FALANDO EM METEOROLOGIA
06/02/2009 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
02 DE FEVEREIRO - O DIA DA MARMOTA
English: http://www.groundhog.org/
Video: http://www.youtube.com/watch?v=HN5gIH7liSg
Pode uma marmota prever o tempo? Cientificamente é por demais questionåvel, mas uma tradição de mais de cem anos numa pequena cidade do nordeste dos Estadois Unidos chama a atenção de todo o mundo a cada ano e jå foi parar até nas telas do cinema.
O Dia da Marmota (Groundhog Day) é uma festa tradicional nos Estados Unidos que é celebrada a cada dia 2 de fevereiro. Segundo a tradição, as pessoas devem observar uma toca de marmota Marmota monax e, se o animal sair da toca por o tempo estar nublado, isso significa que o inverno terminarå cedo. Se, ao contrårio, o sol stiver a brilhar e o animal se asustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durarå mais 6 semanas.
A cidade de Punxsutawney, localizada a aproximadamente 120 quilĂŽmetros a nordeste de Pittsburgh, entrou para o mapa do mundo justamente com a festa do Dia da Marmota. LĂĄ vive "Punxsutawney Phil", a marmota que todos os anos anuncia de o inverno vai durar ou nĂŁo mais seis semanas. Ela Ă© conhecida na cidade como a Previsora das Previsoras e Ă© cuidadodamente protegida pelo Punxsutawney Groundhog Club, um grupo de cidadĂŁos da localidade que desde 1887 promove o festival e que neste mesmo ano intitulou Punxsutawney como "the weather capital of the world" (a capital mundial do tempo). Quem chega a Punxsutawney Ă© recebido por uma placa que anuncia que a previsĂŁo oficial da marmota de fato funciona e que seminĂĄrios sobre os prognĂłsticos sĂŁo oferecidos anualmente.
O site oficial do Festival da Marmota de Punxsutawney diz que a marmota passa grande parte do ano em um ambiente Punxsutawneynte climatizado na biblioteca da cidade. A cada dia 2 de fevereiro, ela Ă© retirada de sua toca Ă s 07:25 da manhĂŁ para dizer ao mundo a sua previsĂŁo do tempo. A marmora Phil teria mais de cem anos de idade, brincam os moradores locais. De acordo com eles, a extraordinĂĄria longevidade de Phil Ă© resultado da relação com a marmota Phyllis, a sua "esposaâ, e uma dieta especial.
Mas, afinal, a previsĂŁo do tempo da marmota Phil funciona ? As suas previsĂ”es foram analisadas na 86ÂȘ Convenção da Sociedade Americana de Meteorologia em Atlanta e os resultados nĂŁo impressionaram os pesquisadores. Um meteorologista destacou que o grau de precisĂŁo dos prognĂłsticos da marmota desde o primeiro registro em 1887 Ă© de apenas 39 por cento. Apesar da incerteza se a recente elevação da temperatura do planeta Ă© resultado do aquecimento global ou de causas naturais, um grupo de estudantes de Meteorologia da Purdue Universityfez pouco caso do debate sobre a marmota. "Elas sĂŁo pĂ©ssimas prognosticadoras", disse Kim Klockow durante a convenção em Atlanta. "NĂłs ainda amamos as marmotas, mas pra saber do tempo Ă© melhor jogar uma moeda pra cima do que acreditar nelas", concluiu.
A festa do Dia da Marmota se tornou tĂŁo popular que atrai milhares de pessoas a cada dia 2 de fevereiro e atĂ© nas telas do cinema foi parar. Imagine um dia em que tudo parece dar errado. Phil se tornou estrela no filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day em seu tĂtulo original, filmado em 1993.
A divertida histĂłria, jĂĄ exibida diversas vezes na televisĂŁo brasileira, conta a histĂłria de um dia que certamente ninguĂ©m gostaria de viver. Imagine agora que esse dia se repita incontĂĄveis vezes sem que vocĂȘ possa fazer nada para evitar isso. Esta Ă© a maldição que vive Phil Connors (Bill Murray), um meteorologista e apresentador de televisĂŁo, egocĂȘntrico ao extremo, sem amigos, nem amores, que apĂłs ter passado um dia aborrecidĂssimo em Punxsutawney acorda todos os dias no mesmo dia, sem que mais ninguĂ©m, alĂ©m dele, perceba essa situação. Cercado por desconhecidos, sem condiçÔes de sair da cidade, Phil se vĂȘ preso no dia 2 de fevereiro, em plena comemoração do Dia da Marmota.
A curiosidade Ă© que Feitiço do Tempo nĂŁo foi filmado na cidade onde acontece a grande festa do Dia da Marmota. A Columbia Pictures decidiu rodar o filme em local que fosse mais acessĂvel a uma grande cidade. Punxsutawney se localiza numa zona rural de difĂcil acesso, com poucas auto-estradas na regiĂŁo, o que fez que os produtores escolhessem Woodstock, Illinois, para filmar O Feitiço do Tempo.
Fonte: http://www.metsul.com/
Site oficial: http://www.groundhog.org/
Video: http://www.youtube.com/watch?v=HN5gIH7liSg
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Novo corregedor da CĂąmara Ă© dono de castelo. Que paĂs Ă© este? NĂŁo sabe? EntĂŁo, vocĂȘ muito provavelmente Ă© responsĂĄvel por esta hipocrisia e imoralidade que assola o poder e que periodicamente vamos Ă s urnas para confirmar nossa preferĂȘncia... Clique no endereço e veja de que estou falando. http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2009/02/05/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=98019/em_noticia_interna.shtml (Colaboração: A.M.B.)" FM: Estamos juntos nessa batalha para passar esse paĂs a limpo.
EM PORTUGUĂS
TraduçÔes de textos da revista âCahiers du Cinemaâ estĂŁo em http://www.dicionariosdecinema.blogspot.com/.
Fonte: O Tempo â 03/02/09.
MANDANDO RECADO
"Bin Laden: peça asilo no Brasil."
Cartaz portado por senado italiano que se acorrentou em protesto contra o refĂșgio polĂtico a Battisti.
Fonte: Veja - Edição 2098.
6ÂȘ CONFERĂNCIA INTERNACIONAL DE JOVENS E ADULTOS
A Unesco marcou para maio, em BelĂ©m, a 6ÂȘ ConferĂȘncia Internacional de Jovens e Adultos, que ocorre pela primeira vez num paĂs do hemisfĂ©rio Sul e que reĂșne delegaçÔes de 170 paĂses. Um dos principais temas em discussĂŁo serĂĄ o analfabetismo. As pesquisas disponĂveis atĂ© agora mostram que 774 milhĂ”es de adultos nĂŁo sabem ler (sendo que dois terços sĂŁo mulheres) e que 80 milhĂ”es de crianças no planeta estĂŁo fora da escola.
O Brasil "contribui" para as estatĂsticas com 14 milhĂ”es de analfabetos.
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 07/02/09.
Detalhes - http://www.brasilia.unesco.org/areas/educacao/areastematicas/alfabeteja/CONFINTEAVI
CRISE? QUE CRISE?
O Brasil nĂŁo estĂĄ em crise, tĂĄ em recesso pro Carnaval!
E a reforma ortogrĂĄfica? Olha o que eu vi numa garagem: "ESTALADOR SKY"! Sensacional. Esse deve estalar todos os televisores. Num INSTALAR DE DEDOS. Estale o seu Sky num instalar de dedos.
E a imbatĂvel placa de camelĂŽ: "Temos Shrek dubrado". Sensacional!!!
José Simão - Fonte: Folha de S.Paulo - 07/02/09.
HISTERIA COLETIVA
RegiĂŁo do lago Tanganyika, TanzĂąnia, Ăfrica, 1063. Diversas garotas, estudantes de um internato, começaram a alternar riso e choro histericamente. Em pouco tempo, 95 das 159 alunas tinham sido atingidas pela praga, e a escola teve que ser fechada. Mas enviar as meninas de volta para seus vilarejos nĂŁo foi uma boa ideia: elas espalharam a epidemia para outras crianças.
Alguns adultos tambĂ©m se contaminaram. Foram centenas de pessoas atingidas, que passavam cerca de uma semana rindo descontroladamente, seguido de perĂodos curtos de calmaria.
Exames de sangue e anĂĄlises microscĂłpicas nĂŁo apontaram uma causa biolĂłgica para a sĂndrome, que durou entre seis e oito meses. Mas o que mais chamou a atenção foi o fato de que a praga nĂŁo atingiu adultos alfabetizados. âAqueles que nĂŁo possuĂam uma forte crença sobrenatural estavam imunesâ, diz John Waller. Os investigadores do caso concluĂram que a epidemia da TanzĂąnia foi semelhante Ă s pragas de dança da Europa Medieval. No caso da TanzĂąnia, o contexto de mudanças que estavam ocorrendo graças Ă recĂ©m conquistada independĂȘncia da GrĂŁ-Bretanha pode ter influenciado no gatilho da epidemia.
Fonte: Galileu â NĂșmero 211.
Professor John Waller â
http://www.lymanbriggs.msu.edu/faculty/bios/user.cfm?UserID=32
http://www.bokkilden.no/SamboWeb/produkt.do?produktId=3124351&rom=MP
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php