O SHOW DOS "VERDADEIROS" REIS DA LOGĂSTICA CONTINUA XIII...
03/04/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA NO ESPAĂO - NASA SPACE WALK
Photos: http://www.texasjim.com/NASApix/NASA%20pix.htm
Foram tiradas na recente viagem da Endeavour Ă ISS (em Agosto), conforme notĂcia abaixo (onde hĂĄ referĂȘncia ao furacĂŁo Dean, que aparece em toda a sua pujança na Ășltima fotografia).
Endeavour estĂĄ de regresso Ă Terra
A nave espacial norte-americana Endeavour separou-se hoje da Estação Espacial Internacional (ISS) para poder aterrar terça-feira na Florida, um dia antes do inicialmente previsto devido à ameaça provocada pelo furacão Dean, anunciou a NASA.
(21:50 / 19 de Agosto 07)
A Endeavour separou-se, este domingo, da ISS, concluindo uma permanĂȘncia de nove dias no posto avançado orbital destinada a terminar a sua construção.
O risco do Dean, um furacão de força 4, vir a atingir a costa do Texas, Estados Unidos, a partir de quarta-feira, levou a NASA a antecipar em 24 horas a missão , na qual se encontram sete astronautas, entre eles duas mulheres.
O centro de Houston, que controla as missĂ”es da nave no espaço e orienta o seu regresso Ă Terra, pode vir a ser evacuado caso o Dean atinja o Texas, o que pode obrigar a agĂȘncia espacial a transferir as operaçÔes para o centro espacial Kennedy, na Florida.
Sendo assim, a primeira possibilidade de aterragem estå prevista para terça-feira, na Florida.
Após se terem afastado da ISS, os astronautas procederam a uma inspecção visual de rotina do escudo térmico do satélite com a ajuda de uma cùmara de alta-definição e um laser colocados na extremidade de um prolongamento de um braço robótico manobrado a partir da cabine.
Nesta missĂŁo, os astronautas efectuaram quatro saĂdas orbitais, durante as quais instalaram um novo fragmento metĂĄlico para aumentar a estrutura da Estação, substituĂram um dos quatro giroscĂłpios defeituosos e depositaram quase trĂȘs toneladas de vĂveres e equipamentos
(Colaboração: A.M.B.)
Ă SOMBRA DA CONCORRĂNCIA - ConcorrĂȘncia incentiva inteligĂȘncia de mercado
Profissional deve antecipar tendĂȘncias e lançamentos de firmas rivais.
O crescimento da economia brasileira, alĂ©m de propiciar um cenĂĄrio de maior concorrĂȘncia entre as empresas, incentiva a propagação de uma atividade ainda nova no paĂs: a de inteligĂȘncia de mercado.
Entre as atribuiçÔes do profissional, que, em geral, Ă© formado em marketing ou administração, estĂĄ antecipar o movimento dos concorrentes para diminuir os riscos de prejuĂzo.
Para isso, ele analisa os elementos que mostram os planos da concorrĂȘncia. A compra de um terreno, por exemplo, pode significar que a companhia irĂĄ construir uma nova fĂĄbrica.
"Ă possĂvel prever o que outra empresa vai fazer atĂ© pelo tipo de profissional que ela contrata", exemplifica Jorge Bitencourt Castilho, 37, gerente de inteligĂȘncia da Bunge (alimentos e agronegĂłcios).
Mas, para chegar a essas conclusĂ”es, o profissional deve ser visionĂĄrio, de acordo com Alfredo Passos, professor de inteligĂȘncia competitiva da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing http://www.espm.br/espm/pt/home). "NĂŁo Ă© sĂł pegar informaçÔes que estĂŁo por aĂ e colocĂĄ-las em uma planilha. Ă preciso mostrar como esse cenĂĄrio afeta a empresa."
Telefone com fio: AlĂ©m de captar as informaçÔes, o profissional deve fazer com que elas cheguem aos nĂveis de gerĂȘncia da companhia.
"Se alguém ouve um boato e a informação não chega ao topo, a empresa pode não ter tempo håbil de averiguå-la -e perder com isso", diz Castilho.
"O ideal é que os profissionais complementem as informaçÔes", acrescenta Fernando de Almeida, coordenador do curso de pós-graduação em monitoramento estratégico competitivo da FIA (Fundação Instituto de Administração http://www.fia.com.br/PortalFIA/Default.aspx?idpagina=1).
Ele conta que um fabricante de eletroeletrÎnicos notou que seu fornecedor asiåtico estava aumentando os preços sem explicação. "Concluiu-se que esse fornecedor estava vindo para operar no Brasil, o que efetivamente ocorreu um ano depois."
Apesar de sua importĂąncia, a atividade ainda sofre resistĂȘncia. "Como a ĂĄrea nĂŁo tem resultados tangĂveis, Ă© mais difĂcil para a companhia enxergar seus benefĂcios", aponta Leandro Gaspar, 31, gerente de inteligĂȘncia de mercado da farmacĂȘutica sanofi-aventis.
Maria Carolina Nomura - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/03/08.
ATUANTES CARECEM DE QUALIFICAĂĂO
A demanda pelo profissional de inteligĂȘncia de mercado ou competitiva cresceu cerca de 15% em dois anos, segundo Gustavo Parise, 32, gerente da ĂĄrea de varejo da Michael Page, empresa de recolocação profissional .
"As empresas contratam em dois casos: quando a concorrĂȘncia estĂĄ acirrada ou quando precisam alavancar um negĂłcio que estĂĄ estagnado", afirma.
Mas a busca pelo profissional esbarra na falta de pessoas qualificadas para os cargos oferecidos.
"Esse trabalho requer uma especialização, mas, como é uma atividade nova, não hå muitos cursos com essa disciplina", afirma Alfredo Passos, da ESPM.
A FIA lançou neste mĂȘs uma pĂłs-graduação em monitoramento estratĂ©gico competitivo. "Os alunos sĂŁo pessoas que sabem que esse Ă© um mercado promissor", diz Fernando de Almeida, coordenador do curso.
Novidade: Apesar de apresentar oportunidades profissionais, a atividade também esbarra no desconhecimento de sua finalidade.
Segundo Passos, muitos executivos confundem o trabalho de inteligĂȘncia com pesquisa de mercado ou marketing. "HĂĄ uma deficiĂȘncia em saber o que Ă© essa inteligĂȘncia."
No ano passado, foi criado o Ibramerc (Instituto Brasileiro de InteligĂȘncia de Mercado http://www.ibramerc.org.br/), com o objetivo de fomentar o conhecimento do processo de inteligĂȘncia.
Para o presidente do instituto, Robson Alberone, é preciso fortalecer a idéia de que a estratégia deve fazer parte da cultura empresarial.
Fonte: Folha de S.Paulo - 30/03/08.
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