CRIATIVIDADE NO MARKETING LXX
07/05/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
FELIZ DIA DAS MテウS
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXX (FELIZ DIA DAS MテウS)
Restaurante Don Peppone faz homenagem ao Dia das Mテ」es.
"Uma homenagem de quem mais conhece o seu paladar, depois dela テゥ claro.
Don Peppone - Prazer em comer - Maurテュciu de Nassau - Caruaru.
Fonte: http://caazpropaganda.blogspot.com/2008/05/don-peppone-faz-homenagem-ao-dia-das.html
COMO SURGIU O DIA DAS MテウS
http://www.terra.com.br/diadasmaes/origem.htm
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto026.shtml
http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm
FRASES DO DIA DAS MテウS
http://www.pensador.info/p/frases_dia_das_maes/1/
MENSAGENS PARA O DIA DAS MテウS
http://www.belasmensagens.com.br/mensagens-do-dia-das-maes.php
PROFESSOR X
PLAY - Obituテ。rio de John Maddox na "Economist"
Cada obituテ。rio da "Economist" vale por quatro anos de faculdade de jornalismo: http://www.economist.com/research/articlesBySubject/displaystory.cfm?subjectid=348996&story_id=13525812.
Escuta aqui - テ〕varo Pereira Jテコnior - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/05/09.
RETテ迭ICA NO MEC
テ raro o mテェs em que o Ministテゥrio da Educaテァテ」o (MEC) deixa de brindar a opiniテ」o pテコblica com uma nova proposta para a educaテァテ」o no Brasil. Entre as mais recentes estiveram a unificaテァテ」o do processo seletivo para universidades federais e a modificaテァテ」o do Enem para que lhe sirva de base, apoiadas pela Folha.
Agora vem テ baila que se prepara uma alteraテァテ」o do currテュculo do ensino mテゥdio, talvez o mais problemテ。tico dos nテュveis de educaテァテ」o bテ。sica. Neste caso, contudo, parece mais adequado adotar atitude cautelosa, se nテ」o cテゥtica.
A revelaテァテ」o nテ」o partiu diretamente do ministro da Educaテァテ」o, Fernando Haddad, mas de documento interno do Conselho Nacional de Educaテァテ」o obtido pelo jornal. A minuta de parecer descortina que a Secretaria de Ensino Bテ。sico do MEC submeteu ao conselho a proposta de agrupar as atuais 12 disciplinas do ensino mテゥdio em quatro grupos: lテュnguas, matemテ。tica, ciテェncias humanas e ciテェncias exatas e biolテウgicas. Em paralelo, a carga horテ。ria de 2.400 horas em trテェs anos seria aumentada em 25%, para 3.000 horas.
Em lugar de aulas separadas e estanques de biologia, fテュsica e quテュmica, por exemplo, haveria atividades interdisciplinares, com テェnfase em aulas de laboratテウrio. O "princテュpio educativo" da aglutinaテァテ」o seria o mundo do trabalho e da produテァテ」o, ainda que nテ」o de um perspectiva apenas profissionalizante.
O objetivo, segundo a proposta, seria dar ao aluno meios para assimilar os fundamentos da vida produtiva em geral: "Compreender o processo histテウrico de produテァテ」o cientテュfica e tecnolテウgica, bem como o desenvolvimento e a apropriaテァテ」o social desses conhecimentos para a transformaテァテ」o das condiテァテオes naturais da vida e a ampliaテァテ」o das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos".
Certamente nテ」o テゥ desse tipo de inovaテァテ」o pedagテウgica, abstrata e retテウrica, que carecem as deficientes escolas pテコblicas de ensino mテゥdio. Quando mestres, orientadores e diretores se encontram desorientados, sem saber mais nem como ministrar o bテ。sico do bテ。sico em aprendizado, nテ」o テゥ hora de sobrecarregテ。-los com a responsabilidade adicional de adotar um currテュculo aberto e experimental. Com raras exceテァテオes, eles nテ」o se encontram preparados nem contam com instalaテァテオes adequadas para preencher tal exigテェncia.
Em princテュpio, o MEC nテ」o tem jurisdiテァテ」o sobre as redes pテコblicas estaduais, テs quais compete de modo precテュpuo o nテュvel de ensino mテゥdio, portanto nテ」o pode impor-lhes a modificaテァテ」o. Nテ」o estaria em seus planos, ainda, a generalizaテァテ」o da iniciativa, mas a adoテァテ」o de currテュculos-piloto em uma centena de escolas. Seria imprudente subestimar, no entanto, sua capacidade de disseminar um modelo テコnico pelo paテュs, condicionando a liberaテァテ」o de verbas adicionais テ aceitaテァテ」o dessa "assistテェncia tテゥcnica".
Hテ。 indicaテァテオes de que o MEC estテ。 a gestar um plano mais abrangente para o ensino mテゥdio, que de fato necessita uma revoluテァテ」o. Deveria, entテ」o, apresentテ。-lo como tal ao pテコblico, para que possa ser debatido em sua totalidade, e nテ」o por espasmos.
Editoriais - Fonte: Folha de S.paulo - 05/05/09.
MEC - http://portal.mec.gov.br/index.php
PROFESSORA PASQUALINA
BIBLIOTECA DIGITAL DE MG
Lanテァada a Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais Professor Raymundo Nonato de Castro. A biblioteca visa reunir textos da literatura tテゥcnica da administraテァテ」o pテコblica e de outros テウrgテ」os. Qualquer pessoa poderテ。 ter acesso ao acervo, que estテ。 em http://www.bibliotecadigital.mg.gov.br/.
Fonte: O Tempo - 05/05/09.
VALE A PENA SABER - INGLテ慨 - Prefixos, sufixos e a leitura de textos
O domテュnio da leitura nos exames vestibulares tem sido cada vez mais exigido. Abordando vテ。rios temas, os textos escolhidos -alguns com vocabulテ。rio bastante complexo- podem parecer, テ primeira vista, quase indecifrテ。veis.
A leitura テゥ uma atividade dinテ「mica na qual o leitor participa ativamente do processo de construテァテ」o do significado de um texto. Ele interage , formula hipテウteses, faz questionamentos, usa seu conhecimento prテゥvio e seus valores culturais para negociar significados, "briga" com o texto para conseguir sua compreensテ」o.
Uma das armas para brigar com o texto テゥ conhecer sufixos e prefixos.
Formadores de palavras, eles podem ajudar o leitor a descobrir a classe gramatical de um vocテ。bulo, e, por vezes, deduzir o que o mesmo significa.
Vejamos o exemplo a seguir onde sテ」o acrescentados um prefixo e um sufixo テ palavra "place":
RE + PLACE + ABLE = REPLACEABLE
A seguir, uma questテ」o da prova da Fundaテァテ」o Getulio Vargas de 2007:
The United States is a nation of immigrants. Those who chose to pull up stakes and try their luck in a distant land "have energy and are willing to take risks," says psychologist John Gartner of Johns Hopkins University. For most immigrants, that translates into a spark and drive that lead them to success in their adopted land. For a few, however, risk-taking coupled with impulsivity may set the stage for violence, Gartner says, "and you do see more violence in immigrant nations like Australia and America". If barriers of language or culture keep an immigrant child from fitting in, it can increase the risk that he will become alienated and, given enough triggers, resort to violence.
Besides murder and violence are also higher in nations with the largest income inequality. The United States ranks high on this problematic measure. Perhaps it was no coincidence that Cho, murderer of more than 30 people at Virginia Tech, railed that "your golden necklaces weren't enough, you snobs. Your trust fund wasn't enough".
(from The Anatomy of Crime in "Newsweek", April 30, 2007)
In paragraph 2, we apprehend that
A) the poor are more likely to commit crimes.
B) income inequality tends to undermine murder and violence.
C) poverty is the deterministic cause of violence.
D) every American citizen has a high income.
E) Cho seemed to blame the wealthy for his behavior.
Na questテ」o do vestibular da FGV, saber que "under" テゥ prefixo de decrテゥscimo ou diminuiテァテ」o evita que o leitor seja induzido ao erro. Traduzindo a alternativa B temos "a desigualdade na distribuiテァテ」o de renda tende a minar os assassinatos e a violテェncia". Neste caso, devido ao prefixo "under" minar indica diminuir, abalar, o que elimina a possibilidade da escolha dessa alternativa como a correta.
A resposta correta テゥ a alternativa E. Mais uma vez, conhecer o sufixo auxilia o candidato em sua escolha: O substantivo "wealth" (riqueza), acrescido do sufixo "y" e acompanhado do artigo definido "the", transforma-se em "os ricos", grupo ao qual Cho se refere nas frases "your golden necklaces weren't enough, you snobs. Your trust fund wasn't enough".
Denise Maciel Selmo テゥ professora de inglテェs dos colテゥgios Santa Maria e Pio XII. Fonte: Folha de S.Paulo - 05/05/09.
Colテゥgio Santa Maria - http://www.colsantamaria.com.br/
Colテゥgio Pio XII - http://www.pioxiicolegio.com.br/2009/
Nテ」o deixem de enviar suas mensagens atravテゥs do 窶廡ale Conosco窶 do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php