TURMAS VIAJANTES
13/08/2009 -
TURMAS DO FM
VIAGENS DE GEEK
English:
http://www.amazon.com/Geek-Atlas-Places-Science-Technology/dp/0596523203#
http://oreilly.com/catalog/9780596523206/
Livro apresenta destinos especiais para manĂacos por informĂĄtica, fĂsica, astronomia e disciplinas afins.
Qual é a graça de ir a Palo Alto, na Califórnia, e sair à caça de uma garagem de madeira, com pintura jå meio desgastada e da qual não se pode nem chegar perto (só fotografar da rua)? Para um verdadeiro geek, possivelmente, toda a graça. Foi lå a primeira oficina de Bill Hewlett e Dave Packard, dando em 1939 os primeiros passos da Hewlett-Packard.
Apesar de nĂŁo expor um mĂsero fiozinho, o casebre de portas trancadas entrou para o livro "The Geek Atlas - 128 Places Where Science and Technology Come Alive" (128 lugares onde ciĂȘncia e tecnologia ganham vida). Escrito por John Graham-Cumming -geek faixa-preta, criador de programas de informĂĄtica premiados-, a obra lista lugares tidos como imperdĂveis para quem adora fĂsica, astronomia, informĂĄtica e afins.
Alguns exemplos
AMIGOS DA HP
Visualmente, a garagem onde Bill Hewlett e Dave Packard deram os primeiros passos para a criação da Hewlett-Packard, em 1939, em Palo Alto (CalifĂłrnia, EUA), pode nĂŁo ter graça nenhuma. Mas Ă© seu significado que a torna especial. Ao alugarem uma oficina para chamar de sua, os amigos acabaram por criar nĂŁo sĂł uma empresa gigante a partir de aparelhos simples de ĂĄudio (que teve como clientes outros californianos famosos, como o desenhista Walt Disney) mas de implementar a pedra fundamental do que seria depois o chamado Vale do SilĂcio, a regiĂŁo que se tornou o maior polo mundial da alta tecnologia, com empresas como Intel, Google e Apple.
http://www.hp.com/hpinfo/abouthp/histnfacts/garage/
NĂO APERTEM OS CINTOS
Atenção, senhores passageiros, nĂŁo apertem seus cintos. O aviĂŁo do projeto Zero G Corporation (corporação da gravidade zero) decolando de Las Vegas, Estados Unidos, despencarĂĄ no ar para que a tripulação se sinta como se estivesse solta no espaço. Dar as tais cambalhotas no ar custa pouco mais de US$ 4.000 na estação, e vĂdeos dos participantes inseridos no YouTube mostram que a experiĂȘncia parece valer a pena. HĂĄ, vez ou outra, alguns inconvenientes em viajar nesse Boeing 727 adaptado, que nĂŁo por acaso foi apelidado de "cometa vĂŽmito".
http://www.gozerog.com/
ARTE TECNOLĂGICA
O museu do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Ă© um parque de diversĂ”es para quem se interessa por tecnologia, claro, mas nĂŁo sĂł isso. As coleçÔes lĂĄ apresentadas sĂŁo dividas em temas como arquitetura e design, ciĂȘncia e holografia (acervo considerado o melhor do mundo na ĂĄrea).
http://web.mit.edu/
ARRASADOR
A zona de exclusĂŁo do acidente nuclear na usina de Chernobyl (UcrĂąnia), que ocorreu em abril de 1986, virou atração pelas mĂŁos de uma agĂȘncia de turismo. No tour, Ă© possĂvel passear pela ĂĄrea evacuada logo apĂłs a tragĂ©dia (que deixou 56 mortos imediatamente e fez explodir o nĂșmero de doenças na população dos arredores) e visitar lugares devastados. A regiĂŁo continua desabitada, mas a propaganda da viagem diz que passar ali por apenas alguns dias nĂŁo Ă© prejudicial Ă saĂșde.
http://home.cc.umanitoba.ca/~dmcmill/Index.html
LEONARDISNEY
A Ășltima casa de Leonardo da Vinci, em Amboise, França, tem vĂĄrias de suas pinturas e invençÔes dos trĂȘs anos em que morou por lĂĄ. A coleção exposta pelo ChĂąteau du CloslucĂ© -que lhe foi cedido pela monarquia francesa- e seus jardins inclui o Homem Vitruviano e muitos protĂłtipos, como aquele que antecipou o helicĂłptero. O quarto onde dormia tambĂ©m estĂĄ aberto a visitantes, assim como seus ateliĂȘs de trabalho.
http://www.vinci-closluce.com/
THE GEEK ATLAS: 128 PLACES WHERE SCIENCE AND TECHNOLOGY COME ALIVE
AUTOR: John Graham-Cumming
EDITORA: O'Reilly Media
PREĂO: US$ 19,80
Daniel Bergamasco â Fonte: Folha de S.Paulo â 05/08/09.
Veja mais:
http://www.amazon.com/Geek-Atlas-Places-Science-Technology/dp/0596523203#
EDITAL - LEI DE INCENTIVO
O edital 2009 da Lei Estadual de Incentivo a Cultura estĂĄ com inscriçÔes abertas atĂ© 18 de setembro. O edital apresenta novidades que irĂŁo facilitar a apresentação de propostas. Ele estĂĄ mais enxuto no que se refere Ă documentação e Ă pontuação, considerada de acordo com a natureza de cada projeto, nĂŁo havendo exigĂȘncia de atender todos os critĂ©rios. Os formulĂĄrios para inscrição estĂŁo no http://www.cultura.mg.gov.br/.
Lupa â Fonte: O Tempo â 10/08/09.
Ă A SUA BAGAGEM?
O site Is This Your Luggage? (http://www.isthisyourluggage.com/) tenta acabar com o pesadelo do viajante que perdeu a mala; o autor fotografa malas perdidas e tenta encontrar seus donos.
tec-tec-tec â InformĂĄtica - Fonte: Folha de S.Paulo â 12/08/09.
SUSTENTABILIDADE â PROJETO PREVĂ MERCADO GLOBAL DE ARTESANATO
Um projeto inĂ©dito, de criar um mercado global de artesanato para artistas de todo o mundo, foi apresentado para a imprensa. O evento, uma iniciativa da Dreamaid e da UK Trade & Investment, aconteceu na vila Madalena, zona oeste da capital paulista. Segundo os organizadores, o objetivo do projeto Ă© divulgar um novo modelo de negĂłcios, que atrele o comĂ©rcio Ă sustentabilidade. Com a venda de artesanato, cerĂąmica, mĂłveis, esculturas e antiguidades, a ideia Ă© levar melhoria Ă s comunidades. No site (http://www.dreamaid.com/) Ă© possĂvel ver as formas de participar da ação, comprando os artigos ou como voluntĂĄrio. Os interessados podem mandar um e-mail para o endereço volunteers@dreamaid.com.
Fonte: Folha de S.Paulo â 13/08/09.
BARREIRA DE LASERS ACABA COM OS MOSQUITOS
Ao matar uma mosca que havia pousado em seu braço, Barack Obama mostrou uma habilidade jedi. Mas o governo dos EUA foi além: seus cientistas criaram um sistema de canhÔes antimosquitos, que usa raios laser para detectar e abater os insetos em pleno voo. A ideia é usar essa tecnologia para livrar cidades do mosquito da malåria.
CiĂȘncia Maluca (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/) - Fonte: Super Interessante - Edição 268.
SĂ NO BRASIL - GESTĂO PĂBLICA
A palavra improbidade tem como significados falta de carĂĄter e desonestidade. O engenheiro Jerson Kelman, ex-presidente da AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica, estĂĄ sendo processado pelo MinistĂ©rio PĂșblico Federal por improbidade administrativa. A ação, aberta no final de 2008, baseia-se em ofĂcio enviado por Kelman ao presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente no perĂodo em que o ĂłrgĂŁo analisava o projeto da hidrelĂ©trica de Jirau -- hoje em obras no rio Madeira, em RondĂŽnia. No ofĂcio, Kelman afirmava ao presidente do Ibama que a nĂŁo aprovação da licença para a hidrelĂ©trica teria como consequĂȘncia a construção de novas usinas tĂ©rmicas, geradoras de energia mais cara e mais poluente que as hidrĂĄulicas. Na visĂŁo do MinistĂ©rio PĂșblico, ele tentou persuadir o presidente do Ibama a aprovar a hidrelĂ©trica. Kelman diz que nĂŁo fez nada alĂ©m do que manda a lei. Segundo o decreto de criação da Aneel, compete Ă agĂȘncia "articular-se com outros ĂłrgĂŁos reguladores do setor energĂ©tico e da administração federal sobre matĂ©rias de interesse comum". Kelman detalha o caso no capĂtulo Tentativas de Intimidação do Servidor PĂșblico, no livro Desafios do Regulador, que acaba de escrever.
Angela Pimenta e Roberta Paduan - Fonte: Exame - EDIĂĂO 949
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
CONSELHOS PARA O CEO - COMO VENCER EM TEMPOS DE CRISE
SerĂĄ lançado neste mĂȘs o livro "Conselhos para o CEO - Como Vencer em Tempos de Crise" (editora Campus-Elsevier). Nele, o autor, Darrell Rigby, sĂłcio da Bain & Company, que esteve no Brasil recentemente para falar de crise e inovação, aborda conselhos para empresas que ainda enfrentam as consequĂȘncias da crise. O livro serĂĄ lançado simultaneamente nos EUA pela Harvard Business Press.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/08/09.
Detalhes -
http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=56629&seg=6&isbn=9788535236576&cat=151&origem=
COMPETĂNCIA SOCIAL: MAIS QUE ETIQUETA, UMA QUESTĂO DE ATITUDE
Mostrar bons resultados Ă© importante para subir na empresa, mas movimentar-se com destreza em diversos ambientes Ă© ainda mais importante para continuar nela. Falar bem duas ou trĂȘs lĂnguas, incluindo a sua, Ă© essencial para boa parte das carreiras hoje, mas comportar-se adequadamente em ambientes diferentes (dentro ou fora do seu paĂs e atuação) Ă© tĂŁo importante quanto falar outros idiomas. Por comportamento entenda comportar-se bem Ă mesa, manter boa conversa e vestir-se de jeito adequado nos eventos que vocĂȘ vai representar a empresa. Tudo isso Ă© competĂȘncia social, qualidade que vem ficando importante na vida profissional e tambĂ©m nome do livro dos consultores empresariais Licia Egger e Hugo Egger (CompetĂȘncia Social: Mais que Etiqueta, uma QuestĂŁo de Atitude, da Totalidade Editora), que contam como se sair bem em uma boa gama de situaçÔes comuns no dia a dia de trabalho. Aqui, algumas dicas dos autores.
De tudo um pouco
Ter conhecimentos gerais passou a ser um diferencial entre os executivos. Aquele profissional sem tempo para leituras, cinema ou exposiçÔes, ainda que competente em seu trabalho, pode nĂŁo oferecer Ă empresa tudo o que ela precisa. âNa hora de falar com os clientes, a conversa nem sempre fica restrita Ă negociaçãoâ, diz a autora. Assuntos gerais servem para amenizar climas tensos, por exemplo. O livro CompetĂȘncia Social conta que houve uma recepção na casa do embaixador Flecha de Lima para um grupo dos Emirados Ărabes para uma egociação. A conversa empacou e a embaixatriz convidou todos para um jantar divertido, em que o assunto da negociação foi proibido. No dia seguinte, a conversa foi retomada e os negĂłcios foram fechados em uma hora. Desenvoltura nĂŁo faz mal a ninguĂ©m.
Um bom ambiente
Criar um ambiente favorĂĄvel melhora a tomada de decisĂ”es. âEm ambientes de ameaça, a tendĂȘncia Ă© que as pessoas busquem saĂdas imediatas, mas nem sempre acertadasâ, diz o autor. Chefes sem prioridades, que pressionam para soluçÔes momentĂąneas, colocam em risco o futuro da empresa.
Reconhecimento a todos
Muitas vezes, caĂmos no erro de sĂł ver aquilo que estĂĄ em exposição e nos esquecemos que nada grande acontece sem a colaboração dos pequenos. Este nĂŁo Ă© o princĂpio do trabalho em equipe. âPessoas que se esquecem de dar crĂ©dito aos que colaboraram com um determinado trabalho vĂŁo ter como retorno uma imagem negativaâ, lembra a consultora Licia.
Ar elegante
Pode atĂ© parecer engraçado, mas o arcondicionado Ă© motivo de desavença em alguns locais das empresas. Para evitar essa situação, chegar a um consenso sobre a temperatura ideal para todos Ă© essencial. A grande questĂŁo nesse caso Ă© saber conciliar interesses e ser flexĂvel.
Olho no olho
Ă comum encontrar gente que nĂŁo fixa o olhar nas pessoas com quem conversa. Com isso, a mensagem Ă© que o interlocutor nĂŁo Ă© tĂŁo interessante quanto os e-mails que estĂŁo chegando ao seu Blackberry.
Sucesso
De tempos em tempos, alguĂ©m Ă© escolhido no ambiente profissional para ser a âbola da vezâ. Em função disso, passa a receber um tratamento diferenciado. Se for vocĂȘ, vale lembrar que o estado de graça nĂŁo dura para sempre. O segredo Ă© nĂŁo desprezar os colegas e saber que a situação pode mudar.
Ouvir bem
O sentido da audição é responsåvel por 20% da percepção que os outros formam sobre nós no primeiro encontro (é uma média, mas varia entre as pessoas). Por isso vale prestar atenção ao tom de voz durante qualquer momento do trabalho. Isso não quer dizer apenas falar alto ou baixo, mas ser amistoso e não soar arrogante.
RuĂdos ambulantes
Algumas pessoas sĂŁo ruĂdos de comunicação: vestem-se para chamar a atenção, falam alto, interferem na conversa dos outros. Adeque-se ao ambiente olhando em volta e tentando entender o impacto que vocĂȘ causa nas pessoas que trabalham com vocĂȘ. O equilĂbrio Ă© importante.
VocĂȘ S/A â Edição 133.
Detalhes:
http://www.totalidade.com.br/catalogo_tt_tc.html
http://etiqueta-corporativa.com.br/2009/05/05/competencia-social-mais-que-etiqueta-uma-questao-de-atitude/
CAI PREĂO MĂDIO DE LIVROS
O preço mĂ©dio do livro caiu nos Ășltimos anos no Brasil, o que fez aumentar o volume de exemplares vendidos. Segundo pesquisa divulgada pela CĂąmara Brasileira do Livro (CBL) de 2004 a 2008, o preço mĂ©dio das publicaçÔes caiu tanto em termos reais quanto nominais. A queda foi de 24,5% no livro didĂĄtico e 22,4% no segmento de obras gerais. Na comparação entre os anos de 2008 e de 2007, o estudo mostra, entretanto, alta de 3,8% no preço mĂ©dio em termos reais. A pesquisa mostrou ainda crescimento no nĂșmero de leitores no Brasil. A mĂ©dia, que antes era de 1,8 livro lido por ano por habitante em 2001, passou agora para 3,7 livros por habitante/ano.
Lupa - Fonte: O Tempo â 13/08/09.
CĂąmara Brasileira do Livro - http://www.cbl.org.br/
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php