PRESERVAĂĂO DE LĂNGUAS
28/06/2012 -
MANCHETES DA SEMANA
ENDANGERED LANGUAGES PROJECT
English:
http://www.endangeredlanguages.com/?hl=en
O Google deu inĂcio a um projeto colaborativo que pretende documentar e salvar cerca de 3.500 lĂnguas ameaçadas de desaparecer nos prĂłximos cem anos. O Endangered Languages Project usa o YouTube, o Google Maps e o Google Groups para permitir que as pessoas gravem, acessem e compartilhem os idiomas. O trabalho estĂĄ sendo feito em parceria com 29 instituiçÔes, incluindo universidades e associaçÔes culturais. Mais de cem lĂnguas aparecem no territĂłrio brasileiro.
Mundo Digital â Fonte: Folha de S.Paulo â 25/06/12.
O Projeto:
http://www.endangeredlanguages.com/?hl=pt-br
CĂMARA APROVA RESERVA DE 10% DO PIB PARA EDUCAĂĂO
A reserva de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação foi aprovada pela comissão especial da Cùmara dos Deputados que analisa o tema.
O Ăndice era o ponto mais polĂȘmico do PNE (Plano Nacional de Educação), documento que define metas e estratĂ©gias para o setor no perĂodo de dez anos.
O texto pode seguir agora para o plenĂĄrio da Casa, caso solicitado por congressistas, e em seguida, serĂĄ enviado ao Senado Federal.
O projeto encaminhado pelo Executivo hå dois anos previa 7% do PIB para o setor. O relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) sugeriu 8%, mas deputados da oposição e entidades ligadas à educação pressionaram por 10%. Hoje, o Brasil destina cerca de 5% do PIB para o setor.
"NĂŁo foi um diĂĄlogo fĂĄcil [com o governo], porque a ĂĄrea financeira e o paĂs passam por um momento de reconstrução", disse o petista sobre a negociação.
Durante todo o debate, o relator afirmou ser contrĂĄrio aos 10% para a educação, dizendo que o Ăndice tornou-se mais uma "bandeira polĂtica" do que uma necessidade. Diante de um plenĂĄrio lotado por estudantes, no entanto, o relator recuou.
"O governo mandou um texto que nĂŁo correspondia, na nossa visĂŁo, Ă s necessidades do nosso paĂs. (...) Quero dizer que vou declinar dessa redação do texto e vou acompanhar por unanimidade a comissĂŁo", disse Vanhoni.
A decisĂŁo foi comemorada por entidades do setor.
"O padrĂŁo mĂnimo de qualidade para todas as matrĂculas brasileiras nĂŁo dĂĄ pra ser garantido com 8%", disse Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito Ă Educação.
"O 'problema' do Brasil Ă© que vocĂȘ tem muitos jovens e crianças para serem educados e uma enorme quantidade de adultos que nĂŁo tiveram educação", complementa.
METAS
Entre as metas definidas no PNE estĂŁo a erradicação do analfabetismo absoluto atĂ© o fim do decĂȘnio, a oferta de educação em tempo integral em ao menos 50% das escolas pĂșblicas e o compromisso de alfabetizar todas as crianças atĂ© o final do 3Âș ano do ensino fundamental.
AlĂ©m do percentual do PIB, os deputados alteraram a meta que trata do salĂĄrio dos professores da educação bĂĄsica. AtĂ© entĂŁo, o compromisso era igualar o rendimento desses profissionais aos demais com escolaridade equivalente no Ășltimo ano de vigĂȘncia do plano.
Com a mudança aprovada pelos deputados, a meta foi antecipada: a equiparação deve ser atingida ao final do sexto ano do plano.
MEC
A reserva de 10% do PIB para o setor foi vista com ressalva pelo ministro Aloizio Mercadante (Educação). "Em termos de governo federal, equivale a colocar um MEC dentro do MEC, ou seja, tirar R$ 85 bilhĂ”es de outros ministĂ©rios para a Educação. Ă uma tarefa difĂcil de ser executada", disse ele.
FlĂĄvio Foreque - Fonte: Folha de S.Paulo â 27/06/12.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php