CRIATIVIDADE E INOVAĂĂO
15/03/2008 -
PENSE!
IMPACTO AMBIENTAL
English:
http://www.cebit.de/49471
http://weblog.greenpeace.org/
Alemanha - Empresas mostram projetos que pretendem diminuir o impacto ambiental durante a CeBit, maior feira de tecnologia da Europa, com mais de 5,5 mil expositores. O evento Ă© realizado em Hanover.
Leia mais sobre a CeBit 2008:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2664086-EI11385,00.html
Fonte: Terra - 08/03/08.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Inovação, palavra de ordem no Século XXI.
Por Adm. Marizete Furbino
âA melhor maneira de prever o futuro Ă© criĂĄ-loâ.
(Peter Drucker)
Para enfrentar os concorrentes e como medida preventiva, evitando-se assim, a prĂłpria degolação, torna-se necessĂĄrio que, pequenas e mĂ©dias empresas, alĂ©m de valorizar seus recursos humanos, invistam cada vez mais nos mesmos, para que estes possam atuar com muita criatividade e inovação, trabalhando em prol da melhoria contĂnua, propiciando assim, que a empresa nĂŁo sĂł melhore cada vez mais produtos/serviços, mas, aumente sua produtividade, obtenha maior lucratividade e faça o diferencial no mercado, mantendo-se competitivas, garantindo assim, sua sobrevivĂȘncia de forma sustentĂĄvel.
Sabedor de que conhecimento, inovação e criatividade, sĂŁo 03 pilares imprescindĂveis para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, uma vez que traz consigo maior produtividade, eficiĂȘncia e eficĂĄcia nas açÔes, o empreendedor investe cada vez mais, e assim, consegue conquistar o sucesso e nĂŁo sĂł sobreviver, mas permanecer neste mercado globalizado, onde a competitividade Ă© demasiadamente acirrada.
Uma empresa que nĂŁo inova estarĂĄ fadada ao fracasso. A inovação Ă© fator sine-qua-non de sucesso. AtravĂ©s da inovação a empresa tem maior probabilidade de oferecer ao mercado produtos e serviços mais atrativos, destacando-se, sendo lĂder no que faz , fazendo-se assim o diferencial.
A inovação advĂ©m de um pensamento criativo e aparece atrelada a exploração de uma idĂ©ia, que resulta no melhoramento de produtos/serviços jĂĄ existentes e/ou na criação de novos produtos/serviços, muitas vezes, decorrentes do arrocho financeiro que as pequenas e mĂ©dias empresas vivem, gerando o rebento denominado lucratividade e tendo como resultado, maior produtividade, sobrevivĂȘncia sustentĂĄvel, vantagem competitiva e maior permanĂȘncia no mercado.
Inovar sempre Ă© preciso, pois, diante de tantas dificuldades e entraves existentes na vida da pequena e mĂ©dia empresa, a inovação vem de encontro Ă sobrevivĂȘncia e permanĂȘncia da empresa no mercado, uma vez que alĂ©m de agregar valor ao produto e /ou serviço, produz um impacto significativo na qualidade, no preço do produto e/ou serviço prestado, bem como na receita da prĂłpria empresa, gerando mudança substancial na estrutura de mercado, tornando-se assim, um diferencial competitivo.
Através da inovação as empresas de pequeno e médio porte, realizam novas parcerias, agregam valor aos seus produtos/serviços, ganham mercado, receita e vantagem competitiva de médio e longo prazo, o que propicia à mesma sustentabilidade, neste mercado altamente competitivo.
Criatividade e inovação fazem parte da base de sustentação de qualquer empresa do séc. XXI e requer muita vontade, entusiasmo, dedicação, comprometimento e envolvimento.
A inovação se tornou uma ferramenta indispensĂĄvel Ă s empresas do sĂ©culo XXI e a ausĂȘncia de capacidade inovadora, alĂ©m de constituir um entrave sĂ©rio na vida de qualquer empresa, compromete a mesma, ditando seus dias de vida no mercado.
11/11/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php