ROBOMANIA DE ARTILHARIA ELETRĂNICA
20/11/2009 -
EU DIGITAL
ROBOT STEALTH AIRCRAFT (NAVE-ROBĂ)
English:
http://www.theregister.co.uk/2009/11/10/mod_pop_chopper_bids/
O MinistĂ©rio de Defesa do Reino Unido pretende construir uma aeronave militar robĂłtica invisĂvel aos radares que seria capaz de pairar como um helicĂłptero ou voar como um aviĂŁo. A ideia principal do projeto seria criar um veĂculo de combate aĂ©reo nĂŁo tripulado, afim de reduzir os custos e aumentar a eficĂĄcia de uma incursĂŁo militar em ambientes hostis, principalmente em ĂĄreas urbanas.
No cinema e no mundo dos quadrinhos sempre existiu uma enorme admiração e medo em relação à produção de armas eletrÎnicas e dispositivos militares que usem alta tecnologia, a exemplo de filmes como O Homem de Ferro.
Aparentemente esse contexto começa a deixar de ser exclusividade do universo cinematogråfico para se tornar cada vez mais real.
Segundo o site The Register, a nave, ainda sem nome, seria capaz de ser operada remotamente, podendo inclusive voar através de espaços urbanos, como vãos de prédios e espaço aéreo de ruas e avenidas. O projeto inclui inovaçÔes radicais nos sistema de ataque, como armas de microondas e raios laser.
Algumas empresas disputam entre si o direito de colocar o projeto em pråtica e construir a nave-robÎ, que seria capaz de pairar como um helicóptero ou voar como um avião, dependendo do ùngulo de inclinação de seus motores.
A aeronave deve possuir um sistema de ar reutilizĂĄvel, ter um raio de ação de 1 mil km e ser capaz de sobreviver em espaço aĂ©reo defendido. AlĂ©m disso, o projeto prevĂȘ a capacidade de lançamento e recuperação do robĂŽ em terra, mar e ar, mas existe uma ĂȘnfase maior em operaçÔes navais.
O protĂłtipo pode contar tambĂ©m com turbinas em sua parte frontal, o que permitiria manobras em que a nave cairia verticalmente. Outra preocupação dos projetistas Ă© a habilidade de a aeronave pairar por qualquer perĂodo de tempo, como um helicĂłptero. Para isso, estĂĄ sendo feito todo um estudo do consumo correto de combustĂvel.
A respeito das armas que a nave-robĂŽ carrega, pode-se dizer que existem pequenas caixas entre os mĂsseis convencionais que se assemelham a antenas que podem emitir raios laser ou cargas de microondas. Em teoria, isso seria capaz de neutralizar circuitos eletrĂŽnicos do inimigo.
Conforme publicação da Aviation Week & Space Technology, a lista de companhias que lideram as propostas comerciais conta, entre outras empresas, com nomes como a BAE Systems, companhia de desenvolvimento de tecnologia de segurança e defesa aeroespacial e a multinacional MBDA, fabricante de mĂsseis e sistemas de defesa aĂ©rea e naval, com sedes na França, Reino Unido, ItĂĄlia e Alemanha.
A previsĂŁo para a apresentação de um modelo real Ă© de trĂȘs anos, no final de 2012.
Fonte: Terra - 12/11/09.
ROBĂS APRENDEM A SER DESOSNESTOS
Cientistas suĂços, programaram 10 robĂŽs com uma tarefa: ir atĂ© uma luzinha azul, que representava (para eles) um prato de comida. Quando um deles conseguia, devia acender uma lampadinha para avisar os outros. Mas alguns aprenderam a deixar a lĂąmpada apagada - e ficar com toda a comida para si.
Nina Weingrill - CiĂȘncia Maluca (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/) - Fonte: Superinteressante - Edição 271.
INTERNET - BARBAS DE MOLHO
Uma pesquisa da consultoria Websense, dos EUA, mediu o tempo gasto pelos sul-americanos, no ambiente de trabalho, com abobrinhas na internet (inclusive pornografia). A marca dos brasileiros é de 23 minutos diårios. Pouco, diante dos 84 dos mexicanos, 44 dos argentinos e 42 dos chilenos. Explicação para tal comedimento: temos mais medo de puniçÔes funcionais que nossos vizinhos.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto à - Edição 2088.
Websense - http://www.websense.com/content/home.aspx
BLOG DO MURPHY
Essa semana o Blog do Murphy conta um pouco dos ensinamentos do engenheiro norte-americano que criou a famosa Lei de Murphy. Quem nĂŁo conhece os termos dessa lei em que "se algo pode dar errado, darĂĄ"? SĂŁo poucos os que nunca experimentaram alguns de seus fenĂŽmenos, como a torrada que sempre cai com o lado recheado de manteiga para baixo.
No Blog, sua mulher o define como "Um tremendo azarado que, ao invés de se benzer, criou uma lei".
E Murphy explica os benefĂcios de sua criação:
"Poucos sĂŁo os que se dĂŁo conta dos benefĂcios sociais aprovados por minha lei. AtravĂ©s dela, pessoas encontram alĂvio para os pequenos traumas cotidianos".
"A Lei de Murphy conseguiu ser respeitada até no Brasil, onde não se respeita nem a Lei da Gravidade, como bem prova Luiza Brunet".
Confira mais no Blog do Murphy: http://www.blogsdoalem.com.br/murphy/.
Vitor Knijnik - Blogs do além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital - Edição 572.
PAGODADOS
http://pagodados.tumblr.com/
Esse site tira onda do pagode por meio de grĂĄficos e de percentuais divertidĂssimos. Digamos que seja uma maneira inusitada de treinar a matemĂĄtica.
Fonte: Folha de S.Paulo - 16/11/09.
SEI ONDE VOCĂ ESTEVE
O Latitude, serviço do Google que permite compartilhar sua localização com amigos por meio do GPS do seu celular, agora pode registrar o histĂłrico de lugares em que vocĂȘ esteve. Se vocĂȘ quiser o recurso, precisarĂĄ ativĂĄ-lo em www.google.com/latitude/apps/history.
Tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 18/11/09.
SEI ONDE VOCĂ ESTĂ
Outro recurso novo do Latitude, inaugurado na semana passada, Ă© o Alerta de Locais. Ele envia a vocĂȘ um alerta quando um amigo seu estiver por perto. Para usar o recurso, tambĂ©m Ă© preciso ativĂĄ-lo, em www.google.com/latitude/apps/alerts.
Tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 18/11/09.
JORNALISMO NA INTERNET
O maior site de compartilhamento de vĂdeos do mundo, o YouTube, acaba de lançar um canal de "jornalismo cidadĂŁo". Editores de TV ou sites poderĂŁo agora utilizar o YouTube Direct para obter vĂdeos feitos por pessoas comuns sobre acontecimentos importantes ou cotidianos, como cenas de desastres e acidentes, ou tambĂ©m para pedir que tais vĂdeos sejam produzidos.
Os vĂdeos serĂŁo fornecidos gratuitamente e o objetivo do canal Ă© favorecer o contato direto entre os editores e os cidadĂŁos jornalistas.
"Empresas de notĂcias sempre querem verificar o conteĂșdo que usam", disse Steve Grove, chefe de notĂcia e polĂtica do YouTube. "O YouTube Direct nĂŁo Ă© uma forma de gerar receita - seja para o YouTube ou para seus usuĂĄrios", acrescentou Grove. "Ă um incentivo para o envio de grandes vĂdeos, por conta do reconhecimento que vocĂȘ ganha de legĂtimas empresas de notĂcias", explicou.
Os sites norte-americanos Huffington Post, NPR, Politico, San Francisco Chronicle e duas estaçÔes da Boston TV estĂŁo testando o serviço. A Univision anunciou que irĂĄ fornecer seus programas de TV em espanhol para o YouTube de suas trĂȘs redes: Univision, TeleFuture e Galavision.
Os usuĂĄrios, assim como os veĂculos de imprensa, devem realizar um cadastro especĂfico no canal, atravĂ©s do endereço do site de compartilhamento. Acesse: www.youtube.com/direct.
Lupa - Fonte: O Tempo - 18/11/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php