ĂTICA, QUESTĂO DE SOBREVIVĂNCIA!
19/01/2008 -
PENSE!
CĂDIGO DE ĂTICA
Na foto: CĂłdigo de Ătica. Autora: ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho. SĂŁo Paulo: NegĂłcio Editora, 2001.
Leia sinopse no final dessa pĂĄgina.
Fonte: Agora Virtual.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Ătica, QuestĂŁo de SobrevivĂȘncia!
Por Adm. Marizete Furbino
âSe nĂŁo tomarmos cuidado, no prĂłximo milĂȘnio nĂŁo vamos ter nem Ă©tica nem dignidade no dicionĂĄrio portuguĂȘs. SerĂŁo substituĂdas por espertezaâ.
(AntĂŽnio ErmĂrio de Moraes)
Para as organizaçÔes do sĂ©c. XXI a Ă©tica nĂŁo Ă© mais uma opção e sim uma exigĂȘncia de mercado. AtravĂ©s da Ă©tica, a organização realiza seu diferencial, ganhando respeito, confiança e credibilidade, portanto, tornou-se uma questĂŁo de sobrevivĂȘncia. No mercado atual, o gestor deverĂĄ adotar sempre o comportamento Ă©tico, uma vez que este, alĂ©m de render bons resultados, agrega valor Ă imagem da organização, portanto, ter consciĂȘncia, tomar a decisĂŁo em ser Ă©tico e internalizar dentro da organização tais valores, trabalhando em prol da Ă©tica, constitui entĂŁo, mais que um diferencial, constitui um compromisso que deverĂĄ assumir o gestor com a organização, enxergando a relevĂąncia da Ă©tica dentro de quaisquer organizaçÔes, comprometendo-se com os preceitos morais e preocupando-se cada vez mais com a questĂŁo dos valores, das condutas, dos princĂpios, dos comportamentos e do respeito, tornando-se imprescindĂvel a Ă©tica dentro de uma organização, uma vez que o mercado estĂĄ cada vez mais exigente e imagem Ă© tudo.
Torna-se necessĂĄrio rever alguns princĂpios impregnados ainda em algumas organizaçÔes, que ainda existem e norteiam açÔes, tais como, a corrupção, o desejo de alcançar mais e mais nĂŁo se importando com o como, a ausĂȘncia do respeito mĂștuo, a individualidade, o egoĂsmo ainda enraizado em muitas organizaçÔes e que servem como erva daninha para as mesmas.
Devemos lembrar sempre que, a organização Ă© composta de pessoas, e estas sĂŁo recheadas de talentos, anseios, sentimento, idĂ©ias, inteligĂȘncias, culturas, princĂpios e valores diversos e que serĂŁo estas pessoas as responsĂĄveis por alavancar ou arruinar as organizaçÔes, portanto, pensar e trabalhar a Ă©tica dentro das organizaçÔes, tornou-se fator fundamental. Trabalhar em prol do resgate Ă dignidade, aos valores, aos princĂpios, repensando conduta e comportamento do ser humano, tornou-se imprescindĂvel, pois, a partir do momento que todos dentro da organização tiverem uma consciĂȘncia Ă©tica, toda a organização irĂĄ atuar de forma interagida, inter-relacionada e integrada, resultando no rebento denominado sucesso.
Para que a empresa nĂŁo sĂł sobreviva, mas para que permaneça sĂłlida no mercado, onde a competitividade Ă© tĂŁo acirrada, torna-se imprescindĂvel que seja Ă©tica, pois, caso contrĂĄrio, ganharĂĄ alguns negĂłcios, mas nĂŁo conseguirĂĄ manter - se no mercado.
A Ă©tica organizacional alĂ©m de aparecer pautada, de forma nĂtida, quanto ao comportamento e conduta adotados pelos gestores da organização, aparece tambĂ©m, de forma clara, na missĂŁo, visĂŁo, nos princĂpios e valores impregnados, nas polĂticas e estratĂ©gias adotadas, no cĂłdigo de Ă©tica elaborado e concebido de fato pela organização como padrĂŁo efetivo de diretrizes da ação profissional, onde todos tĂȘm conhecimento do mesmo, e na divulgação do balanço social organizacional, portanto, constitui em uma filosofia de vida.
à preciso, que todos dentro de uma organização, exerçam suas funçÔes, de forma transparente, não só respeitando os limites e os direitos das pessoas, mas, em prol do bem comum, contribuindo assim, não só para com o desenvolvimento organizacional, mas para com o desenvolvimento pessoal de todos que fazem parte da organização.
Ă preciso que toda organização nĂŁo apenas fale de Ă©tica, mas a coloque em prĂĄtica, difundindo e adotando princĂpios e valores que lhes servem de guia e que norteiem comportamento e conduta, assim haverĂĄ de fato alĂ©m da harmonia, um crescimento de todos os envolvidos.
à preciso conduzir-se de forma ética não apenas quando lhe for conveniente, mas o tempo todo, demonstrando compromisso não só com a organização da qual faz parte, mas também com a comunidade para qual serve, contribuindo com o desenvolvimento e realizando de fato responsabilidade social.
Assegurar a conduta da organização dentro da visĂŁo acima exposta significa garantir nĂŁo sĂł sobrevivĂȘncia, mas solidez no mercado.
14/09/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
CĂDIGO DE ĂTICA (Autora: ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho. SĂŁo Paulo: NegĂłcio Editora, 2001.)
Sinopse:
Ainda corremos o risco de ouvir antigas expressĂ”es como "esse Ă© o mundo dos negĂłcios" como se ele fosse algo desassociado do comportamento que queremos para nossos filhos. Mas, felizmente, essa e outras frases que tratam um comportamento mais Ă©tico como algo piegas, ingĂȘnuo, vĂȘm se dizimando em virtude de uma mudança de comportamento. E, como toda mudança, essa tambĂ©m Ă© longa e requer uma vigilĂąncia acompanhada, pois existem muitos obstĂĄculos e tentaçÔes no caminho.
Todas serĂŁo suplantadas e quem superar esta fase mais rapidamente terĂĄ uma dupla vantagem. A primeira e mais importante traz benefĂcios intrĂnsecos, ou seja, pessoas se relacionando com a prĂłpria empresa de forma muito mais efetiva e prazerosa. A segunda, tambĂ©m significativa, ajuda a consolidar a imagem da organização.
A professora Cecilia Arruda, uma das mais incansåveis guerreiras da ética no Brasil, analisa o papel e a importùncia de se ter um código de ética que norteie as açÔes da empresa.
Fonte: Agora Virtual.
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