O DIA T
01/05/2015 -
EDITORIAL
O dia 1Âș de maio Ă© para pensar sobre a questĂŁo do Trabalho. NĂŁo hĂĄ como questionar sob nenhuma hipĂłtese sua importĂąncia no contexto global, tanto que se tornou um dia internacional. Um dia para a reflexĂŁo mundial.
Mas o que significa âTrabalhoâ. FĂĄcil seria recorrer ao Google, mas sem essa ferramenta, o que vem primeiro Ă cabeça quando se pensa nessa palavra? Talvez que todo cidadĂŁo tem o âdireito da livre escolha e exercĂcio de trabalho, ofĂcio e profissĂŁo.â TambĂ©m pode remetar Ă quela mĂșsica do Gonzaguinha âE sem o seu trabalho, um homem nĂŁo tem honra.â Ou, simplesmente, âum direito de todos.â
A origem da palavra Ă© muito interessante. Vem do vocĂĄbulo latino "TRIPALIU": denominação de um instrumento de tortura formado por trĂȘs (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu. Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que nĂŁo podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituĂdas de posses.
Independente do significado e da origem, trata-se de um problema social de gigantesca proporção no mundo. O processo de criação de postos estĂĄ em franca decadĂȘncia. Especificamente no Brasil, A taxa de desemprego deve continuar crescendo nos prĂłximos dois anos e atingir 7,1% em 2015 e 7,3% em 2016, conforme previsĂŁo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em recente estudo. Ano passado o Ăndice foi de 6,8%. Algo entre 6,5 e 7 milhĂ”es de desempregados.
A prĂłpria corrente do pensamento econĂŽmico se contradiz na possĂvel solução desse problema, com vertentes voltadas para a capacidade de autoregulação do mercado e outras para a intervenção do Estado. Como pensa um grande amigo âĂ a escolha da forma que define se vai se tentar apagar a fogueira com ĂĄgua ou gasolina. A quantidade de ĂĄgua pode atĂ© nĂŁo apagar a fogueira completamente, enquanto por mĂnima que seja, a gasolina vai sempre efeito contrĂĄrio.â
A crise Ă© mundial, mas no Brasil a extensĂŁo Ă© um pouco maior em decorrĂȘncia de um governo sem credibilidade e sem forças para reverter esse quadro. Vai alĂ©m da crise de mercado, pois estĂĄ nas entranhas de uma crise interna nacional. Muito mais por incompetĂȘncia de gestĂŁo administrativa, governamental e polĂtica do que, unicamente, pelo efeito da situação em todo o mundo.
DifĂcil de concluir... Melhor voltar ao inĂcio do texto: O dia 1Âș de maio Ă© para se pensar sobre a questĂŁo do Trabalho.
Educação, SaĂșde, Paz e Trabalho a Todos!
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php