ADEUS Ă COPA!
27/06/2006 -
FUTEBOL SHOW
O Carinha comenta...
Depois da felicidade de ver nossos "hermanos" eliminados na sexta-feira, e cĂĄ entre nĂłs Ă© "muito bom ver a Argentina perder", no sĂĄbado foi a nossa vez. Pelo menos podemos dizer que a Argentina saiu um dia antes. Lembrou 1986, quando tambĂ©m fomos eliminados num sĂĄbado, nas quartas de final e para a França. Como em 1986, no domingo tivemos o Grande PrĂȘmio dos Estados Unidos. A diferença Ă© que em 86 tĂnhamos Airton Sena que venceu a corrida, ainda no carro pegou uma bandeira do Brasil e lavou a alma do torcedor brasileiro.
SĂł nos resta aguardar o fim da copa, pois ainda podemos ganhar o trofĂ©u "Fair Play" da FIFA como seleção mais disciplinada da copa. Batemos vĂĄrios recordes, com Cafu, Ronaldo FenĂŽmeno, LĂșcio, Parreira e mais vitĂłrias seguidas em Copas.
Valeu alguma coisa? Enfim, nossa eliminação foi um vexame, num jogo sem vibração, sem garra, sem técnica, sem entusiasmo etc. Foi só um chute em gol nos 90 minutos. Uma vergonha! Não pela derrota em si, mas pela passividade e pela falta de atitude.
O Cara arrebenta...
Decepção!
SerĂĄ que a obscuridade da final de 98 foi tĂŁo bem financiada que rendeu juros e sobrou um pouco para 2006?
Muitos poderiam justificar a derrota de uma maneira simplista, numa alusĂŁo covarde que a copa de 98 foi comprada, e, quem se vende uma vez, vendido para sempre. SĂŁo os covardes.
A França ganhou em 98, assim como ganhou em 2006 porque foi melhor, jogou com amor a camisa, mas principalmente com humildade e inteligĂȘncia. Esta sim, seria uma anĂĄlise mais realista do fatĂdico jogo. PorĂ©m, temos de considerar tambĂ©m o seguinte: que a França jogou bem, mas o fato Ă© que nĂłs nĂŁo jogamos nada. A Argentina tambĂ©m jogou bem, mas a Alemanha se superou, reverteu um placar adverso mais na garra que na tĂ©cnica. Perde-se nĂŁo apenas porque o adversĂĄrio jogou melhor, mas principalmente pela falta de atitude, coragem e vergonha na cara.
A seleção não saiu da copa por causa de um erro no jogo. O erro é muito maior e abrangente envolvendo todo um planejamento mal feito para atender interesses contratuais com a Nike e Ambev.
Enquanto fazĂamos amistosos caça nĂqueis na gĂ©lida RĂșssia, ou pelas bandas das mil e uma noites do Oriente MĂ©dio em busca dos petrodĂłlares, nossos adversĂĄrios se preocupavam em jogos com adversĂĄrios de ponta, que verdadeiramente pudessem testar as fragilidades do time.
A CBF e o conivente Parreira, preferiram criar um estereotipo de seleção imbatĂvel. E atĂ© que estavam certos, era imbatĂvel sim, pois nĂŁo jogavam com ninguĂ©m.
Montaram uma seleção para homenagear ex-jogadores como CafĂș, Roberto Carlos dentre outros, mais preocupados com seus recordes pessoais em detrimento de um objetivo comum do grupo.
Acharam que treinando âbobinhosâ, fazendo malabarismos pra fotos de jornais, coletivos em campo reduzido ( acho que para nĂŁo se cansarem) ou acordo de exclusividade com a Globo para sĂł falar bem, fosse o suficiente para ganhar a Copa. SĂł esqueceram de combinar isso com o adversĂĄrio.
Faltou comando, faltou lĂder, preparo fĂsico, amistosos convincentes, espĂrito de equipe, planejamento, comprometimento, humildade e vergonha na cara.
A seleção nĂŁo teve empatia nem simpatia com o povo brasileiro. Temos de aproximar a seleção do povo, mas nĂŁo com excesso de exposição dos âgarotos propagandaâ e sim com mais humildade. Alguns realmente hĂĄ muito tempo nĂŁo passam de um bando de mercenĂĄrios, mais preocupados em retornar Ă s suas mansĂ”es na Europa apĂłs a derrota ao invĂ©s de sentir na pele o sofrimento do torcedor brasileiro.
Ainda bem que perdemos, agora, Ă© arrumar a casa e repensar a filosofia de planejamento, de jogo e de objetivos. NĂŁo se pode priorizar o contrato com a Nike que exige que seus âmoleques propagandaâ sejam convocados. NĂŁo se pode submeter a interesses da Ambev e fazer amistosos esdrĂșxulos.
O objetivo final Ă© ganhar a copa, e para isto o planejamento Ă© fundamental. Um tĂ©cnico medroso e omisso como o Parreira, um capitĂŁo calado que nunca foi lĂder e um time com egos particulares sobrepujando o coletivo sĂŁo ingredientes mais que suficientes para justificar a derrota.
Coitada da França. Levou a culpa por nossa derrota, quando na verdade fomos nós que começamos a perder para nós mesmo a partir do momento que aceitamos as corrupçÔes do Sr. Ricardo Teixeira, os mandos e desmandos da Nike e Ambev, a manipulação de opinião da Globo dentre tantos fatos degenerativos que circundam o mundo do nosso futebol.
2010 começa é hoje. E que comece com humildade e VERGONHA NA CARA!
AlĂŽ AlĂŽ Atleticano!!!
PrĂłximo do fim da Copa do Mundo, as atençÔes se voltam para o retorno do campeonato brasileiro.Com o trabalho realizado nesse perĂodo de recesso devido ao mundial, o comandante alvinegro, Levir Culpi, se diz satisfeito com o desempenho dos jogadores, e diz que a torcida pode esperar um novo AtlĂ©tico para o restante da competição.
Para fazer essa anålise, além dos treinamentos, o treinador pode observar o time em 2 amistosos realizados.Um deles foi contra o time do América.O Galo venceu por 2 x 1, gols de Marinho e Galvão.
De acordo com o atacante Marinho, no amistoso contra o rival mineiro, jĂĄ deu para perceber mudanças de comportamento da equipe dentro de campo.âA equipe evoluiu muito!âdiz ele.
Em relação a contrataçÔes, o atleticano verĂĄ caras novas em relação Ă equipe que participou da primeira parte do campeonato,alĂ©m de GalvĂŁo e Reginaldo Nascimento,o diretor de futebol Ziza Valadares, confirmou na Ășltima semana, a contratação do atacante Roni ex Fluminense e GoiĂĄs, e do meio campo Marquinhos, ex Payssandu. Ambos se dizem satisfeitos, por terem a oportunidade de vestir a camisa do Glorioso.
Para terminar a intertemporada,o AtlĂ©tico farĂĄ uma amistoso contra o Santos de Luxemburgo no MineirĂŁo.A partida serve de preparação para o jogo contra o Santo AndrĂ© no reinĂcio do brasileirĂŁo.SerĂĄ a Ășltima oportunidade de 2006 da torcida ver o Galo em ação contra um time da primeira divisĂŁo do campeonato nacional.
Vale a pena conferir!
Copa do Mundo
Decepção!!! Essa é a palavra que encontro para dizer meu sentimento.
Sei que perder ou ganhar, faz parte do mundo esportivo; mas a maneira como aconteceu que não tem explicação.Torcemos para um time sem gana,sem raça e sem vontade de passar para outra fase.Nem de longe, mostramos o futebol da melhor seleção do mundo.
Agora sĂł nos resta aguardar 2010, e torcer para que o hexa se torne uma feliz realidade.
SaudaçÔes Atleticanas!