ROBOMANIA BRASILEIRA
24/04/2010 -
EU DIGITAL
ROBOGAMES 2010
English:
http://www.riobotz.com.br/en/equipe.html
http://www.uairrior.unifei.edu.br/en/
Robogames:
http://www.robogames.net/
Vale-tudo de robĂŽs. Equipes brasileiras formadas por estudantes de engenharia ganham destaque em torneio nos Estados Unidos que transforma mĂĄquinas em gladiadores.
Uma luta Ă base de ferro e fogo vai se iniciar. A arena cercada de policarbonato â material transparente que pode resistir atĂ© mesmo a tiros â protege os espectadores. Os adversĂĄrios estĂŁo armados com serras, cilindros giratĂłrios e martelos. NĂŁo haverĂĄ sangue, porĂ©m. O que vai se espalhar pelos ares e ricochetear nas paredes serĂŁo apenas faĂscas e destroços de metal. A uma distĂąncia segura, alguĂ©m comanda a briga por controle remoto. No ringue, duas mĂĄquinas construĂdas com o Ășnico objetivo de destruir seus adversĂĄrios.
A guerra de robĂŽs Ă© uma modalidade esportiva que jĂĄ conquistou milhares de pessoas em diversas partes do mundo. As principais ligas estĂŁo nos Estados Unidos, no Reino Unido e na AustrĂĄlia, mas o Brasil cresce a cada ano. Entre os dias 23 e 25 deste mĂȘs, trĂȘs equipes nacionais vĂŁo competir na RoboGames, em San Mateo, na CalifĂłrnia (EUA), o maior evento do tipo no planeta.
SĂŁo mais de 70 categorias, que vĂŁo de hĂłquei ao sumĂŽ, atĂ© chegar Ă mais tradicional, o combate de robĂŽs. A novidade entre as equipes brasileiras Ă© que, pela primeira vez, uma delas vai competir na categoria hĂłquei, na qual dois times com trĂȘs robĂŽs tentam arremessar um disco no gol adversĂĄrio. As mĂĄquinas sĂŁo parte do time RioBotz, formado por alunos da PontifĂcia Universidade CatĂłlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em 2006, sua estreia no torneio, a equipe conseguiu a primeira colocação na categoria atĂ© 1,3 quilo com o robĂŽ Minitouro. No ano seguinte a RioBotz fez uma dobradinha com as mĂĄquinas Touro e Touro-light (atĂ© 27,3 quilos) e faturou a medalha de ouro. âA novidade para este ano Ă© o Touro-feather, robĂŽ da categoria peso-pena (atĂ© 13,6 quilos) que vem conquistando bons resultados nos torneios nacionaisâ, diz Marco AntĂŽnio Meggiolaro, professor de robĂłtica na PUC-RJ e coordenador do grupo. Outro time que vai representar o Brasil Ă© a Uai!rrior, de alunos da Universidade Federal de ItajubĂĄ (Unifei), de Minas Gerais.
Por aqui, duas competiçÔes jĂĄ estĂŁo no calendĂĄrio. Ambas sĂŁo organizadas pela equipe Robocore, que completa a delegação nacional na RoboGames. Apesar de o Brasil contar com apenas trĂȘs representantes na competição, 169 grupos se espalham pelo PaĂs, formados por aficionados e criados em universidades. âAtĂ© 90 pessoas concorrem por uma vagaâ, diz Rafael Pizzi, capitĂŁo do Uai!rrior. Prova de que o futuro do nosso metal pesado promete ser brilhante.
André Julião - Fonte: Isto à - Edição 2110.
RioBotz - http://www.riobotz.com.br/
Uai!rrior - http://www.uairrior.unifei.edu.br/
Robogames:
http://www.robogames.net/
FURO NO BBB
Um paulistano de 31 anos furou a âinviolĂĄvelâ segurança cibernĂ©tica do BBB10. Por puro prazer, ele decifrou o algoritmo que deveria evitar sufrĂĄgios mecanicamente repetitivos e, utilizando 78 IPs espalhados por vĂĄrios paĂses, votou nada menos que 7.938.445 vezes em Marcelo Dourado. Antes que a Rede Globo desminta, vale um conselho do gĂȘnio: âUma auditoria eletrĂŽnica pode facilmente confirmar a incidĂȘncia de IPs repetitivos. Cada um dos meus 78 ârobĂŽsâ votou, em mĂ©dia, 100 mil vezes.â
Ricardo Boechat - Fonte: Isto à - Edição 2110.
LOCALIZADOR
Se vocĂȘ vive perdendo chaves, carteiras e telefones, vai adorar o Phone Halo. Ele pode ser acoplado ao seu telefone, mas Ă© preciso instalar um aplicativo disponĂvel para Android e Blackberry, e, futuramente, para iPhone. Quando os objetos conectados encontram-se a uma determinada distĂąncia, Preço sugerido: U$ 59,90 em www.phonehalo.com.
Plug @do - Fonte: O Tempo - 17/04/10.
GERANEGĂCIO
O GeranegĂłcio Ă© um portal que pretende oferecer ao pequeno empreendedor serviços relacionados com: plano de negĂłgio, aptidĂ”es empreendedoras, planejamento estratĂ©gico, microcrĂ©dito e qualificação para obter assistĂȘncia tĂ©cnica, mercadolĂłgica, gerencial e comportamental.
O site: http://www.geranegocio.com.br/.
Fonte: Revista Brasileira de Administração (http://www.cfa.org.br/) - Ano XX - NĂșmero 74 - Janeiro/Fevereiro 2010.
PRĂMIOS PARA OS BLOGUEIROS
EstĂŁo abertas as inscriçÔes para a segunda edição do prĂȘmio Top Blog. SerĂŁo premiados os blogueiros mais votados por jĂșri acadĂȘmico e votação popular nos grupos: blogs pessoais, profissionais e corporativos. SĂŁo 15 categorias; para quem nĂŁo se enquadra em nenhuma, hĂĄ a de variedades. Os sites serĂŁo divulgados no portal http://www.topblog.com.br/2010/. O evento Ă© realização da MIXMD.
Plug @do - Fonte: O Tempo - 20/04/10.
ALICE FOR THE iPAD
O iPad, recĂ©m-lançado aparelho da Apple, chegou ao mercado com a promessa de revolucionar o modo como lemos. Um dos primeiros exemplos dessa possĂvel revolução Ă© a versĂŁo para iPad do livro Alice no PaĂs das Maravilhas, clĂĄssico infantil de Lewis Carroll. AlĂ©m da histĂłria escrita, as ilustraçÔes sĂŁo animadas e respondem aos movimentos do aparelho â garantia de distração para as crianças. O vĂdeo demonstrativo teve 600 mil acessos.
Veja o vĂdeo: http://www.youtube.com/watch?v=gew68Qj5kxw.
Fonte: Bombou na Web (www.bombounaweb.com.br) - 17/04/10.
REPĂBLICA 2010
A experiĂȘncia brasileira de construção colaborativa de um projeto de lei para a internet esteve em destaque na conferĂȘncia Re:publica 2010, que aconteceu em Berlim, na Alemanha, entre os dias 14 e 16 de abril.
O painel, com o nome de "Cultura Livre no Brasil", teve uma exposição de Ronaldo Lemos, da FGV-Rio (Fundação GetĂșlio Vargas do Rio de Janeiro), parceira do governo na elaboração do Marco Civil da Internet no Brasil. Lemos falou sobre o contexto que demandou uma legislação para a rede mundial no paĂs.
A quarta edição da Re:publica contou com cerca de 150 horas de programação dividas em palestras, workshops e mesas redondas, que discutiram sobre sociedade digital.
Outros pontos altos do evento foram as palestras do renomado especialista de mĂdia Jeff Jarvis, sobre a proteção da privacidade, e tambĂ©m a do professor da Columbia Law School Tim Wu sobre a neutralidade da internet.
Fotos podem ser vistas no Flickr oficial do evento: http://www.flickr.com/photos/re-publica. Algumas das palestras e workshops, em inglĂȘs e alemĂŁo, estĂŁo disponĂveis no site http://re-publica.de/10/en/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 21/04/10.
WEB BRASILEIRA CAI EM RANKING DE VELOCIDADE
A velocidade da internet brasileira cresceu nos Ășltimos trĂȘs meses do ano passado em relação ao trimestre imediatamente anterior, mas, ainda assim, recuou em ranking das redes mais rĂĄpidas do mundo.
A internet brasileira caiu da 35ÂȘ para a 37ÂȘ posição, apesar de a velocidade mĂ©dia do serviço ter crescido 21% nesse perĂodo, segundo levantamento da empresa norte-americana Akamai.
Para ter uma ideia, a internet no paĂs, que teve velocidade mĂ©dia de 1.312 Kbps (kilobits por segundo) entre outubro e dezembro do ano passado, Ă© 89% mais lenta que a sul-coreana, que mais uma vez liderou o ranking.
Outro dado da internet no Brasil Ă© que 17% das conexĂ”es tĂȘm velocidade inferior a 256 Kbps (que Ă© o parĂąmetro mĂnimo estabelecido pelas NaçÔes Unidas para uma web ser considerada de banda larga).
Apenas cinco paĂses -em uma lista de 45- tiveram resultado pior que o brasileiro.
Na parte de cima da tabela, ou seja, que leva em conta a web com mais de 5.000 Kbps, o Brasil aparece em 34Âș (entre 42 naçÔes), com 2,2% das conexĂ”es.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo - 22/04/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php