LĂNGUA PORTUGUESA X LĂNGUA FINANCEIRA
06/03/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSORA PASQUALINA
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS
O domĂnio da lĂngua inglesa deixou de ser um diferencial. Ă fundamental para o exercĂcio de qualquer atividade profissional. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. JĂĄ foi formada a primeira turma.
Aos interessados: Enviem mensagens para o Faculdade Mental através do Fale Conosco de nosso site ou entrem em contato - 33889365.
Mais uma semana... estamos aqui novamente e continuaremos com o nosso texto âPrevençãoâ.
Quanto Ă pontuação, as correçÔes devem ser feitas nos seguintes trechos: â...transmissĂveis, alĂ©m de...â e â...governo, a fim de...â oraçÔes subordinadas; â...mas, em especial, as...â adjunto adverbial deslocado.
Algumas alteraçÔes devem ser feitas, a fim de melhor esclarecer ao leitor a idĂ©ia a ser transmitida como acrescentar a palavra anticoncepcional em â...Ă© um mĂ©todo anticoncepcional...â no terceiro parĂĄgrafo; o trecho a seguir no Ășltimo parĂĄgrafo: â...dia seguinte dos perigos que ela representa para a sua saĂșde e das demais questĂ”es envolvidas na opção por esse meio de evitar a gravidez precoce.â
Deve-se suprimir o se de â...a necessidade de tomar-se...â o verbo nĂŁo Ă© pronominal; â...governo afim de...â trata-se da conjunção, portanto o correto Ă© â...governo, a fim de...â.
Outros comentårios serão feitos na próxima edição, pois gostaria de transcrever às leitoras uma mensagem referente ao dia 8 de março, dia Internacional da Mulher.
Meu nome Ă© Mulher!
No princĂpio eu era a Eva
Nascida para a felicidade de AdĂŁo
E meu paraĂso tornou-se trevas
Porque ousei libertação.
Mais tarde fui Maria. Meu pecado redimiria
Dando à luz aquele que traria a salvação
Mas isso nĂŁo bastaria para eu encontrar perdĂŁo.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade para a sociedade
NĂŁo tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi: NĂŁo dĂĄ mais!
Quero minha dignidade. Tenho meus ideais!
Hoje nĂŁo sou sĂł esposa ou filha
Sou pai, mĂŁe, arrimo de famĂlia
Sou caminhoneira, taxista, piloto de aviĂŁo
Professora, Educadora do Coração!
Ao mundo peço licença para atuar onde quiser
Meu sobrenome Ă© CompetĂȘncia
O meu nome Ă© Mulher!!!
Parabéns pelo seu dia!
Professora Pasqualina
PROFESSOR X
AlĂŽ pessoal,
O pessoal de finanças estĂĄ bem ambientado, mas quem nĂŁo Ă© do ramo, pode ficar meio perdido com os Ășltimos noticiĂĄrios sobre a instabilidade financeira, Bolsas de Valores em baixa, etc. Por isso, vamos explorar alguns termos muito usados para maior entendimento de nossos colaboradores.
"Golden Share": Ă uma parcela do capital de uma empresa, no perĂodo de alienação do controle, que fica em poder do antigo controlador. No caso de privatização, refere-se Ă quantidade de açÔes que permanece em poder do governo e que faz com que seja possĂvel participar da votação de matĂ©rias de interesse estratĂ©gico.
"PregĂŁo": O pregĂŁo Ă© uma variação dos leilĂ”es. Nos pregĂ”es das Bolsas de Valores, sĂŁo negociadas açÔes e outros ativos. Esse negĂłcios podem ser feitos verbalmente ou por sistemas eletrĂŽnicos. HĂĄ tambĂ©m os pregĂ”es realizados para aquisição de bens e serviços, que sĂŁo feitos pelo setor pĂșblico.
"Juros Reiais": Os juros reais sĂŁo calculados considerando uma taxa de juros e descontando dela a variação de um Ăndice de inflação. Normalmente, esses juros sĂŁo projetados levando-se em consideração taxa bĂĄsica da economia, a Selic, e a alta dos preços acumulada em determinado perĂodo.
"Contrato Futuro": Um contrato futuro é uma operação, feita entre dois investidores, para compra e venda de um ativo em uma data futura com um preço predeterminado. Esses contratos são negociados na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) e podem envolver moedas, ativos agropecuårios e financeiros.
"Copom": O Copom Ă© o ComitĂȘ de PolĂtica MonetĂĄria do Banco Central. Formado pelos diretores e o presidente da autoridade monetĂĄria, o Copom define a taxa bĂĄsica de juros da economia, conhecida como Selic, em suas reuniĂ”es periĂłdicas. Neste ano, serĂĄ realizada um total de oito dessas reuniĂ”es.
"DebĂȘntures": As debĂȘntures sĂŁo tĂtulos de dĂvida que empresas lançam para conseguir captar recursos no mercado. Esses tĂtulos costumam pagar uma taxa de juros aos investidores que os adquirem. Quando a economia estĂĄ mais aquecida, aumenta a probabilidade desses papĂ©is serem lançados.
"Banco de Desenvolvimento": Instituição financeira pĂșblica, o banco de desenvolvimento tem a função de ofertar, especialmente ao setor privado produtivo, financiamentos de longo prazo. AlĂ©m disso, busca desenvolver projetos que ajudem a promover o desenvolvimento econĂŽmico e social dos Estados onde tenham sede.
"Corretora de Valores": à por meio das corretoras de valores que os investidores compram e vendem açÔes na Bolsa. Instituição que atua no mercado de capitais, a corretora tem vårias funçÔes, como administrar carteiras e fundos de investimento, realizar lançamento de açÔes na Bolsa e fechar grandes operaçÔes de cùmbio.
"Spread": De um modo geral, "spread" é a diferença entre os preços de compra e venda de um ativo. O "spread" bancårio se refere à diferença entre a taxa paga para captar recursos dos poupadores e a cobrada na concessão de empréstimos. O risco de cada operação faz com que o tamanho do "spread" varie.
"Mercado Ă Vista": Na Bolsa, o mercado Ă vista se refere Ă s operaçÔes em que os pagamentos sĂŁo feitos em atĂ© trĂȘs dias. Nesse perĂodo, a corretora recebe os tĂtulos ou açÔes que comprou e os repasses a seus clientes. Assim, oficializam a liquidação fĂsica da operação. HĂĄ tambĂ©m na Bolsa os mercados a termo e de opçÔes.
Fonte: Caderno "dinheiro" da Folha de S.Paulo.
Bem, espero que esse pequeno glossĂĄrio financeiro, possa ter colaborado com vocĂȘs para um melhor entendimento das discussĂ”es atuais. Caso tenham alguma dĂșvida ou necessitem de alguma outra informação, entrem em contato.
Até semana que vem,
Abraços
Professor X