ROBOMANIA ELOQĂĂNTE
16/10/2008 -
EU DIGITAL
ELBOT - ROBĂ SIMPĂTICO
English:
http://www.elbot.com/
http://news.bbc.co.uk/1/hi/magazine/7670050.stm
RobĂŽ engana jurados em teste de inteligĂȘncia artificial. Computadores discutiram, contaram piadas e enfrentaram pegadinhas verbais, como parte de um teste anual de inteligĂȘncia artificial conduzido pela Universidade de Reading. Digitando em terminais de tela dupla, 12 voluntĂĄrios mantinham no Ășltimo domingo duas conversaçÔes simultaneamente: uma com um programa de chat e a outra com uma pessoa. Depois de cinco minutos, foram convidados a identificar quem era quem. E houve quem nĂŁo estivesse muito certo quanto Ă identidade dos interlocutores.
Fonte: Terra - 15/10/08.
Leia mais: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3258577-EI8328,00.html
UERJ LANĂA SITE SOBRE VESTIBULAR E CARREIRAS
A Uerj lançou um site focado em seu vestibular, o Revista EletrĂŽnica (http://www.revista.vestibular.uerj.br/), que traz informaçÔes sobre as carreiras oferecidas, questĂ”es comentadas das provas e entrevistas com professores que falam de suas ĂĄreas. AlĂ©m disso, hĂĄ exercĂcios resolvidos por docentes da escola e dicas para vestibulandos. A idĂ©ia do endereço eletrĂŽnico Ă© abrir um canal entre a universidade e alunos do ensino mĂ©dio, para que estes conheçam melhor a instituição fluminense.
Fonte: Folha de S.Paulo - 14/10/08.
SEM POWERPOINT
Uma alternativa para quem quer fazer apresentaçÔes em datashow é o http://280slides.com/, que é usado on-line.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
MUSEU TOUR DE NUMISMĂTICA
Quem for a SĂŁo Paulo, deve incluir em seu tour de museus o ItaĂș NumismĂĄtica - Museu Herculano Pires (avenida Paulista 149), que conta com acervo de 7.000 itens, entre moedas, medalhas e condecoraçÔes. Possui, tambĂ©m, uma equipe de educadores preparados para oferecer diversos tipos de orientação aos interessados.
Fonte: O Tempo - 14/10/08.
Confira mais detalhes - http://www.itaucultural.org.br/numismatica/omuseu.htm
NOVO PICLENS
A versão atualizada do software se chama Cooliris (http://cooliris.com/). Ele cria um muro virtual e exibe até 96 sites. Com uma navegação simples, pode-se dar zoom nos site. Só faltou interagir com ele
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
MĂSICA ON-LINE - KaraokĂȘ virtual
http://www.karaokeparty.com/
Escolha seu hit (de "Wonderwall", do Oasis, a "Dancing Queen", do Abba) e boa sorte na cantoria. Para quem tem microfone, Ă© possĂvel competir
Fonte: Folha de S.Paulo - 14/10/08.
CRIAĂĂO DE HQ ON-LINE
Hospedado no portal iG, o site Heres Mitta (http://www.heresmitta.ig.com.br/) inova com um conceito interativo para a criação de quadrinhos animados, charges e ilustraçÔes na internet. Com base nos personagens criados pelo ilustrador Nick Mancini e em roteiros do site ou enviados por internautas, o lançamento permite a qualquer pessoa criar avatares e desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos.
Fonte: O Tempo - 12/10/08.
DIVERSĂO
O http://bitfilm.com/festival/ é um festival de filmes digitais que inclui 3D. Exibição gratuita
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
CORRIDA VIRTUAL
O portal Universia, que patrocina a equipe ING Renault F1 Team, lançou na internet a FĂłrmula Universia. O concurso consiste numa competição on-line do game "Trackmania Nations Forever" e permite que os usuĂĄrios concorram a vĂĄrios prĂȘmios. Os interessados e fĂŁs de corrida devem acessar http://www.universia.com.br/formulauniversia/home.htm. Os melhores classificados vĂŁo jogar com Nelsinho Piquet como adversĂĄrio.
Fonte: O Tempo - 12/10/08.
NACIONAIS
O site http://3donline.com.br/ contém reportagens, tutoriais, dicas e cursos
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
QUADRINHOS EM CLIQUES
Nem nanquim nem papel. A nova geração de HQs se vale de outros recursos. à como se um iluminismo digital surgisse e um Rousseau cibernético declarasse: "As HQs nasceram puras e a web as corrompeu".
Para Anselmo Gimenez Mendo (http://www.nez.com.br/), 42, autor do recém-lançado livro "História em Quadrinhos: Impresso vs. Web", com a popularização da internet, criou-se uma nova forma de fazer quadrinhos. "A internet ajudou a criar uma nova arte", diz.
Os quadrinhos jå haviam se apropriado da rede, até como uma alternativa a meios de distribuição e publicação.
"A internet mudou o mercado", afirma Amauri de Paula, 33, editor do site Acervo HQ (http://www.acervohq.quadrinho.com/capa/) e presidente da Associação Cultural Nação HQ. No Acervo HQ, 70% dos trabalhos são especialmente desenvolvidos para a web.
Scott McCloud (http://www.scottmccloud.com/), 48, cartunista norte-americano e autor de livros sobre quadrinhos, diz que, além de ter modificado a forma de produção de HQs, hå mais oportunidades para os artistas e interação autor-leitor na internet. "A tela é uma janela, é mais do que uma pågina. As possibilidades são enormes."
As idĂ©ias de McCloud publicadas no livro "Reinventing Comics" (2000) -que analisa o potencial dos quadrinhos on-line- foram consideradas "perigosas" por crĂticos. "Minhas idĂ©ias sĂŁo estranhas e inusitadas e na Ă©poca isso chateou muita gente. Continuo achando que hĂĄ potencial para uma revolução nesse mercado."
Uma de suas publicaçÔes mais recentes -os quadrinhos do Google Chrome- foi pensada especificamente para ser impressa, mas ficou muito popular na internet. "IrÎnico, não?", insinua McCloud.
Novos elementos
Alguns elementos diferenciam as HQs feitas para a internet das para versĂŁo impressa.
"Animação, diagramação dinùmica, trilha e efeitos sonoros, tela infinita, narrativa multilinear, interatividade", enumera Edgar Silveira Franco (http://www.ritualart.net/), 37, autor do livro "HQtrÎnicas: do Suporte Papel a Rede Internet".
Para Franco, entusiasta das HQs eletrĂŽnicas (ou HQtrĂŽnicas, como prefere chamĂĄ-las), esse Ă© um momento de "transição". "As HQtrĂŽnicas tiveram um perĂodo de muita experimentação no seu inĂcio e agora jĂĄ começam a se aperfeiçoar."
Profecia
"A internet se tornou necessåria para os quadrinistas mostrarem seu trabalho. Alguns alcançam boa repercussão e conseguem, por meio da divulgação virtual, trabalhos no mundo real", analisa Paulo Ramos, 36, editor do Blog dos Quadrinhos (http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/).
Foi assim para o desenhista Fåbio Yabu, 29 (http://www2.uol.com.br/comborangers/). Ele fez parte dessa geração inicial com os quadrinhos "Combo Rangers", sucesso na rede que chegou a ganhar versão impressa. "Fazia por diversão", conta. O site esteve no ar de 1997 a 2003.
Em 2005, Elias Martins, 30, e C.George, 36, também começaram a fazer quadrinhos para web. As HQs do ae comics (http://www.aecomics.com.br/) foram criadas, escritas e produzidas por eles.
A dupla que fez histĂłria com as HQs eletrĂŽnicas diverge sobre os rumos dessa arte. "Sou radical. Como as HQs vĂŁo se adaptar Ă internet vai decidir a função dos quadrinhos e atĂ© sua prĂłpria existĂȘncia", diz C.George. Para Martins: "Ă inevitĂĄvel que apareçam novas formas de se ler e fazer quadrinhos, como para celulares".
Sobre o futuro, voltemos ao profético McCloud: "O processo de se fazer histórias em quadrinhos estå na imaginação e isso nunca vai mudar".
WEBSĂRIE
O ex-chefão da Disney, Michael Eisner, comprou a Topps, empresa que fabrica itens colecionåveis de esportes como o beisebol, e lançou um seriado cÎmico on-line (http://www.backontopps.com/) que mistura ficção e realidade, mostrando como a compra da Topps afetou os funcionårios da empresa.
ALTERNATIVAS
"Encontre alternativas para tudo" Ă© o lema do site http://dooblet.com/, uma espĂ©cie de Google dos sinĂŽnimos ou coisas aproximadas: vocĂȘ digita uma palavra (em inglĂȘs, espanhol ou diversas outras lĂnguas, mas ainda nĂŁo em portuguĂȘs) e ele apresenta resultados "alternativos" ao que vocĂȘ procurou.
CRIANDO LETREIROS
Sabe aqueles letreiros de beira de estrada, de postos de gasolina, de painĂ©is de informação sobre o trĂąnsito? O site http://atom.smasher.org/ permite que vocĂȘ insira suas prĂłprias mensagens neles; tambĂ©m Ă© possĂvel personalizar as infames mensagens de erro do computador, com sĂmbolos.
Cristina Luckner - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/10/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php