BOLHAS BRASILEIRAS EM NY
03/09/2009 -
MARILENE CAROLINA
ÃGUA DE COCO (ZICO)
English:
http://online.wsj.com/article/SB125132416429761857.html
Zico - http://www.zico.com/
O "Wall Street Journal" destacou as "Bolhas de água de coco" que estreiaram em Nova York, da americana Zico, que importa do Pará - e garante não ter se inspirado no jogador.
Toda MÃdia (http://www.todamidia.folha.blog.uol.com.br) - Nelson de Sá - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/08/09.
Leia mais:
http://online.wsj.com/article/SB125132683496862031.html
Zico - http://www.zico.com/
PAPEL DE PAREDE - ROMÊNIA
Jovens passeiam por Budesti, na Romênia, com jaquetas e saltos elegantes - junto da roupa tradicional de ir à igreja. Inovações migratórias: depois de viver no exterior, romenos voltam com dinheiro e modas contemporâneas.
Foto de TIM Dirven/Panos Pictures. Confira: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/edicao-114-setembro-2009-494035.shtml?foto=13p.
Fonte: National Geographic - Número 114 - Setembro 2009.
SORRIA. FAZ BEM PARA VOCÊ E PARA OS OUTROS
O sorriso faz bem ao coração, pois a sensação de bem-estar que ocorre pela liberação de endorfina e a dilatação das artérias é benéfica para o sistema cardiovascular. Você sabia que o riso natural protege o coração, alivia o estresse, fortalece o sistema imunológico e contagia todo mundo a sua volta? Portanto, sorria.
Fonte: Hospital do Coração - http://www.hcor.com.br/
RECEITAS DO SÉCULO 15
A partir de agora, todos os candidatos a chef podem cozinhar os pratos criados há quase 600 anos, especialmente para o rei britânico Ricardo II (1367-1400). Uma compilação de 100 páginas, chamada “The Forme of Cury†e publicada pela primeira vez em 1420, reúne centenas de pratos e sobremesas da época. A grande dificuldade é que o texto descreve a lista de ingredientes, mas não a quantidade certa de cada um. Quem se arriscar ao fogão terá de fazer algumas experiências até acertar mesmo as receitas mais simples, como o prato de arroz cozido com bastante pimenta.
Clique aqui: http://www.pbm.com/~lindahl/foc/.
Fonte: Aventuras na História – Edição 74.
JÃ VIROU LIVRO
O escritor FabrÃcio Carpinejar vai lançar pela Bertrand Brasil uma compilação de suas frases no Twitter. A obra terá o nome de seu endereço: " http://www.twitter.com/carpinejar/". Ele define o Twitter como "um torpedo que a gente manda para si mesmo" e um site "ótimo para treinar epitáfios".
Mônica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo – 02/09/09.
USP E O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
A sociedade moderna exige ações inovadoras para se sustentar em um mundo globalizado, fortemente competitivo, em que o conhecimento assume papel de alta relevância e a qualidade é o marco da diferenciação das competências.
Universidades plenas, em que atividades de ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis e às quais se soma significativa inserção internacional, representam meio sólido de enfrentar os desafios da nova sociedade.
Não raro polêmicos, como a maioria dos processos de avaliação, muitas vezes em razão dos critérios utilizados, os rankings das melhores universidades mundiais são instrumentos que conferem visibilidade internacional às instituições.
A Universidade de São Paulo consolida seu perfil de universidade de classe mundial ao se alinhar à s principais caracterÃsticas de instituições dessa natureza.
Autonomia, excelência na pesquisa, qualidade do ensino, fértil relacionamento com a sociedade, diversidade e cosmopolitismo somam-se às propriedades que distinguem essas universidades e qualificam esse universo de instituições de significativa visibilidade internacional.
Tais caracterÃsticas são a base do prestÃgio que a USP alcança, em especial nos últimos quatro anos. Refletem-se na evolução comprovada nos principais rankings mundiais.
No Webometrics, Ranking Web of World Universities, a USP subiu 49 posições ao ocupar, em julho deste ano, o 38º lugar. Esse ranking classifica 6.000 instituições no plano mundial e tem como base, além da visibilidade, o desempenho global, incluindo indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e docentes.
Ranking entre os mais aceitos no cenário mundial é o Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, que avalia por meio da pesquisa, tendo como critérios produtividade, impacto e excelência na investigação cientÃfica.
Por essa classificação, a USP ocupa o 78º lugar, o correspondente à subida de 22 posições em relação a 2008. Ultrapassa, assim, universidades de prestÃgio e firma-se como primeira da América Latina e primeira brasileira.
Essa evolução reflete a qualidade da pesquisa desenvolvida por docentes e estudantes da universidade e repercute o aumento substantivo (58,1%) da produção cientÃfica indexada de 2005 a 2008, registrando-se, nos últimos dois anos, crescimento de 26%.
Reflete, além disso, a qualidade da pós-graduação e sua importância como indicador de visibilidade institucional, tendo-se em vista que ao redor de 90% da pesquisa é desenvolvida por pós-graduandos e orientadores e que a USP é responsável por 28% dos programas de excelência do Brasil.
É preciso destacar que grande parte das publicações da USP se origina de teses de doutorado e que a instituição forma número de doutores maior do que as melhores universidades norte-americanas.
Do ranking Webometrics faz parte o Ranking of World Repositories Top 300 Institutions, que classifica as instituições por meio das bibliotecas digitais de dissertações e teses. A USP ocupa o 57º lugar, um crescimento de 29 posições em relação a 2008.
Além de polÃticas de valorização da pós-graduação, é significativo o investimento da universidade na integração de pós-doutores em seus 1.814 grupos de pesquisa, que aumentou sete vezes comparativamente a 2005.
Os pós-doutores, pela maior autonomia no desenvolvimento e proposição de projetos, agregam valor à pesquisa, repercutindo na evolução ainda maior da produção cientÃfica indexada. É, portanto, imperativo atrair cada vez mais esses talentos.
Temas estratégicos fazem parte da pesquisa que gera conhecimento de ponta na universidade e contribui para o progresso socioeconômico brasileiro. A polÃtica de criação de redes temáticas, atualmente implementada, tem o condão de fortalecer esse papel da universidade.
Bioenergia, mudanças climáticas, biotecnologia e doenças negligenciadas fazem parte do rol de temas multidisciplinares dessas redes.
A parceria com outras instituições e a participação nos programas estratégicos estaduais e federais permitem que a capacidade inovadora da instituição se converta em polÃticas públicas em benefÃcio do paÃs.
Nesses 75 anos de existência, a USP evoluiu no espaço internacional, e o comprometimento de sua comunidade com a excelência permite que alcance melhores posições no cenário mundial da pesquisa e da educação superior.
Há determinação, fôlego e capacidade para essas novas conquistas.
Suely Vilela é reitora da USP e professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Fonte: Folha de S.Paulo - 30/08/09.
USP - http://www4.usp.br/
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - http://www.fcfrp.usp.br/
737 MIL UNIVERSITÃRIOS CURSAM ESCOLAS RUINS
PaÃs tem 4,8 milhões de alunos no ensino superior; entre 2007 e 2008 aumentou número de instituições reprovadas pelo MEC. Em 2008, 36% das escolas (universidades, faculdades e centros universitários) estavam inadequadas (588); eram 31% em 2007 (454).
Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram que aumentou o número de instituições de ensino superior reprovadas no paÃs -que obtiveram notas 1 e 2 em uma escala que vai até 5.
Em 2008, 36% das escolas (universidades, faculdades e centros universitários) estavam inadequadas (588). Eram 31% no ano anterior (454).
Com isso, há atualmente 737 mil universitários estudando em estabelecimentos reprovados -25% a mais que na avaliação do ano anterior (levantamento feito com base no último censo universitário).
O número supera todos os universitários do Rio de Janeiro (490 mil ) e Santa Catarina (202 mil) somados. O paÃs tem 4,8 milhões de matriculados.
A avaliação do MEC é feita com base num indicador chamado IGC (Ãndice Geral de Cursos), que considera fatores como desempenho dos universitários em uma prova (Enade), qualificação dos professores (número de doutores) e a nota da pós-graduação, entre outros.
Divulgado pela segunda vez, esse Ãndice é utilizado pelo MEC para decidir quais instituições devem sofrer maior fiscalização e restrições para a abertura de vagas.
FEDERAIS SE DESTACAM
A análise dos dados permite importantes conclusões: a) os piores desempenhos são das instituições privadas (39% receberam notas 1 e 2) e municipais (51%); b) as federais se destacam (52% levaram 4 ou 5).
USP e Unicamp não participaram da avaliação por discordarem da metodologia -são as únicas ausentes.
As sete maiores notas foram de faculdades pequenas (até três cursos). Segundo pesquisadores, elas têm a vantagem de poder focar investimentos em poucos estudantes. Por outro lado, os alunos perdem o contato com outras áreas, o que é possÃvel nas universidades.
A escola de economia e finanças da FGV do Rio foi a faculdade mais bem avaliada do paÃs. Entre as universidades, a Unifesp obteve a melhor nota.
O MEC diz não ser adequado comparar instituições com tamanhos tão diferentes. Por isso, divulga as notas em três blocos (universidades, centros universitários e faculdades).
Para o professor da Unesp João Cardoso Palma Filho, membro do Conselho Estadual de Educação, o MEC deveria controlar a abertura de vagas, para evitar que os estudantes entrem em instituições ruins.
"O aluno é enganado. Faz um curso de baixa qualidade e, geralmente, em cursos em que já há saturação no mercado", disse Palma. "Só deveriam ser autorizadas vagas em instituições que comprovassem qualidade de corpo docente e infraestrutura. E em áreas com demanda no mercado de trabalho."
Já o presidente do sindicato das universidades particulares de SP, Hermes Figueiredo, contesta o indicador. "Dá muito peso à prova. O aluno pode chutar e responder qualquer coisa no questionário socioeconômico [dois fatores considerados]."
IGC MEDE QUALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
O IGC analisa a qualidade de universidades, centros universitários e faculdades. Ele permite ao MEC saber se as instituições são capazes de manter os cursos que oferecem ou de abrir novos. O resultado é dado por notas de 0 a 500. As instituições são classificadas em faixas de 1 a 5; quanto maior, melhor. Notas 1 e 2 são consideradas ruins. O cálculo da nota leva em conta o Enade, a opinião dos alunos, a estrutura e o corpo docente. A avaliação é obrigatória para instituições federais e particulares.
Fábio Takahashi, Larissa Guimarães, Ângela Pinho - Fonte: Folha de S.Paulo – 01/09/09.
MEC FECHA 2.500 VAGAS EM CURSOS MAL AVALIADOS
Corte atingirá 78 cursos de várias áreas cuja nota foi confirmada em visitas às escolas. Ministério decide também suspender o vestibular para 5 cursos de 4 instituições, como forma de "estabelecer consequências" às escolas.
O Ministério da Educação decidiu fechar cerca de 2.500 vagas em cursos de graduação que apresentaram má qualidade em avaliações anteriores - o MEC divulgou os resultados de 2008 (veja quadro ao lado), mas não definiu as punições que serão aplicadas aos que tiveram resultados ruins. A medida será mais drástica em relação a outros cinco cursos, cujo vestibular será suspenso.
O anúncio se dá na mesma semana em que o Inep (órgão do MEC para avaliações) constatou que 737 mil universitários cursam escolas ruins. O corte de vagas vai atingir 78 cursos que apresentaram desempenho insatisfatório e cuja nota baixa foi confirmada por técnicos em visitas às instituições. Todos tiveram conceito de curso 1 e 2 (a escala vai de 1 a 5) e terão redução de 30% das vagas oferecidas.
Para a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, os cortes são necessários para evitar que "más práticas" proliferem em algumas instituições de ensino. "É uma polÃtica de estabelecer consequências à s avaliações. Toda a lógica do trabalho é atribuir consequências onde há deficiências", afirmou. De acordo com o MEC, as medidas estarão publicadas hoje, no "Diário Oficial" da União. A redução de vagas atingiu cursos oferecidos por instituições de ensino como as universidades Estácio de Sá e Gama Filho, ambas no Rio de Janeiro.
Na Estácio de Sá, a redução de vagas será de 52 vagas em dois cursos de fisioterapia. Em um outro, na prática, não haverá corte de vaga. A regra do MEC diz que as vagas seriam reduzidas até o limite de 40, mas um dos curso de fisioterapia já funciona com 36 alunos. Na Gama Filho, na graduação de enfermagem e de farmácia 169 vagas serão cortadas.
Em São Paulo, a Uniban também terá 29 vagas a menos nos cursos de enfermagem (em São Bernardo do Campo) e fisioterapia (em Osasco). As universidades Gama Filho, Estácio de Sá e Uniban disseram desconhecer qualquer determinação do MEC sobre redução do número de vagas.
Quatro instituições terão de suspender o vestibular para um total de cinco cursos e, em todos os casos, não poderão sequer receber transferências de alunos vindos de outras instituições de ensino superior. O Centro Regional Universitário do EspÃrito Santo do Pinhal (SP) também sofreu restrição para educação fÃsica. As faculdades e universidades que tiveram resultado insatisfatório em 2008 também sofrerão medidas. As instituições que tiveram IGC (Ãndice Geral de Cursos) 1 ou 2 terão os pedidos de abertura de novos cursos arquivados pelo MEC.
Veja a relação de cursos que terão vagas fechadas
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u619136.shtml
Larissa Guimarães - Folha de S.Paulo – 04/09/09.
EDUCADORES: 38% DOS CURSOS DE PEDAGOGIA TÊM AVALIAÇÃO BAIXA
A área de pedagogia teve 38% dos seus cursos classificados como inadequados (notas 1 ou 2 na escala até 5). O diploma é necessário para quem quer dar aulas para crianças até a quarta série ou ser gestor educacional. Dos 34,3 mil formandos que fizeram o Enade, 11,6 mil estavam em cursos reprovados. Um dos que teve nota 1 foi a Unirg -unidade Gurupi (TO). A escola aponta um desânimo entre os alunos devido à baixa procura pela carreira (só 144 das 400 vagas estão ocupadas).
Folha de S.Paulo – 04/09/09.
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