim como ofensa aos sentimentos dos fiéis, e uma demonstração evidente da maneira pela qual se pode violar, na publicidade, as regras elementares da consideração a pessoas para atrair a atenção através de uma provocação", acrescentou o Vaticano.
Provocadoras
Fotos: O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas, a de uma irmã de caridade sedutora beijando um jovem padre de batina preta.
Fonte: O Tempo - 17/11/11.
Mais detalhes:
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UNHATE - http://unhate.benetton.com/
PROFESSOR TOM COELHO
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O Peso do QI na Recolocação Profissional
*por Tom Coelho
âVocĂȘ Ă© quem vocĂȘ conhece, nĂŁo o que vocĂȘ faz.â
(Azalba)
JĂĄ engordei as estatĂsticas do desemprego hĂĄ alguns anos. Eram tempos em que atuava como executivo, ocasiĂŁo na qual conheci o trabalho das empresas de recolocação profissional, o chamado outplacement.
Foi quando aprendi a preencher adequadamente um currĂculo, alĂ©m de ser orientado sobre como me portar em entrevistas. TambĂ©m passei horas analisando companhias diversas, escolhendo aquelas nas quais gostaria de trabalhar para, ato contĂnuo, enviar-lhes meu precioso portfĂłlio, agora maquiado e vitaminado, na expectativa de ser convocado.
Ledo engano. JĂĄ naqueles tempos, inĂcio dos anos noventa, os processos de recrutamento estavam mudando. CurrĂculos aleatoriamente enviados pelo correio ou preenchidos pela internet podem se configurar em pura perda de tempo. Tornam-se lixo, fĂsico ou eletrĂŽnico, antes mesmo que alguĂ©m leia o nome do remetente.
Pesquisa recente realizada pelo Grupo Catho junto a 17.801 profissionais indicou que 56% dos cargos operacionais e 43% dos cargos de gerĂȘncia foram preenchidos com base no QI do candidato. Mas nĂŁo estamos falando do famigerado âquociente de inteligĂȘnciaâ e sim do âquem indicouâ. Networking, relacionamento, estas sĂŁo as palavras de ordem. E hĂĄ atĂ© quem opte por mudar de emprego graças Ă confiança depositada em quem lhe fez a indicação. Estes fatos levam-nos a algumas reflexĂ”es.
Sempre recebo mensagens de leitores comentando sobre sua insatisfação com a empresa em que trabalham. As queixas vĂŁo da falta de reconhecimento e ausĂȘncia de desafios Ă baixa remuneração e inexistĂȘncia de plano de carreira, passando inexoravelmente por problemas de relacionamento interpessoal, seja junto Ă direção, seja com os prĂłprios colegas.
Estes profissionais vislumbram como Ășnica solução pedir demissĂŁo e buscar novos horizontes, como se o ambiente fosse a origem de todos os males, acreditando que em outra corporação os mesmos dissabores nĂŁo acontecerĂŁo. Pior, hĂĄ aqueles que optam pelo desligamento sumĂĄrio da companhia, passando por uma semana de regozijo atĂ© caĂrem em si, e na realidade, de que nos assuntos relacionados ao dinheiro, como diria Victor Hugo, Ă© preciso ser prĂĄtico.
Diante dos fatos, alguns cuidados devem ser tomados para que uma proposta pretensamente interessante nĂŁo se apresente como uma armadilha:
1. Cheque a oportunidade de trabalho. Verifique se a mesma é concreta e, mais ainda, permanente. Pode tratar-se de uma posição temporåria e que não lhe garantirå estabilidade.
2. Pesquise a empresa. A internet Ă© fonte inesgotĂĄvel de informaçÔes. Acesse o site da empresa e, depois, os buscadores, para obter mais informaçÔes sobre o perfil da companhia e sua posição relativa no mercado. DĂȘ especial atenção aos valores declarados pela organização a fim de observar se estĂŁo alinhados com seus valores pessoais.
3. Dissocie relaçÔes afetivas e profissionais. Se a indicação dada foi positiva, Ăłtimo. E fim da histĂłria! NĂŁo convĂ©m associar o nome da pessoa que recomendou vocĂȘ ou lhe sugeriu a vaga durante o processo seletivo ou mesmo apĂłs o tĂ©rmino deste. Seja grato, mas seja independente.
4. Prefira o pouco certo ao muito duvidoso. A menos que vocĂȘ disponha de uma boa herança ou alguĂ©m que lhe sustente, abdicar de uma remuneração trar-lhe-ĂĄ mais preocupação, angĂșstia e ansiedade. Peça demissĂŁo somente apĂłs ter firmado sua recolocação.
5. Caia fora na hora certa. Isso nĂŁo Ă© um jogo de pĂŽquer, mas Ă© um jogo. Se a proposta de trabalho nĂŁo corresponder Ă s promessas feitas ou nĂŁo atender aos seus anseios, prepare sua saĂda o quanto antes evitando prolongar sua insatisfação.
Recorde-se sempre da importĂąncia do networking. Na Era da Integração, num mundo sem fronteiras e regido pela conectividade, nĂŁo sĂŁo dados ou informaçÔes, mĂĄquinas e tecnologia, que fazem a diferença. SĂŁo pessoas. E mais do que isso, relacionamentos. VocĂȘ possivelmente namora, casou-se ou vai se unir a alguĂ©m que conheceu em seus cĂrculos de amizade. Possivelmente começou a fumar por influĂȘncia de um colega. Torce pelo mesmo time que um de seus pais. FreqĂŒenta academias ou clubes por indicação de alguĂ©m. Comparece Ă igreja a convite de um de seus pares. Analogamente, trabalha numa empresa ou mudarĂĄ de emprego por recomendação de um conhecido.
Por isso, cultive o hĂĄbito de conversar com estranhos, pessoas que lhe avizinham num saguĂŁo de aeroporto ou numa simples fila no cinema ou no banco. FreqĂŒente outros ambientes, seja um restaurante, um bar ou um museu, e converse com quem lhe rodeia. E lembre-se sempre de portar cartĂ”es de visita. Destas relaçÔes fortuitas, pode surgir um novo curso em sua vida.
13/01/2006 - Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br.
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/
Plano de SUCESSĂO. Sua empresa tem que fazer um!
Por Adm. Marizete Furbino
âManter em segredo a escolha de meu sucessor era o lado fĂĄcil. Mas tambĂ©m era a Ășnica parte fĂĄcil em tudo aquilo. Esse processo seletivo foi nĂŁo sĂł a decisĂŁo mais importante de minha carreira, como tambĂ©m a opção mais difĂcil e mais dolorosa de toda a minha vida. Fiquei quase maluco e passei muitas noites insone. Ao longo de pelo menos um ano, era a primeira coisa em que pensava ao acordar e o Ășltimo pensamento que ocupava minha mente atĂ© pegar no sono."(Jack Welch- trecho do livro Jack Definitivo)
Para que a empresa continue a ser bem sucedida no mercado, é preciso pensar e repensar sobre a sucessão da diretoria e, também, dos demais cargos. Deste modo, é fator primordial pensar em seleção, recrutamento, capacitação e desenvolvimento do bem mais valioso que poderå existir em uma empresa: as pessoas.
Entretanto, no cotidiano, antes de pensar em um sucessor, Ă© necessĂĄrio que a empresa utilize uma valiosa ferramenta de gestĂŁo denominada âAnĂĄlise de SWOT -Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threatsâ, verificando os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças, observando o ambiente interno e externo da empresa. Esta anĂĄlise se faz necessĂĄria para que a empresa faça seu diagnĂłstico estratĂ©gico, verifique e tome conhecimento de como se encontra a sua posição estratĂ©gica atual e o que fazer em prol da melhoria.
Interessante atentar que, a partir desta anĂĄlise, Ă© preciso começar a fazer o planejamento estratĂ©gico, neste momento, saber a razĂŁo da existĂȘncia da empresa Ă© de fundamental importĂąncia. Ă preciso começar a planejar, traçar planos para saber o que se deve fazer para caminhar e qual o caminho a trilhar para conseguir alcançar o alvo e obter sucesso.
Oportuno salientar que, apĂłs este estudo, Ă© preciso, inicialmente, definir as competĂȘncias e habilidades que sĂŁo necessĂĄrias para o exercĂcio do cargo; logo em seguida, torna-se de fundamental importĂąncia verificar e analisar o banco de potenciais talentos existentes dentro da prĂłpria empresa, estudando-os e correlacionando-os com os devidos cargos, gerando assim, uma lista de possĂveis candidatos qualificados Ă sucessĂŁo; isto em muito contribuirĂĄ para se alcançar os objetivos propostos.
Relembre-se que Ă© preciso que seja verificado, alĂ©m do currĂculo, o histĂłrico de desempenho do colaborador, sendo tambĂ©m de grande valia fazer a avaliação 360 graus, auto-avaliação e entrevistas para verificar habilidades, comportamento, atitude, conhecimento conceitual, tĂ©cnico e gerencial, observando sempre resultados e requisitos essenciais ao novo cargo.
Ressalte-se que, se após realizados todos os estudos e anålises, chegar-se à conclusão de que não existe a menor possibilidade de aproveitar qualquer recurso humano da própria empresa, deve-se fazer processo de seleção e recrutamento. Triste dizer, mas isto pode acontecer! Importante salientar que é de suma importùncia proporcionar capacitação ao candidato que irå ocupar o novo cargo.
NĂŁo se pode olvidar que nesta fase de transição Ă© preciso valorizar as âpratas da casaâ e todo processo deve ser feito com muito cuidado e tempo, pois o escolhido deve ser um verdadeiro elo entre os vĂĄrios departamentos da empresa.
Vale dizer que o plano de sucessĂŁo substitui, na verdade, julgamentos subjetivos e/ou uma escolha baseada no âachismoâ, ainda usado por muitas empresas no momento de uma substituição, e pior, correndo sĂ©rio risco de errar, de deixar seqĂŒelas e provocar uma fatalidade organizacional; assim, todo o processo deve ser realizado de maneira sĂ©ria e transparente, devendo contemplar todas as ĂĄreas da empresa, tendo o cuidado de pontuar as respectivas atribuiçÔes, exigĂȘncias, competĂȘncias e experiĂȘncia profissional inerentes a cada cargo, fazendo deste processo uma ferramenta valiosa para que a empresa nĂŁo somente faça a substituição, mas promova a sua ascensĂŁo atravĂ©s de uma forte vantagem competitiva, o que permitirĂĄ que a empresa faça o seu diferencial no mercado.
Em razĂŁo disso, podemos dizer que a maior vantagem de um plano de sucessĂŁo bem elaborado Ă© a redução de riscos. E isso deve ser feito com bastante cautela, conhecimento, tempo, observando-se todas as exigĂȘncias do processo, o que contribui bastante para que o novo lĂder assuma o cargo sem passar por constrangimentos futuros.
Ante o exposto, importante salientar que todo o processo deve ocupar certa prioridade dentro da empresa e deve ser feito com profissionalismo, sinceridade, seriedade, imparcialidade, Ă©tica, transparĂȘncia e verdade; caso contrĂĄrio, quem sairĂĄ prejudicada serĂĄ a prĂłpria empresa.
Afirma-se, nessa linha de pensamento, que Ă© importante tambĂ©m o convĂvio durante um perĂodo de tempo da nova chefia com o chefe atual, com o intuito de nĂŁo somente acompanhar a atividade gerencial, mas de adquirir novos conhecimentos, experiĂȘncia e dar continuidade Ă polĂtica organizacional atual, de forma a atender as reais expectativas da empresa.
Note-se, outrossim, que Ă© importante dar ciĂȘncia ao novo executivo nĂŁo somente do que a empresa espera dele, os anseios e reais expectativas em relação ao exercĂcio de sua função, como tambĂ©m, Ă© importante que fique claro seu ĂŽnus e demais bonificaçÔes inerentes ao cargo.
Ademais, é preciso fazer um trabalho de sensibilização dentro da empresa envolvendo todos os colaboradores, desde o porteiro até a diretoria, almejando o apoio à nova direção.
Aduz-se que normalmente o plano de sucessĂŁo constitui-se nĂŁo somente em oportunidade de desenvolvimento e crescimento, mas tambĂ©m em um grande desafio e um fator preocupante para toda a empresa; pois Ă© um processo pelo qual nĂŁo somente se farĂĄ uma mera substituição, devendo-se considerar, ademais, que ele implica na arte de gerenciar. Implica ainda em saber quem irĂĄ continuar a remar o barco e como irĂĄ remĂĄ-lo, quais estratĂ©gias serĂŁo adotadas para continuar a garantir o ĂȘxito organizacional, bem como o sucesso e a permanĂȘncia da empresa no mercado.
Em vista de todo o exposto Ă© decisivo que se tenha em mente que tudo precisa ser pensado e planejado de maneira sĂ©ria, responsĂĄvel, pois trata-se de um processo e nĂŁo de um mero evento; sendo assim, pode-se dizer que Ă© uma prĂĄtica adotada dentro das empresas inteligentes, que vislumbram nĂŁo somente sobrevivĂȘncia, mas sustentabilidade e permanĂȘncia no mercado.
No mesmo sentido, Ă© essencial que a empresa valorize, envolva, e some forças com o Departamento de RH desde o inĂcio de todo o processo atĂ© a sua total implementação; assim, obterĂĄ maior chance para que todo o processo ocorra na mais perfeita ordem e seja um verdadeiro sucesso.
Apesar de termos ciĂȘncia de que a elaboração de um plano de sucessĂŁo, a escolha e a preparação de um sucessor Ă© fator decisivo para o sucesso, ainda existem empresas que nĂŁo se dĂŁo conta disso; logo, nĂŁo se preocupam em pensar e nem em elaborar tal plano, o que representa um grave problema e uma ameaça Ă prĂłpria empresa.
Diante desse quadro, Ă© de suma importĂąncia salientar que, se a empresa nĂŁo fizer o plano de sucessĂŁo, poderĂĄ ficar comprometida no que tange Ă s suas açÔes, o que constitui nĂŁo somente em um entrave e risco, mas em uma perigosa ameaça, o que poderĂĄ excluĂ-la do mercado em um menor tempo e com maior facilidade.
22/12/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa, Coach, Professora, Articulista, Colunista , Escritora e Palestrante.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
PROFESSOR X
ORGULHO DE SER PROFESSOR
Acesse o site e os perfis nas redes sociais, divulgue essa ideia e participe da campanha.
Em um ano, mais de 17 mil professores enviaram suas fotos mostrando que tĂȘm orgulho de ser professor.
O site: http://twitter.com/#%21/search?q=%23orgulhodeserprofessor.
Fonte: Aventuras na História - Edição 100.
Mais detalhes:
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/participe-campanha-642653.shtml
PROFESSORA PASQUALINA
MENUS HISTĂRICOS
Um site-arquivo gigante Ă© organizado pela Biblioteca de Nova York com a ajuda de internautas de todo o mundo.
O objetivo? Reunir menus históricos de hotéis, restaurantes, navios. A lista de pratos jå ultrapassou os 600 mil, em mais de 10 mil cardåpios. Visite pelo endereço http://menus.nypl.org/.
Painel das Letras - Josélia Aguiar - Fonte: Folha de S.Paulo - 19/11/11.
GRIFEI NUM LIVRO
A sacada do Grifei num Livro (http://grifeinumlivro.tumblr.com) Ă© simples e genial. Sabe quando aquela frase de seu escritor preferido te arrebata, vira quase um lema de vida? Ou quando o que estĂĄ escrito faz muito sentido naquele momento? Pois o autor do tumblr coleciona essas passagens. Marca o que gosta enquanto devora as pĂĄginas, fotografa e posta na internet.
A brincadeira foi ficando mais divertida quando virou colaborativa. Os seguidores podem mandar seus próprios grifos e sugestÔes para o e-mail grifeinumlivro@gmail.com. O tumblr também mantém os leitores por dentro das atualizaçÔes em seu perfil no Twitter. Para dar RTs, vai lå: @grifeinumlivro.
Rede de Papel.com - Fonte: O Tempo - 15/11/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php