O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
02/06/2011 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA FLUVIAL (BANGLADESH)
English:
http://ngm.nationalgeographic.com/2011/05/bangladesh/belt-text/1
See more photos:
http://ngm.nationalgeographic.com/2011/05/bangladesh/bendiksen-photography
TĂĄxis fluviais, os chamados kheya nouka, seguem pelo rio Buriganga atĂ© Sadar Ghat, principal terminal de barcos de Daca. Situada em terras baixas, a capital bengalesa Ă© uma das cidades mais ameaçadas pela elevação no nĂvel do mar.
Leia reportagem completa:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-134/povo-bangladesh-625716.shtml.
Don Belt - Fonte: National Geographic - Edição 134.
Veja mais fotos:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-134/fotos/povo-bangladesh-625840.shtml?foto=0p
PĂS-GRADUAĂĂO - ENGENHARIA DE SOFTWARE
A Softex e a Fumsoft, em parceria com a PUC Minas, lançaram o primeiro curso de pĂłs-graduação em engenharia e qualidade de software baseado nas prĂĄticas do modelo Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR), certificação nacional. O inĂcio serĂĄ em 12 de setembro, com duração de um ano. As inscriçÔes estĂŁo abertas em www.pucminas.br.
Fonte: O Tempo - 31/05/11.
ESTĂGIOS - INDĂSTRIA RECRUTA 70 ALUNOS EM 5 ESTADOS
A Braskem, produtora de resinas termoplåsticas, seleciona candidatos para programa de estågio. Podem concorrer estudantes de diversos cursos de graduação com previsão de conclusão entre julho de 2012 e julho de 2013. São oferecidas 70 vagas em cinco Estados: Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As inscriçÔes vão até 19 de junho e devem ser feitas em www.serestagiario.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/05/11.
TRAINEES - GRUPO BUSCA GRADUADOS EM DIVERSAS ĂREAS
O Grupo Cambuci, responsĂĄvel pelas marcas Penalty e Stadium, recruta profissionais formados a partir de julho de 2010 ou com graduação prevista atĂ© dezembro de 2011 para programa de trainee. Candidatos devem ter fluĂȘncia em inglĂȘs e/ ou espanhol e disponibilidade para atuar no Brasil, na Argentina, no Chile ou no Paraguai.
A duração é de 12 a 24 meses. InscriçÔes até 23/9 em www.penalty.com.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/05/11.
GOOGLE ABRE INSCRIĂĂES PARA ESTĂGIO NO BRAISL
O Google recebe até 8 de junho inscriçÔes para seu programa de estågio. São 24 vagas para universitårios das åreas de marketing, finanças, recursos humanos e setores técnicos, para trabalhar em São Paulo . As inscriçÔes devem ser feitas no site da Cia de Talentos (www.ciadetalentos.com.br/jovens).
Em seu anĂșncio, a empresa diz procurar por jovens que amem inovação, tenham excelente desempenho acadĂȘmico, grande capacidade analĂtica, habilidade em focar resultados e que amem seu trabalho.
Os estudantes devem estar matriculados em uma graduação (curso com duração de quatro ou cinco anos, ou seja, cursos tecnolĂłgicos nĂŁo servem), ter inglĂȘs fluente e data de conclusĂŁo de curso prevista para dezembro de 2011.
O programa tem duração de cinco meses e, segundo a empresa, tem o objetivo de preparar estudantes para assumir posiçÔes iniciais no Google em 2012. Todos os estagiårios serão avaliados como candidatos em potencial a um emprego de tempo integral.
O estĂĄgio inclui salĂĄrio "acima da mĂ©dia de mercado" (mas o valor nĂŁo Ă© divulgado), seguros de saĂșde e vida, auxĂlio-transporte e alimentação de graça. Isso sem falar nas vantagens menos tradicionais do Google, como massagem, jogos e happy hour semanal.
O processo seletivo inclui uma entrevista por vĂdeo, uma prova oral de inglĂȘs e, no fim, entrevista cara a cara. O formulĂĄrio de inscrição deve ser preenchido em inglĂȘs.
Fonte: O Tempo - 31/05/11.
PRĂMIO BELMIRO SIQUEIRA DE ADMINISTRAĂĂO 2011
Quem pensa no futuro merece nosso reconhecimento.
Estudante de Bacharelado em Administração, participe da maior premiação brasileira na ĂĄrea e faça histĂłria no PrĂȘmio.
O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração premia estudantes que escreverem os melhores artigos acadĂȘmicos na ĂĄrea de Administração. Os artigos terĂŁo que abordar o tema "A Administração e as Micro e Pequenas Empresas".
Dezenas de estudantes jĂĄ participaram do PrĂȘmio Belmiro Siqueira.
Faça parte deste grupo e ainda concorra a R$ 8.000,00 em prĂȘmios!
InscriçÔes nos CRAs até o dia 31/08/2011. Julgamento pela CFA até o dia 15/12/2011.
Mais informaçÔes acesse: www.belmirosiqueira.org.br / www.youtube.com/cfaadm / e-mail formacao@cfa.org.br.
Fonte: Revista Brasileira de Administração - NĂșmero 81.
CARREIRA - UM NOME QUE VALE MEIO MILHĂO
Adotar o sobrenome do marido ao casar pode custar o equivalente a 500.000 dĂłlares Ă s mulheres ao longo de 35 anos de carreira profissional. A Universidade de Tilburg, na Holanda, estudo a carreira de 2.464 mulheres holandesas e concluiu que aquelas que mudam o sobrenome recebem, em mĂ©dia, 15% menos do que as que ficam apenas com o nome de solteira depois de casadas. Os pesquisadores holandeses atribuĂram a diferença a estereĂłtipos. Segundo eles, as profissionais que trocam de nome costumam ser vistas como mulheres mais preocupadas com a famĂlia do que com a carreira, o que faria com que elas ficassem em segundo plano nas empresas.
Fonte: Exame - Edição 993.
Universidade de Tilburg - http://www.tilburguniversity.edu/
SOBRE DESISTĂNCIA EM BOAS UNIVERSIDADES
A Folha noticiou em 10 de março que 25% dos convocados em 1ÂȘ chamada na USP em 2011 nĂŁo se matricularam, e buscou razĂ”es para tal. O jornal considerou esse dado tĂŁo fora do comum que mereceu a principal manchete da Primeira PĂĄgina.
Em resposta, a Fuvest, organizadora do vestibular da USP, mostrou que uma parte dos desistentes nĂŁo poderia se matricular por nĂŁo ter concluĂdo o ensino mĂ©dio. Efetuadas essas correçÔes, os 25% se tornam 16%. Por que uma fração dos alunos desiste de cursar a USP? Que fração seria "grande demais"?
Algumas comparaçÔes auxiliam o entendimento da questão.
Tome-se o exemplo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, situada em polo urbano e bem qualificada, tem semelhanças com a USP. Em 2010, 28% dos aprovados no vestibular não atenderam à primeira chamada.
Para as universidades federais que participaram do Sistema Unificado do MEC em 2011, a ausĂȘncia na primeira chamada foi maior do que 50%. Na UFSCar (Universidade Federal de SĂŁo Carlos), a maior federal em SĂŁo Paulo e considerada uma excelente universidade, a ausĂȘncia foi de 39%.
JĂĄ no sistema da Universidade da CalifĂłrnia, que inclui Berkeley, Los Angeles, San Diego e outros campi, a taxa de desistĂȘncia entre os alunos aceitos no processo seletivo Ă© de 55%. Em Berkeley, dos 48 mil inscritos, 10,5 mil sĂŁo convocados e apenas 4,4 mil se matriculam - ou seja, desistĂȘncia de 59%.
Berkeley seria por isso uma universidade ruim? NĂŁo. Berkeley Ă©, em todas as avaliaçÔes internacionais, a melhor universidade pĂșblica dos EUA e figura entre as dez melhores do mundo.
O que revela então o percentual de 59%, quase quatro vezes o da USP? Revela que um estudante de Illinois inscrito e aceito em Berkeley e também na Universidade de Illinois provavelmente prefere ficar em seu Estado -e por isso desiste de estudar em Berkeley.
De forma similar, alunos aprovados na USP e na Unicamp e moradores da regiĂŁo de Campinas podem preferir estudar onde moram.
Um levantamento bem-feito provavelmente poderĂĄ mostrar que a USP tem um dos menores Ăndices de desistĂȘncia entre as universidades brasileiras. O fato de oferecer vestibular em 49 cidades no Estado de SĂŁo Paulo e tambĂ©m em Curitiba, BrasĂlia e Belo Horizonte Ă© um dos fatores que afetam essa taxa.
Como esperado, os cursos com maiores Ăndices de desistĂȘncias estĂŁo no interior -nos campi de Bauru, RibeirĂŁo Preto e SĂŁo Carlos-, pois esses centros oferecem programas competitivos, de alta reputação, que atraem interesse de candidatos de outras regiĂ”es.
Os jovens paulistas precisam de mais vagas em boas universidades.
No caso de vagas em universidades federais, mesmo com o aumento recente, permanece a discriminação da União contra São Paulo.
Dados da Pnad/IBGE e do Censo do Ensino Superior de 2008 combinados mostram que, no Estado, apenas 0,7% das pessoas com ensino mĂ©dio completo e idade entre 16 e 24 anos estĂŁo matriculadas em universidades federais -a menor taxa do paĂs. Na Bahia, a chance Ă© dez vezes maior -7,3%. Em Pernambuco, 20 vezes maior: 15%.
Ă possĂvel e desejĂĄvel que a ampliação da oferta de vagas em boas universidades em SĂŁo Paulo venha a causar mudanças na maneira como candidatos escolhem seus cursos para todo o sistema.
O aumento no nĂșmero de boas universidades nĂŁo implica a piora das jĂĄ existentes: implica mais opçÔes para os melhores candidatos.
O desafio para as melhores universidades Ă© o de ter uma atitude fortemente proativa na busca dos melhores estudantes -em qualquer lugar do mundo em que estejam.
Carlos Henrique de Brito Cruz, membro da Academia Brasileira de CiĂȘncias, Ă© diretor cientĂfico da Fapesp (Fundação de Amparo Ă Pesquisa do Estado de SĂŁo Paulo). Foi reitor da Unicamp e presidente da Fapesp.
Rentato Hyuda de Luna Pedrosa Ă© coordenador do vestibular da Unicamp. Os dois autores sĂŁo engenheiros de eletrĂŽnica pelo ITA (Instituto TecnolĂłgico de AeronĂĄutica).
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/06/11.
Academia Brasileira de CiĂȘncias - http://www.abc.org.br/
Fapesp - http://www.fapesp.br/
Unicamp - http://www.unicamp.br/unicamp/
ITA - http://www.ita.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php