ROBOMANIA PERIGOSA
16/10/2009 -
EU DIGITAL
PESQUISA SOBRE ROBĂS
English:
http://it.slashdot.org/article.pl?sid=09/10/08/1327239
Washington University - http://www.washington.edu/
Robots:
http://www.spykeeworld.com/
http://www.wowwee.com/en/products/tech/telepresence/rovio/rovio
http://www.wowwee.com/en/products/toys/robots/robotics/robosapiens:robosapien
RobĂŽs podem ser usados para espionagem e vandalismo. Pesquisadores da Universidade de Washington realizaram um estudo que mostra que o atual estĂĄgio de desenvolvimento dos robĂŽs domĂ©sticos e de brinquedo permite seu uso para fins nada pacĂficos como violĂȘncia, espionagem e vandalismo. Foram feitos vĂĄrios testes e os resultados sĂŁo alarmantes.
Segundo o site Slashdot, uma pesquisa publicada no dia 6 de outubro mostra que a segurança é considerada um item secundårio na produção dos robÎs atuais. "Nós ficamos chocados com a forma como era fåcil comprometer alguns desses robÎs" - disse Tadayoshi Kohno, professor assistente da Universidade de Washington e co-autor do estudo.
TrĂȘs robĂŽs que jĂĄ estĂŁo Ă venda para o pĂșblico em geral foram usados nas experiĂȘncias: o Erector Spykee, um robĂŽ que pode ouvir, falar, tirar fotos e enviar vĂdeos em tempo real, o WowWee's RoboSapien, um andrĂłide capaz de responder a comandos de voz e realizar diversos movimentos e o WowWee Rovio que possui comunicação sem fio e faz streaming de ĂĄudio e vĂdeo. Todos eles foram obtidos antes de outubro de 2008.
De acordo com o site da Universidade de Washington, os robÎs que jå estão sendo vendidos para uso doméstico podem ser controlados remotamente por seus proprietårios até mesmo pela internet. Por um lado isso facilita o acesso aos dispositivos, mas também possibilita que alguém não autorizado assuma o comando.
Durante a pesquisa, que foi feita para a conferĂȘncia UbiComp 2009, os estudiosos encontraram diversas vulnerabilidades: com exceção do Spykee, as informaçÔes de acesso usadas para controlar os dispositivos nĂŁo recebem segurança de criptografia, o que pode permitir o uso indevido por uma terceira pessoa. VĂdeos e ĂĄudio podem ser interceptados facilmente. No caso do Rovio, sequer existe uma opção para desabilitar o acesso remoto.
Isso quer dizer que qualquer pessoa com mĂĄs intençÔes pode ver o que acontece dentro das residĂȘncias ou ouvir conversas e derrubar objetos pequenos.
"Se a segurança e a privacidade nĂŁo forem tratadas de forma adequada, entĂŁo as consequĂȘncias aos usuĂĄrios podem ser graves, especialmente no futuro, quando os robĂŽs se tornarem mais sofisticados e capazes de executar funçÔes mais complexas" - diz o relatĂłrio.
Vale lembrar que as forças armadas dos Estados Unidos jå usam autÎmatos em batalhas.
Fonte: Terra - 09/10/09.
Universidade de Washington - http://www.washington.edu/
O sites dos robĂŽs:
http://www.spykeeworld.com/
http://www.wowwee.com/en/products/tech/telepresence/rovio/rovio
http://www.wowwee.com/en/products/toys/robots/robotics/robosapiens:robosapien
O PORTAL DO TEATRO - PRIMEIRO SINAL
O Galpão Cine Horto lançou seu novo portal de teatro, "Primeiro Sinal", uma iniciativa do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto em parceria com a PUC Minas, através de sua Pró-Reitoria de Extensão.
O site traz, gratuitamente, um espaço que propÔe facilitar a pesquisa e democratizar o conhecimento e o compartilhamento de informaçÔes sobre teatro.
O portal Primeiro Sinal traz informaçÔes variadas e disponibiliza para o pĂșblico diversas ferramentas, como um guia de escolas, grupos, associaçÔes de classe e festivais de teatro; links para guias culturais de todo o Brasil; um sistema de busca de informação direcionada para banco de teses, enciclopĂ©dias e sites de conteĂșdo confiĂĄvel; artigos opinativos produzidos por especialistas da ĂĄrea; acesso online a diversos periĂłdicos de teatro; um banco de imagens e uma galeria de exposiçÔes fotogrĂĄficas alĂ©m de, futuramente, um diretĂłrio com a relação de vĂĄrios blogs.
Magazine - Lupa - Fonte: O Tempo - 11/10/09.
Confira - http://www.primeirosinal.com.br/
BLOG DO SĂCRATES
FilĂłsofo ateniense, SĂłcrates (469â399 a.C.) chega aos Blogs do AlĂ©m desta semana com algumas confissĂ”es. A primeira delas Ă© que gostaria de ter sido jogador de futebol.
Reclama tambĂ©m por nĂŁo ter deixado nada registrado. âMinha produção intelectual foi toda escrita por meu discĂpulo PlatĂŁo, que â tambĂ©m Ă© de conhecimento de todos â estava sempre apaixonado. Portanto, muita coisa que eu disse ficou deturpada, outras mal explicadas, algumas carentes de explicação e outras necessitando de atualizaçãoâ, atesta.
Por isso, diz ele, deixou a preguiça de lado e resolveu aproveitar este primeiro post para fazer uma revisĂŁo crĂtica de sua obra.
Quer saber as alteraçÔes? Confira seu Blog do Além http://www.blogsocratico.blogspot.com/.
Vitor Knijnik - Fonte: Carta Capital - Edição 567.
BLOGUEIROS UNIDOS
No dia 15 de outubro, rolou o Blog Action Day, em que blogueiros do mundo todo postaram sobre um tema em comum. O assunto da vez foi as mudanças climåticas. Mais dee 4.000 blogs se inscreveram para a ação. Mais informaçÔes em http://www.blogactionday.org/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 12/10/09.
VAN GOGH LETTER
O site Van Gogh Letters (http://www.vangoghletters.org/vg/), que o Museu Van Gogh colocou no ar por ocasiĂŁo do lançamento dos seis volumes em livro e da exposição em AmsterdĂŁ (atĂ© janeiro), permite ver toda a correspondĂȘncia conhecida do artista -das 902 cartas, apenas 80 foram recebidas por ele.
Ao clicar em alguma das cartas -que podem ser escolhidas por Ă©poca, lugar, interlocutor ou somente com esboços-, Ă© possĂvel ler o texto original (em holandĂȘs ou francĂȘs, lĂngua em que Van Gogh tambĂ©m era fluente) e ainda a tradução para o inglĂȘs, alĂ©m de ver as pĂĄginas em fac-sĂmile.
As numerosas notas de rodapé aparecem em links ao longo do texto. São identificadas, por exemplo, até as datas de nascimento e morte de um jardineiro que serviu de modelo vivo para Van Gogh.
Em outro link, Ă© possĂvel ver todas as imagens de pinturas de outros artistas citadas na correspondĂȘncia.
O livro "Vincent van Gogh -The Letters" (Thames & Hudson) pode ser encomendado pela Amazon por US$ 480 (cerca de R$ 830).
Raquel Cozer - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/09.
KINDLE NO BRASIL
O leitor eletrÎnico de documentos virtuais Kindle, da Amazon, começarå a vir para o Brasil no dia 19 de outubro -encomendas jå podem ser feitas no http://www.amazon.com/Kindle-Amazons-Original-Wireless-generation/dp/B000FI73MA. O pagamento deve ser feito em cartão de crédito internacional, e os brasileiros saberão os preços em dólares (o site não farå a conversão para a moeda local). O preço final vai depender, também, dos impostos sobre o produto.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo â 14/10/09.
TĂ NA CARA
Sabe quando vocĂȘ quer tirar sua prĂłpria foto, pra colocar em algum site? Esta cĂąmera Ă© ideal para isso: Ă© a primeira que alĂ©m do visor lcd na parte traseira, tambĂ©m tem uma telinha na frente. Perfeita para os narcisistas.
SAMSUNG TL225 â http://www.samsung.com/us/consumer/photography/digital-cameras/compact/EC-TL225ZBPOUS/index.idx?pagetype=prd_detail.
Fonte: Super Interessante - Edição 270.
ONDAS
O pessoal de pesquisa e desenvolvimento on-line da BBC por vezes sai com uns projetos muito interessantes. O RadioWaves Ă© descrito por eles como uma âvisualização das mĂșsicas que tocam nas rĂĄdios BBCâ.
O estudo mapeia a Radio 1, a Radio 2, a 1Xtra e a 6 Music. O gråfico inicial mostra quantos discos lançados por artistas individuais e bandas foram tocados recentemente em programas da casa. à um meio curioso e bem resolvido de entender o perfil das diferentes rådios.
http://www.bbc.co.uk/radio/labs/radiowaves/.
Felipe Marra Mendonça - Internotas - Fonte: Carta Capital - Edição 567.
MUNDO PERFEITO
O site Mundo Perfeito bolou a ferramenta para que todo mundo possa ser Helena por um dia: Ă© o "gerador de novelas" do Manoel Carlos. Para fazer o roteiro da sua prĂłpria "Viver a Vida" Ă© sĂł escolher coisas como um estilo de mĂșsica "cool", um drinque, uma cidade europeia "muito chique" e uma causa social. O resultado Ă© um diĂĄlogo engraçado e surreal, bem no estilo novela das nove...
Confira: http://www.mundoperfeito.com.br/index.php?option=geratexto&Itemid=&topid=5.
Fonte: Folha de S.Paulo - 12/10/09.
INTERNET â FALTA DE ACESSO Ă REDE PODE PROVOCAR ESTRESSE
Uma em cada trĂȘs pessoas se sente ansiosa quando fica sem internet, enquanto apenas uma em cada quatro se sente "liberada". A constatação Ă© de uma pesquisa britĂąnica conduzida para a Virgin Media, que identificou um novo tipo de consumidor: aquele que "se liga para se desligar". De acordo com o estudo, 35% das pessoas entrevistadas ficam estressadas quando incapazes de se comunicar com parentes pela internet ou telefone. Outras 31% se sentem ansiosas quando nĂŁo tĂȘm conexĂŁo no trabalho. Por outro lado, 28% das pessoas se disseram "liberadas" quando se desligavam da rede.
Interessa â Etc - Fonte: O Tempo â 14/10/09.
Virgin Media - http://www.virginmedia.com/
SITES INTERESSANTES
OLIMPĂADA BRASILEIRA DE MATEMĂTICA
http://www.obm.org.br/
DEPARTAMENTO DE MATEMĂTICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
http://www.mat.uc.pt/CMS/
INSTITUTO DE MATEMĂTICA E ESTATĂSTICA
http://www.ime.usp.br/
INSTITUTO DE MATEMĂTICA, ESTATĂSTICA E COMPUTAĂĂO CIENTĂFICA
http://www.ime.unicamp.br/
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMĂTICA
http://www.sbm.org.br/
Fonte: Folha de S.Paulo - 13/10/09.
CUIDADOS NA REDE
Na semana em que, segundo a "BBC", 30 mil nomes de usuĂĄrios e senhas do Gmail ficaram expostos, o Google fez um post com recomendaçÔes para os usuĂĄrios criarem senhas mais inteligentes e difĂceis de serem desvendadas. Leia as dicas em http://gmailblog.blogspot.com/2009/10/choosing-smart-password.html.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo â 14/10/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php