CRIATIVIDADE NO MARKETING
19/05/2011 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (ADS OF THE WORLD)
English:
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Confira: http://adsoftheworld.com/.
Fonte: Monet - NĂșmero 98.
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
O bullying sempre existiu
* por Tom Coelho
O bullying sempre existiu. Anos atrĂĄs as vĂtimas eram chamadas de CDFs, nerds ou puxa-sacos. Eram jovens que se sentavam nas primeiras fileiras de carteiras na sala de aula, prestavam atenção no professor e na matĂ©ria lecionada, inquiriam e respondiam perguntas, faziam o dever de casa e, consequentemente, tiravam boas notas. O contraponto era a "turma do fundĂŁo", formada por rebeldes e descolados.
Os atos de bullying eram bem conhecidos. Desde o "corredor polonĂȘs", onde vĂĄrios estudantes se enfileiravam para escorraçar o alvo com alguns petelecos, tapas e breves pontapĂ©s, a chamada "geral", atĂ© o famigerado "te pego lĂĄ fora". A opressĂŁo era mais fĂsica do que psicolĂłgica, pois o constrangido tinha em sua defesa o fato de ser, normalmente, melhor aluno que seus agressores.
Claro que tambĂ©m tĂnhamos o assĂ©dio ao gordo, ao feio e ao varapau. Mas a questĂŁo Ă© que estas açÔes eram contidas em si mesmas. As escolas mantinham "bedĂ©is" para colocar ordem na casa e coibir atos de violĂȘncia, sem falar que ir "parar na diretoria" era temido pela maioria dos alunos.
Contudo, se o bullying ocorresse, ao chegar em casa a vĂtima ainda iria ter com seus pais. Alguns poderiam dizer: "NĂŁo reaja, pois nĂŁo Ă© de sua natureza", no melhor estilo "ofereça a outra face". JĂĄ outros argumentariam: "Se apanhar de novo lĂĄ fora e nĂŁo reagir, vai levar outra surra quando chegar em casa".
Mas isso tudo sĂŁo histĂłrias de 30 ou mais anos atrĂĄs, tempos em que a educação era partilhada pela igreja, a famĂlia e a escola. A igreja catĂłlica se viu alvejada, no Brasil, pelo avanço dos evangĂ©licos e outras religiĂ”es, de modo que passou a se preocupar mais com seu negĂłcio do que com seus clientes. A famĂlia abandonou o modelo patriarcal, migrando para o nuclear. Agora a mulher trabalha fora, acumulando a chamada dupla-jornada, ou seja, cuidar de seu emprego e dos afazeres domĂ©sticos, sobrando menos tempo para dar atenção aos filhos. Esta nova rotina profissional levou Ă desagregação familiar. Assim, a educação foi entregue Ă tutela quase exclusiva da escola que, por sua vez, tambĂ©m se tornou um grande negĂłcio.
Neste quadro, coloque como tempero os conflitos de valores, a influĂȘncia da mĂdia e os novos paradigmas sociais. Agora temos alunos que nĂŁo respeitam professores, colegas e atĂ© os pais, pois tĂȘm grande dificuldade de lidar com o conceito de hierarquia. O apelo ao consumo transformou pĂĄtios em passarelas, por onde desfilam roupas e celulares. Os pĂ©ssimos hĂĄbitos alimentares promoveram o crescimento da obesidade contrastando com a ditadura da beleza. E a cereja do bolo: a comunicação pelas redes sociais que levam as vĂtimas Ă exposição instantĂąnea e em larga escala.
A solução para amenizar o bullying nĂŁo passa por mais regras, coerção e punição. Passa pelo resgate dos valores e a conscientização sobre o que Ă© certo e o que Ă© errado, tarefa esta da igreja, da famĂlia, da escola e tambĂ©m da sociedade.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de "Sete Vidas - LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissional", pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
PROFESSOR X
A VIDA Ă DERIVA
Todo dia, o noticiĂĄrio policial registra um grande nĂșmero de ocorrĂȘncias criminosas envolvendo jovens. O seu nĂșmero Ă© crescente. Elas sĂŁo tambĂ©m cada vez mais graves. E tambĂ©m surpreendentes, pela ousadia, temeridade e irresponsabilidade desses jovens.
Em menos de dez dias, a PolĂcia Federal fez trĂȘs apreensĂ”es de drogas em Confins, totalizando 80 mil comprimidos de ecstasy. A droga foi apreendida com jovens que vinham do exterior; traziam-na mediante encomenda ou pretendiam distribuĂ-la aqui.
Na semana passada, depois de uma denĂșncia anĂŽnima, a polĂcia apreendeu, com uma garota de 13 anos, uma arma de uso exclusivo do ExĂ©rcito. A abordagem foi feita dentro da sala de aula da escola onde a menina estuda, no bairro Palmares, regiĂŁo Nordeste.
Também na mesma semana, um rapaz de 17 anos foi apreendido com 32 bananas de dinamite. O explosivo estava guardado na própria casa do adolescente. Horas depois, mais dinamites foram localizadas na casa de um vizinho de 22 anos.
Esses jovens deveriam estar estudando, preparando-se para seguir uma carreira para a qual estivessem vocacionados. Na pior hipĂłtese, poderiam estar trabalhando, atendendo a uma necessidade econĂŽmica sua ou de suas famĂlias, como ocorre com outros jovens.
No entanto, estĂŁo Ă deriva na vida por falta de orientação da famĂlia, da escola ou do trabalho. Estes, muitas vezes, nĂŁo tĂȘm condiçÔes de oferecer uma ajuda, que pode ser vital. O limite entre salvação e perdição Ă© quase nenhum.
O mal acomete sobretudo jovens pobres. Mas a incidĂȘncia Ă© crescente entre jovens de classe mĂ©dia. AtĂ© hĂĄ pouco imunes, as mulheres tambĂ©m começam a delinquir. Todos se deixam seduzir pelo mercado de consumo e por causa dele se perdem.
Estado e sociedade tĂȘm se esforçado para ajudar os jovens. Agem em vĂĄrias frentes. Onde sĂŁo melhor sucedidos Ă© na cultura. A oferta Ă© abundante na cidade. O desafio Ă© despertar neles o prazer de criar. A cultura transforma e salva.
Editorial - Fonte: O Tempo - 16/05/11.
PROFESSORA PASQUALINA
PORTUGUĂS LEVA CAMĂES
O poeta e romancista portuguĂȘs Manuel AntĂłnio Pina foi anunciado ontem como vencedor da 23ÂȘ edição do PrĂȘmio CamĂ”es, o mais importante da lĂngua portuguesa. Apontado por uma comissĂŁo julgadora, o autor receberĂĄ da Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao MinistĂ©rio da Cultura, e pelo Instituto CamĂ”es, de Portugal, o valor de 100 mil Euros - o equivalente a R$ 230 mil.
Com cerca de 40 livros publicados para diversas lĂnguas, Pina tem sua obra constituĂda principalmente por poesia e literatura infantojuvenil, alĂ©m de peças de teatro e crĂŽnicas.
Lupa - Fonte: O Tempo - 13/05/11.
O PrĂȘmio -
http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/premios/Paginas/PremioDetalhe.aspx?PremioId=61
Instituto CamÔes -
http://www.instituto-camoes.pt/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php