RETRATOS DO BRASIL
03/12/2011 -
EDITORIAL
De um paĂs que arrecada muito, eficiente na coleta de impostos, com arrecadação equivalente aos paĂses mais desenvolvidos, espera-se muito.
Agora, se toda essa eficiĂȘncia nĂŁo for revertida em benefĂcios para a população desse paĂs, o resultado Ă© muito pouco.
A revista Exame publicou na edição 1.005, ESTADO RICO, SERVIĂO POBRE, demonstrando a verdadeira realidade brasileira:
- A educação Ă© medĂocre (posição no Pisa, ranking de proficiĂȘncia dos estudantes de 15 anos no idioma nato, em matemĂĄtica e em ciĂȘncia), ocupando somente a 53ÂȘ posição.
- O sistema de saĂșde Ă© insuficiente (nĂșmero de leitos hospitalares para cada 1000 habitantes), com apenas 2 leitos.
- A infraestrutura de transporte Ă© precĂĄria (proporção de estradas pavimentadas em relação Ă malha viĂĄria total), apresentando Ănfimos 6%.
- A universalização do saneamento båsico ainda estå distante (parcela da população urbana ligada à rede de esgoto), representando insanos 55%.
- A burocracia cria um ambiente adverso para as empresas (posição do paĂs no ranking Doing Business, que compara a facilidade para fazer negĂłcios), numa colocação burocrĂĄtica no 127Âș posto.
NĂŁo adianta ser rico de dinheiro, mas pobre de espĂrito. Esse Ă© o balanço de um paĂs que se postou numa posição de grande arrecadação, mas ao mesmo tempo de pequena realização.
Educação, SaĂșde, Paz a todos!
Fontes: Banco Mundial (http://www.bancomundial.org/), OCDE (http://www.oecd.org/) e CIA World Factbook (https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html).
PISA - http://www.pisa.oecd.org/
Imagem - Charge do Duke (http://www.dukechargista.com.br/) - Fonte: O Tempo - 01/12/2011.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php