A LIDERANĂA LUNAR
22/02/2008 -
PENSE!
RARO ESPETĂCULO DE LIDERANĂA NOS CĂUS
O eclipse lunar Ă© visto do PlanetĂĄrio do parque Ibirapuera em SĂŁo Paulo. No inĂcio, o cĂ©u estava parcialmente encoberto, no momento do eclipse total, por volta da meia-noite, o cĂ©u abriu dando visibilidade total ao pĂșblico de quase 100 pessoas que apreciava o fenĂŽmeno. O prĂłximo eclipse lunar total serĂĄ em 21 de dezembro de 2010.
Fonte: Terra - 21/02/08.
Veja fotos do eclipse pelo mundo: http://noticias.br.msn.com/fotos/eclipselunar.aspx
English (photos): http://www.reuters.com/article/scienceNews/idUSL2028499420080221 and http://news.uk.msn.com/total-lunar-eclipse.aspx
ESPĂRITO DE LIDERANĂA
http://www.forteach.net/video/video/97TYDFSm_So
Reserve uns minutinhos, para ver o vĂdeo, clicando duas vezes no endereço acima. Para reflexĂŁo, e vivĂȘncia a cada dia. Ligue o som, vale a pena.
(Colaboração: Markão)
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Ă fĂĄcil ser um grande lĂder?
Por Adm. Marizete Furbino
"Os grandes lĂderes sĂŁo como os melhores maestros - eles vĂŁo alĂ©m das notas para alcançar a mĂĄgica dos mĂșsicos." (Blaine Lee)
Ser um lĂder nĂŁo Ă© nada fĂĄcil. Para realizar um Ăłtimo trabalho de liderança nas organizaçÔes do sĂ©c.XXI, o lĂder deve atender Ă s reais expectativas da organização e fazer com que a organização atenda Ă s reais expectativas dos colaboradores, tendo como conseqĂŒĂȘncia, a obtenção da eficiĂȘncia e da eficĂĄcia nas açÔes, assim, todos saem ganhando. O lĂder contribui nĂŁo sĂł com o desenvolvimento organizacional, mas tambĂ©m, com o desenvolvimento pessoal.
A figura de um lĂder dentro de qualquer organização Ă© importantĂssima, uma vez que Ă© atravĂ©s de seu trabalho, que a organização irĂĄ deslanchar no mercado, mercado este, globalizado e altamente competitivo.
Ă de responsabilidade de um grande lĂder, alĂ©m de saber selecionar, saber recrutar, saber colocar o colaborador certo no departamento certo, saber verificar se conhecimento e perfil estĂŁo condizentes com atribuição e cargo. Ă de suma importĂąncia tambĂ©m, saber capacitar, saber manter e saber reter o colaborador dentro da organização. Ă sabedor que, cada ser humano Ă© Ășnico, cheio de anseios, desejos, competĂȘncias e talentos, portanto, todos tĂȘm muito a contribuir com a organização, basta serem inseridos nos devidos lugares.
Um grande lĂder, alĂ©m de se preocupar com o desenvolvimento dos valores, missĂŁo e visĂŁo da organização, nĂŁo esquece o foco jamais, pois, sabe que se perder o foco, haverĂĄ dispersĂŁo e como conseqĂŒĂȘncia perda de tempo e tempo em se tratando de mercado, Ă© dinheiro. Seu trabalho Ă© centrado encima do que se quer alcançar.
Tem plena consciĂȘncia, que realiza atravĂ©s das pessoas, portanto, investe demasiadamente no pessoal envolvido, pois, sabe que as pessoas, constituem o maior patrimĂŽnio de uma organização, sabe tambĂ©m, que Ă© atravĂ©s das pessoas, que a organização poderĂĄ ascender e nĂŁo sĂł sobreviver, mas se perpetuar no mercado. Torna-se entĂŁo, um desafio constante para um lĂder, incentivar o colaborador, para que este trabalhe sempre motivado, vestindo de fato a meia, a cueca, o bonĂ©, a calça, a camisa e o sapato da organização, ou seja, que este realmente se doa, se entregue ao trabalho de corpo e alma. A partir do momento que existe esta entrega, esta doação, verifica-se que existe satisfação, harmonia, interação, integração e como conseqĂŒĂȘncia maior produtividade.
AtravĂ©s de todo trabalho, sempre realizado em equipe, o lĂder planeja, organiza suas açÔes, dirigindo, controlando e acompanhando todos os departamentos, realizando um monitoramento sistĂȘmico freqĂŒente, avaliando e confrontando as atividades planejadas com as atividades de fato executadas, enxergando os gargalos e atuando imediatamente em prol da melhoria contĂnua.
Um grande lĂder, para meros funcionĂĄrios, melhor assim denominĂĄ-los, Ă© odiado. Odiado porque, um grande lĂder irĂĄ exigir trabalho, comprometimento e envolvimento, e estes funcionĂĄrios nĂŁo sĂŁo de fato colaboradores, nĂŁo querem contribuir, mas tambĂ©m nĂŁo querem sair da organização, pois, necessitam da remuneração no final de cada mĂȘs para sobreviverem. Se estes funcionĂĄrios nĂŁo querem contribuir para com a organização, nĂŁo tem porque a organização contribuir para com os mesmos, restando entĂŁo, a demissĂŁo, pois, pessoas deste tipo constituem um entrave na organização. Caso o lĂder atue com o coração e nĂŁo com a razĂŁo, neste caso, nĂŁo realizando tais demissĂ”es, quem serĂĄ demitido em um futuro bem prĂłximo serĂĄ ele, o prĂłprio. Toda e qualquer organização, jamais deve permanecer com pessoas em seu quadro de pessoal, que nĂŁo queiram contribuir para com a mesma, pois, as pessoas sĂŁo remuneradas para o exercĂcio da função e o mercado exige hoje, excelĂȘncia em tudo que se faça. Se o empregador remunera, pode realizar a escolha dos que irĂŁo permanecer ou nĂŁo, dentro da organização.
Um grande lĂder, para os colaboradores, Ă© como se fosse um pilar dentro da organização, portanto, Ă© venerado, visado e espelhado por todos. O colaborador tem sede de contribuição, quer colaborar com a organização, quer se espelhar no lĂder e se tornar grande, portanto, se compromete e envolve com tudo que se faz, restando ao lĂder realizar um Ăłtimo trabalho para mantĂȘ-los e retĂȘ-los consigo.
Um grande lĂder, alĂ©m de saber ouvir as pessoas, sabe de fato o que Ă© exercer a função com Ă©tica, cidadania, parceria e empatia. Sabe-se relacionar muito bem com todos da organização. Preocupa-se muito com suas habilidades tĂ©cnicas e gerenciais, buscando sempre o conhecimento, para melhor atuar. Preocupa-se tambĂ©m, com suas atitudes e com o seu comportamento, porque tĂȘm consciĂȘncia que sĂŁo muitos os seus seguidores.
A figura de um lĂder Ă© de suma importĂąncia dentro de uma organização, pois, Ă© a partir do exercĂcio de sua função, que a organização poderĂĄ submergir ou emergir no mercado, o que torna seu papel crucial, porĂ©m nĂŁo pesaroso, devido ao fato de amar o que faz, portanto, temos que tirar o chapĂ©u para o lĂder , quando de fato , faz jus ao titulo de âgrandeâ lĂder.
22/10/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php