TURMAS EM PERIGO
25/12/2008 -
TURMAS DO FM
SINGAPORE FLYER
English:
http://www.daylife.com/search?q=SIngapore+Flyer+
Um grupo de 173 pessoas - incluindo muitos turistas - ficou preso dentro das cĂĄpsulas da maior roda-gigante do mundo, a Singapore Flyer, em Cingapura, ontem. O equipamento parou Ă s 16h15 (5h15 de BrasĂlia) apĂłs um curto-circuito ter interrompido o fornecimento de energia elĂ©trica para um dos motores, informou a empresa responsĂĄvel. Na pausa, equipes das forças de segurança locais ainda tentaram resgatar os passageiros mas, depois de retirar cinco, acabaram desistindo. O equipamento voltou a girar - permitindo a saĂda de todos - apenas seis horas mais tarde. Os passageiros eram atendidos em ambulĂąncias logo que desciam da roda-gigante, informou uma testemunha Ă agĂȘncia de notĂcias Reuters. Inaugurada em fevereiro passado, a Singapore Flyer tem 165 metros de diĂąmetro. Ela possui 28 cĂĄpsulas do tamanho de ĂŽnibus que acomodam 28 pessoas cada uma.
Na foto: Profissionais se aproximam de cĂĄpsula cheia de pessoas, a maioria turistas, Ă espera da descida.
Fonte: O Tempo - 24/12/08.
Mais fotos:
http://www.daylife.com/search?q=SIngapore+Flyer+
ORIGEM DA EXPRESSĂO: Ă BEĂA
Em 1903, Rui Barbosa defendia a incorporação do Acre, recĂ©m-adquirido pelo Brasil, ao Amazonas. JĂĄ o sergipano Gumercindo Bessa brigava pela independĂȘncia do territĂłrio. Em 1920, Bessa venceu, em parte graças Ă sua extensa argumentação. Seu nome passou a ser usado para designar grande quantidade, e acabou incorporado Ă lĂngua com uma nova grafia.
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 116.
MĂSICA ELETRĂNICA
Saiba sobre os lançamentos e novidades no mundo das pick-ups no site http://rraurl.uol.com.br/.
Fonte: O Tempo - 26/12/08.
UM MUNDO DE CAMISINHAS
Surgem a cada ano 35 000 casos de aids no Brasil. Isso permite dizer que, tecnicamente, a epidemia estĂĄ estabilizada. Para que nĂŁo haja retrocesso, o governo investe pesadamente na distribuição gratuita de preservativos. Em 2008, bateu seu recorde, com 400 milhĂ”es de unidades entregues. Recentemente, o ministro da SaĂșde, JosĂ© Gomes TemporĂŁo, abriu uma licitação para adquirir, de uma sĂł vez, 1,2 bilhĂŁo de camisinhas para 2009. SerĂĄ a maior compra de preservativos jĂĄ realizada no mundo.
Fonte: Veja - Edição 2092.
PASSO ATRĂS
Pela primeira vez em muitos anos, o Diårio Oficial de Minas publicou vårios atos cancelando ou adiando protocolos de intençÔes assinados pelo governo com empresas, nos quais o Estado se comprometia a dar incentivos e financiamento para novos investimentos. A interrupção desses protocolos é uma demonstração de que as empresas signatårias mudaram suas intençÔes: agora, querem engavetar projetos de expansão e novos negócios.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 21/12/08.
VIDA SAUDĂVEL PARA OS ANIMAIS
O inglĂȘs Simon Tofield faz sucesso na internet com suas famosas animaçÔes Simonâs Cat, que mostram as peripĂ©cias de um gatinho faminto em cenas cotidianas. Agora Tofield se uniu Ă organização britĂąnica Real Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais para produzir uma animação que mostra como os animais domĂ©sticos, no caso um cachorro, podem ficar obesos quando sĂŁo alimentados em excesso, sobretudo com restos de comida. O vĂdeo foi visto mais de 300 mil vezes.
http://www.youtube.com/watch?v=NQCwHluBqFc
Renata Leal - Fonte: Bombou na Web (http://www.bombounaweb.com.br).
THE OPTUS TENNIS CHALLENGE
NĂŁo deixe a bolinha cair...
http://www.jogosok.com/jogos-de-esportes-optus-tennis-challenge-I4322.htm
(Colaboração: Viana)
LULA Ă CONSIDERADO A 18ÂȘ PERSONALIDADE MAIS INFLUENTE DO PLANETA
Presidente do Brasil aparece na frente do papa, Bill Gates e Osama bin Laden.
O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva apareceu em 18Âș Lugar na lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo, segundo levantamento realizado pela revista norte-americana "Newsweek".
O primeiro colocado no ranking da publicação Ă© o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que assumirĂĄ o cargo em 20 de janeiro, seguido pelo presidente chinĂȘs Hu Jintao, e pelo presidente francĂȘs Nicolas Sarkozy. "O estudo sobre o poder nĂŁo Ă© somente para divertir, mas tambĂ©m para iluminar", informa a revista antes de divulgar a lista dos 50 nomes.
O presidente Lula Ă© o Ășnico chefe de Estado da AmĂ©rica Latina que faz parte da lista e o latino-americano melhor posicionado. O outro Ă© o empresĂĄrio mexicano de origem libanesa, Carlos Slim HelĂș, considerado um dos homens mais ricos do mundo. Depois de ter alcançado nĂveis recordes de popularidade, a presença de Lula na pesquisa representa mais uma conquista.
Em sua apresentação, o presidente Ă© elogiado por sua polĂtica fiscal. A revista ressalta ainda que o Brasil tem US$ 207 bilhĂ”es de reservas. "Graças Ă polĂtica fiscal de Lula, o Brasil estĂĄ hoje entre as economias emergentes mais saudĂĄveis do mundo", informa a revista.
Nomes. Aparecem tambĂ©m o fundador da Microsoft, Bill Gates (22Âș), o papa Bento XVI (37Âș), o terrorista Osama bin Laden (42Âș) e o lĂder budista Dalai Lama. A Ășltima posição Ă© ocupada pelo empresĂĄrio Jim Rogers. E a mulher mais bem colocada Ă© a primeira ministra da Alemanha, Angela Merkel.
Os dez primeiros
1. Barack Obama
2. Hu Jintao - pres. China
3. Nicolas Sarkozy - pres. França
4. Ben Bernanke - pres. Banco Central EUA
5. Jean-Claude Trichet - pres. Banco Central Europeu
6. Masaaki Shirakawa - pres. do Banco Central JapĂŁo
7. Gordon Brown - premiĂȘ britĂąnico
8. Angela Merkel - chanceler alemĂŁ
9. Vladimir Putin - premiĂȘ russo
10. Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud - rei saudita
Lista. Uma posição Ă frente de Lula estĂĄ Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso na Ăndia, e uma atrĂĄs aparece o bilionĂĄrio investidor Warren Buffet.
Fonte: O Tempo - 23/12/08.
PERFUME DE HAMBĂRGUER NOS EUA
Alguns norte-americanos amantes de hambĂșrguer ficaram decepcionados no Natal por nĂŁo conseguirem comprar um perfume lançado pela rede de lanchonetes Burger King que se tornou o presente mais difĂcil de achar nos Estados Unidos.
A segunda maior cadeia de hambĂșrgueres do mundo lançou um perfume masculino chamado "Flame" especialmente para o Natal. A empresa descreve o produto como "a essĂȘncia da sedução, com um toque de carne grelhada".
A edição limitada de eau de Whopper era vendida exclusivamente nas lojas Ricky, em Nova York, por US$ 3,99, mas esgotou-se depois de alguns dias e era vendida no site de leilÔes eBay por até US$ 70 o vidro com 5 ml.
Fonte: O Tempo - 27/12/08.
Veja - http://www.firemeetsdesire.com/
ESQUISITOLOGIA
Em 1985, o estudante inglĂȘs Richard Wiseman passou algumas horas na estação de trem de Kingâs Cross, em Londres, olhando pessoas que encontravam seus parceiros ao desembarcar na plataforma. Bem na hora em que os casais se abraçavam, ele se aproximava, ligava um cronĂŽmetro e perguntava: âCom licença, vocĂȘs poderiam participar de um experimento cientĂfico? Basta dizer quantos segundos se passaram desde que eu disse as palavras âcom licençaââ. Wiseman nĂŁo era um louco. Ele Ă© psicĂłlogo da Universidade de Hertfordshire e um dos principais nomes da âEsquisitologiaâ (Quinkology, em inglĂȘs), um ramo da psicologia que investiga aspectos curiosos do comportamento humano. No experimento da estação ferroviĂĄria, ele concluiu que os indivĂduos, quando apaixonados, subestimam a passagem do tempo. Todos os entrevistados diziam que o intervalo havia sido mais curto do que fora na realidade. Outros estudos, como os sinais que revelam um mentiroso ou quais as cidades do mundo onde se anda mais rĂĄpido, estĂŁo no livro Esquisitologia â A Estranha Psicologia da Vida Cotidiana, lançado no Brasil pela editora Best-Seller.
Wiseman estĂĄ para a psicologia como o americano Steven Levitt, autor do best-seller Freakonomics, estĂĄ para a economia. Ambos buscam respostas para questĂ”es do dia-a-dia que a academia formal costuma ignorar. Qual Ă© a piada mais engraçada do mundo? Essa pergunta tambĂ©m foi estudada pela Esquisitologia. Se nĂŁo chegou a uma resposta concreta, Wiseman desvendou alguns segredos importantes sobre o que mais afeta o humor dos indivĂduos. Em 2001, ele criou um projeto internacional chamado LaughLab (laboratĂłrio do riso). Numa extensa pesquisa pela internet, convocava as pessoas a atribuir uma cotação a piadas de uma lista. Descobriu, por exemplo, que anedotas que contĂȘm muitos fonemas com a letra K provocam mais risadas. TambĂ©m fazem sucesso as que expĂ”em ao ridĂculo alguĂ©m investido de poder. âĂ a diferença entre comĂ©dia e tragĂ©dia: se vocĂȘ cair no bueiro, Ă© comĂ©dia. Se eu cair, Ă© tragĂ©diaâ, diz Wiseman, com seu inegĂĄvel senso de humor britĂąnico.
Recentemente, o autor estudou o ritmo de vida no mundo. Num mesmo dia, entre 11h30 e 14 horas, pesquisadores munidos de cronÎmetros mediram quanto tempo 35 homens e 35 mulheres levaram para percorrer 18 metros de uma calçada larga e plana, sem obståculos. O resultado foi uma classificação global que começa com Cingapura e termina com Blantyre, em Malawi. Nova York é a oitava. Salvador, apesar da fama, não fez parte do teste.
Como fazia em 1985, Wiseman segue flertando com a psicologia do romance. HĂĄ alguns anos, debruçou-se sobre os anĂșncios pessoais. Coletou vĂĄrios em jornais e sites e pediu a homens e mulheres que dissessem a quais responderiam. Concluiu que eram mais eficazes aqueles em que as pessoas falavam de si mesmas, em vez de detalhar o que estavam procurando na outra pessoa. Na fase seguinte da pesquisa, descobriu que os anĂșncios de mulheres redigidos por homens atraĂam mais pretendentes que os escritos por mulheres. âHomens sabem melhor que mulheres o que atrai outros homensâ. O oposto nĂŁo era verdadeiro. Mulheres que se passavam por homens nĂŁo tinham o mesmo sucesso que os homens nas mensagens para mulheres.
Segundo o livro de Wiseman, o pai da Esquisitologia Ă© o cientista vitoriano Francis Galton. Depois de medir a reação das platĂ©ias Ă s palestras dos colegas, ele desistiu dos assuntos que pareciam cansativos e foi atrĂĄs de outros mais originais. Criou o âmapa da belezaâ na GrĂŁ-Bretanha. Caminhando pelas ruas das principais cidades, contava secretamente as pessoas que tinham aparĂȘncia boa, mediana ou mĂĄ. TambĂ©m estudou qual Ă© a melhor maneira de preparar a xĂcara de chĂĄ perfeita. Construiu um termĂŽmetro especial para monitorar a ĂĄgua e concluiu que o mĂĄximo do sabor ocorre quando a ĂĄgua do bule Ă© mantida entre 82 e 88 graus e permanece sobre as folhas por oito minutos.
Uma das pesquisas mais interessantes da Esquisitologia Ă© sobre a influĂȘncia das datas de nascimento na sorte e na morte. Na dĂ©cada de 1970, David Phillips, da Universidade da CalifĂłrnia, acreditava que as pessoas eram capazes de adiantar ou adiar a morte de acordo com momentos importantes da vida. Charles Schulz, por exemplo, o cartunista criador de Charlie Brown e Snoopy, morreu um dia antes da publicação de sua Ășltima histĂłria em quadrinhos. TrĂȘs presidentes americanos morreram no dia 4 de julho, a data mais festejada do paĂs. Phillips analisou 3 milhĂ”es de atestados de Ăłbito em seu Estado, entre 1969 e 1990, e chegou Ă conclusĂŁo de que as mulheres tĂȘm mais probabilidade de morrer na semana seguinte ao aniversĂĄrio, mais que em qualquer outro perĂodo do ano. JĂĄ os homens costumam morrer na semana anterior ao aniversĂĄrio. A idĂ©ia, claro, causou discussĂŁo, mas os dados eram consistentes.
Wiseman, apontado pela revista Scientific American como âo psicĂłlogo mais interessante e inovador do mundo atualâ, acredita que o ponto de partida para alguĂ©m se tornar um âesquisitĂłlogoâ Ă© a curiosidade sobre fatos cotidianos e a capacidade de observação. âQuando eu era adolescente, costumava trabalhar como mĂĄgico e me interessava muito pelo motivo de os espectadores nĂŁo conseguirem perceber o que acontecia diante de seus olhos. Afinal, eles queriam ser enganados?â Sobre uma vertente da Esquisitologia que estuda a influĂȘncia dos nomes nas escolhas profissionais dos indivĂduos â um grande nĂșmero de oceanĂłgrafos de sobrenome Fish (peixe) e meteorologistas chamados Frost (geada) e Flood (inundação) â, ele diz que seu nome, Wiseman (homem sĂĄbio), certamente o influenciou desde muito pequeno. âTanto como mĂĄgico quanto como acadĂȘmicoâ.
Alguns dos temas bizarros pesquisados pela Esquisitologia:
- As pessoas preferem usar um suéter que caiu sobre fezes de cachorro e não foi lavado a usar uma peça de roupa que foi lavada, mas pertencia a um assassino em série;
- As mulheres tĂȘm mais probabilidade de morrer na semana seguinte ao aniversĂĄrio do que em qualquer outra semana do ano; entre os homens, a maior probabilidade Ă© na semana anterior ao aniversĂĄrio;
- Mulheres que dirigem utilitĂĄrios tĂȘm mais probabilidade de passar pela fila expressa do supermercado com mais de dez artigos, de ultrapassar o limite de velocidade e de estacionar em local proibido.
Fonte: Ăpoca - NĂșmero 553.
O livro - http://www.submarino.com.br/produto/1/21419951
Universidade de Hertfordshire - http://www.herts.ac.uk/
Universidade da CalifĂłrnia - http://www.ucla.edu/
Scientific American - http://www.sciam.com/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php