DARWIN ESCREVEU A ORIGEM DAS ESPĂCIES. NĂS ESTAMOS DANDO GRANDES PASSOS PARA ESCREVER O FIM. DA NOSSA.
25/02/2009 -
COLUNA DO CANALHA
Ano 2182.
A população mundial é de 1 bilhão e trezentos milhÔes de habitantes, ante 6 bilhÔes de habitantes no ano de 2009.
Mais da metade da população morreu de epidemias diversas, fome e guerras.
Os sobreviventes sĂŁo basicamente os habitantes dos paĂses ricos. EstĂŁo vivendo Ă s margens dos pĂłlos por falta de condiçÔes de habitação nas zonas quentes do planeta.
Essas åreas estão contaminadas com uma alta densidade de bactérias, germes e todo o tipo de microrganismos.
O buraco na camada de ozĂŽnio Ă© extenso.
As poucas florestas mais parecem pequenos jardins e os desertos atravessam continentes.
A temperatura Ă s margens dos pĂłlos Ă© em torno de -10 graus centĂgrados. Nas ĂĄreas quentes a temperatura mĂnima Ă© de 25 graus centĂgrados. A mĂĄxima ultrapassa os 50 graus em inĂșmeras regiĂ”es.
O cenĂĄrio Ă© futurista, amedrontador, talvez irreal demais pra poder ser verdade. Mas ele nĂŁo Ă© impossĂvel, e, pior, nĂŁo chega a ser improvĂĄvel.
Talvez eu nĂŁo tenha acertado na temperatura, na extensĂŁo dos desertos, no nĂșmero de habitantes, nas zonas que serĂŁo quentes ou frias... Mas isso nĂŁo importa. A questĂŁo fundamental Ă© que individualmente cada hipĂłtese citada Ă© possĂvel.
Assim como a AIDS, a gripe aviĂĄria foi um sinal importantĂssimo sobre como funciona a evolução do nosso sistema de vida.
A nĂŁo assinatura do Tratado de Kyoto pelos americanos Ă© uma continua contribuição para o acontecimento de furacĂ”es como o Katrina, catĂĄstrofes como aconteceu em Santa Catarina, estiagem como acontece em nosso nordeste e no norte da Ăfrica.
Guerras desnecessĂĄrias como a do Iraque, ou como palestinos e judeus, ou afegĂŁos e americanos, ou russos e chechenos, ou chineses e tibetanos, pra que servem?
Desmatamento desenfreado, a começar pelos paĂses ricos que dizimaram suas florestas e matas sem se preocupar com sua preservação e agora urgem pela segurança das nossas florestas pra disfarçar o seu verdadeiro interesse pela nossa biodiversidade. E a nossa incompetĂȘncia em preservar o que Ă© nosso, mas preservando leis inĂłcuas, sistemas de controle precĂĄrios, polĂticas e polĂticos indecentes.
A crise mundial é talvez o mais próximo do fundo do poço que a humanidade chegou.
Como sempre se disse no Brasil, a crise Ă© de moral. O mundo perdeu o moral. A polĂtica mundial perdeu o moral. As sociedades estĂŁo sem moral.
Hoje, nenhuma instituição tem o poder de reconduzir a sociedade como um dia fez a igreja.
Não se aglutina mais pessoas através do temor a Deus.
Não se faz mais guerra por ideologia, como fez um dia Hitler, que além de tudo era louco, xenofóbico.
NĂŁo se muda mais uma sociedade como fez Fidel e nĂŁo o farĂĄ Hugo Chavez.
NĂŁo se muda mais o rumo de uma histĂłria como fez Mao Tse Tung, nem mais se conquista o mundo como fizeram os âCĂ©zaresâ ou Gengis Khan.
O capitalismo precisa parar. O socialismo nĂŁo serve como alternativa.
NĂŁo se pode aplicar Darwin na economia.
Para as espécies vivas, os mais fortes sobrevivem aos mais fracos. Jå na economia, essa seleção natural leva a exploração dos mais fracos pelos mais fortes.
Nada de igualitarismo.
Seja qual for o modelo social, dificilmente escaparemos da criação de nĂveis. Mas o mundo precisa urgentemente de um novo modelo social e de ideal.
Ainda tenho pra mim que em breve serĂĄ criado um cargo mais poderoso que o do presidente dos Estados Unidos. Mas, de preferĂȘncia, que nĂŁo seja ocupado por um americano. Pelo menos nĂŁo no começo de uma nova histĂłria.
NĂŁo sei por que, de repente, me veio Ă cabeça que dois grandes impĂ©rios que ruĂram terminavam com âanoâ. ImpĂ©rio Otomano e ImpĂ©rio Romano.
Ano de 2009.
A População mundial é de 6 bilhÔes de habitantes no ano de 2009.
Se ninguém fizer nada de produtivo, mais da metade dessa população vai morrer de epidemias diversas, fome e guerras.
Os sobreviventes serĂŁo basicamente os habitantes dos paĂses ricos. EstarĂŁo vivendo Ă s margens dos pĂłlos por falta de condiçÔes de habitação nas zonas quentes do planeta.
Essas åreas estarão contaminadas com uma alta densidade de bactérias, germes e todo o tipo de microrganismos.
O buraco na camada de ozĂŽnio serĂĄ extenso.
As poucas florestas mais parecerĂŁo pequenos jardins e os desertos atravessarĂŁo continentes.
A temperatura Ă s margens dos pĂłlos serĂĄ em torno de -10 graus centĂgrados. Nas ĂĄreas quentes a temperatura mĂnima serĂĄ de 25 graus centĂgrados. A mĂĄxima ultrapassarĂĄ os 50 graus em inĂșmeras regiĂ”es.
Por mais que a sociologia, a psicologia, o cinema, a literatura, a ciĂȘncia e o prĂłprio planeta falem, mostrem, provem, indiquem, sugiram e tudo mais que termine em âamâ, âemâ,âimâ, âomâ ou âumâ, o ser humano aprende muito pouco sobre sua prĂłpria existĂȘncia.
Foto: O cometa Lulin Ă© fotografado em sua passagem pela cidade de Stedman, na Carolina do Norte. O fenĂŽmeno foi descoberto por astrĂŽnomos de Taiwan e da China. Fonte: Terra - 23/02/09.
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3593995-EI238,00.html
Veja mais fotos:
http://www.daylife.com/search?q=lulin
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
NARIZ DE PALHAĂO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php