INTERDISCIPLINAR. QUEM ENGANA QUEM?
03/09/2006 -
EDITORIAL
Existe mĂșsica por encomenda. O cinema Ă© assim. Encomenda-se uma mĂșsica para uma cena, um personagem, abertura, fechamento.
Existe filme por encomenda também. Existe novela por encomenda. Existe pesquisa por encomenda. Até sexo de filho jå se faz por encomenda. Porém, o processo de aprendizagem não se faz por encomenda.
Quando alguĂ©m encomenda um trabalho interdisciplinar estĂĄ apenas encomendando um conteĂșdo escrito. Pode atĂ© assimilar o conteĂșdo do trabalho pronto, mas nĂŁo assimilou a importĂąncia da aprendizagem, da pesquisa. Portanto, nĂŁo obteve o conhecimento advindo da aprendizagem, pois o processo nĂŁo aconteceu.
A Ășnica pessoa que sai ganhando com um trabalho interdisciplinar encomendado Ă© a pessoa que recebe a encomenda, o dinheiro.
NĂŁo ganha o aluno que compra, pois sĂł obteve os benefĂcios da nota. NĂŁo ganha o grupo porque perdeu a oportunidade de exercitar a capacidade de trabalhar, de pensar, agir e obter um resultado em grupo.
Apesar de nĂŁo ter culpa neste processo, nĂŁo ganha a instituição porque, mesmo sem saber, o conhecimento gerado por aqueles trabalhos nĂŁo tem um padrĂŁo Ă©tico compatĂvel com o objetivo de uma instituição de ensino ao produzir conhecimento.
NĂŁo ganha o mercado de trabalho que receberĂĄ profissionais incapacitados ou com pouca experiĂȘncia em diversos tipos de atividades que poderĂam ter sido aprendidas na realização de um trabalho interdisciplinar.
Pelo lado da faculdade, a manutenção de um formato jå foi uma grande contribuição para o aprimoramento do trabalho, mas ainda falta um manual de regras que estabeleça critérios e parùmetros para que a avaliação dos trabalhos seja isenta, sem dar margem à subjetividade de quem avalia.
Infelizmente, a orientação no desenvolvimento dos trabalhos ainda é aquém da importùncia que a faculdade då ao interdisciplinar.
Pra muita gente, as famosas aulas de orientação de interdisciplinar continuam sendo apenas um bom motivo pra ir embora mais cedo. Desinteresse de muitos alunos. Desinteresse de alguns professores.
Quem sabe um coordenador de projeto interdisciplinar e TCC? Exclusivo. Full time. 100%. Alguém com disponibilidade para acompanhar os professores, saber do desenvolvimento do trabalho de cada grupo, por amostragem ver trabalhos em desenvolvimento.
Ninguém engana ninguém.à como diz o ditado, um finge que manda, o outro finge que obedece.