31 DE MARĂO - TORRE EIFFEL
25/03/2009 -
MANCHETES DA SEMANA
O PALITEIRO FRANCĂS
English:
http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/uk/documentation/chiffres/page/identite.html?id=4_14
Video: http://www.history.com/this-day-in-history.do?action=VideoArticle&id=6853
Official site: http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/uk/
Photos of the construction:
http://www.zimbio.com/The+Eiffel+Tower/articles/27/Rare+Pictures+Construction+Eiffel+Tower
Em 1886, o engenheiro francĂȘs Gustave Eiffel (1832-1926) venceu um concurso que escolhia um monumento a ser lançado durante a Exposição Universal de Paris. A construção (documentada nas imagens acima..................) demorou dois anos, envolveu 300 operĂĄrios e foi concluĂda com festa hĂĄ 120 anos, em 31 de março de 1889. Feita com 7300 toneladas de ferro, a Torre Eiffel era provisĂłria e tinha data de validade: seria demolida em 1909. No que dependesse de muitos intelectuais franceses, que diziam que a obra era um "paliteiro" e um "monstrengo", ela teria sido derrubada antes. Mas, no começo do sĂ©culo 20, a construção se mostrou uma Ăłtima base para a sustentação de antenas de rĂĄdio. Nas dĂ©cadas seguintes, o local se tornou um dos monumentos mais visitados do mundo, com 6 milhĂ”es de turistas por ano.
Fonte: Aventuras na História - Edição 68.
Site oficial: http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/uk/
Video: http://www.history.com/this-day-in-history.do?action=VideoArticle&id=6853
Vejam fotos da construção:
http://www.zimbio.com/The+Eiffel+Tower/articles/27/Rare+Pictures+Construction+Eiffel+Tower
UMA DAS TORRES MAIS FAMOSAS DO MUNDO
O séc. XIX foi palco de um espetacular progresso produtivo da técnica construtiva, ligado às necessidades da população industrial, ao crescimento da urbanização, etc. Uma prova é a Torre Eiffel, erguida em 1889 para as celebraçÔes do centenårio da revolução francesa.
O monumento foi construĂdo por Gustave Eiffel para ser exposto temporariamente na Feira Mundial, realizada naquele ano na capital francesa. Quase foi destruĂda em 1909, e sĂł foi salva por ter sido descoberto seu uso para transmissĂŁo de sinais de rĂĄdio. Desde entĂŁo, tornou-se um dos monumentos mais famosos do mundo.
Sua estrutura nĂŁo Ă© apenas um ponto de referĂȘncia reconhecido no mundo inteiro, mas tambĂ©m uma das mais populares obras arquitetĂŽnicas do mundo ocidental, um emblema da modernidade francesa.
A Torre Eiffel serve atualmente como ponto turĂstico de Paris. Anualmente, recebe cerca de seis milhĂ”es de turistas dos mais diversos paĂses. A iluminação interna faz com a Torre se pareça com uma gigantesca vela dourada durante a noite. De qualquer forma, seja durante o dia, seja durante a noite, Ă© a imagem indissociĂĄvel da França e o cartĂŁo postal mais representativo do paĂs.
Leia mais: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/franca/torre-eiffel.php
CURIOSIDADE SOBRE A TORRE
Em janeiro de 1888, um manifesto de 380 intelectuais e artistas exigiu a demolição da horrenda monstruosidade que estava sendo construĂda em Paris. Era a Torre Eiffel, hoje o sĂmbolo da cidade.
Fonte: http://www.terra.com.br/curiosidades/
GUSTAVE EIFFEL
Engenheiro francĂȘs (15/12/1832-28/12/1923). ResponsĂĄvel pelo projeto de vĂĄrios viadutos na Europa, fica mundialmente conhecido pela construção da torre em Paris que leva seu nome. Nascido em Dijon, Alexandre-Gustave Eiffel forma-se em 1855 pela Escola Central de Artes e OfĂcios de Paris, especializando-se em estruturas metĂĄlicas.
Em 1858 dirige a construção de uma ponte metĂĄlica para a estrada de ferro em Bordeaux. ApĂłs inĂșmeros trabalhos, em 1866 funda a prĂłpria empresa, tornando-se famoso pelos projetos com estruturas de ferro batido. Entre suas obras mais importantes desse perĂodo estĂĄ a ponte sobre o rio Douro, na cidade do Porto, em Portugal, com um arco de aço de 160 m de altura.
Também é o responsåvel pela estrutura interna da Eståtua da Liberdade, presente da França à cidade de Nova York, em 1886. Logo depois ocupa-se com a edificação da Torre Eiffel.
ConcluĂdo em 1889, para as celebraçÔes do centenĂĄrio da Revolução Francesa, o projeto consume 7.000 toneladas de ferro e, ainda hoje, Ă© um sĂmbolo da cidade de Paris. No inĂcio da dĂ©cada de 1890, Eiffel abandona a administração da construtora e dedica-se a experiĂȘncias de aerodinĂąmica. Morre em Paris.
Fonte: http://www.algosobre.com.br/
UMA VIAGEM PELAS HISTĂRIAS DE PARIS
Tudo começou com uma tribo celta chamada âParisiiâ, a qual se instalou em duas ilhas bem no meio do rio Sena, por volta do ano 300 antes de Cristo. Muito tempo depois, os romanos invadiram essas ilhas, criaram novas aldeias e batizaram o vilarejo de LutĂ©cia. Em 360 depois de Cristo, a vila foi rebatizada e, atĂ© hoje, talvez sustente o nome da cidade mais conhecida do mundo â Paris.
Viaje mais: http://www.girafamania.com.br/europeu/materia_franca.paris.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php