21 DE MAIO DE 1904
02/06/2011 -
FUTEBOL SHOW
O ANIVERSĂRIO DA FIFA
English:
http://www.fifa.com/classicfootball/history/fifa/historyfifa1.html
Clube da bola... Representantes de associaçÔes de futebol de França, BĂ©lgica, Dinamarca, PaĂses Baixos, Espanha, SuĂ©cia e SuĂça assinam a ata que cria a Federação Internacional de Futebol, a Fifa. A entidade tinha como objetivo congregar as associaçÔes de futebol que, desde o fim do sĂ©culo 19, existiam espalhadas pelo mundo. No mesmo dia, por telegrama, a Alemanha solicitou a sua filiação. Em 1912, a Argentina se tornou o primeiro paĂs sul-americano filiado. O Brasil sĂł foi admitido em 1923. Depois disso, ela ficou encarregada de organizar o esporte e as Copas.
Fonte: Aventuras na História - Edição 94.
Mais detalhes:
http://worldcupfifa.tripod.com/id80.html
O PODER DO FUTEBOL
O suĂço Joseph Blatter foi reeleito presidente da Fifa, a poderosa federação internacional de futebol. SerĂĄ seu quarto mandato Ă frente da organização. Contando com mais esses quatro anos, o suĂço ficarĂĄ 17 anos na Fifa.
Trata-se de um avanço pequeno. No mundo do futebol, a pråtica é os "cartolas" perpetuarem-se na direção de clubes, associaçÔes, federaçÔes e confederaçÔes. Ricardo Teixeira estå na CBF hå 22 anos. João Havelange ficou 24 anos na Fifa.
Esse talvez seja o fator principal a ensejar a corrupção. No futebol e em outras atividades, como a polĂtica. Os negĂłcios nĂŁo fazem o sujeito deixar o poder no tempo regulamentar. Ele e seu entourage vĂŁo querer sempre ficar mais.
Com a globalização, o futebol se transformou num negĂłcio milionĂĄrio. As transaçÔes envolvem os craques, os patrocĂnios de equipes e competiçÔes por grandes marcas e os direitos de transmissĂŁo, sobretudo pela televisĂŁo.
O dirigente de um clube tem um poder enorme. O presidente da Fifa o tem igual ao de um chefe de Estado. A disputa de poder torna-se, entĂŁo, feroz. Blatter foi candidato Ășnico e teve maioria de votos, coletados em simples papĂ©is.
Dias antes, a Fifa suspendeu seu adversĂĄrio, acusado de comprar votos e subornar pessoas para se eleger. Pouco antes tambĂ©m, inocentou Teixeira, acusado de cobrar propina para votar na RĂșssia para sede da Copa de 2018.
Os dias anteriores Ă eleição de Blatter foram prĂłdigos em denĂșncias de corrupção. Uma delas dizia que Blatter doara dinheiro a uma de suas provĂĄveis eleitoras. Outra, que o Catar comprou o direito de sediar a Copa de 2022.
VĂȘ-se que a corrupção no futebol nĂŁo Ă© sĂł brasileira. Diante da Copa do Mundo no Brasil, imagina-se a dinheirama que jĂĄ estĂĄ correndo, nĂŁo sĂł internamente, mas em nĂvel mundial. Ă o preço do espetĂĄculo de concĂłrdia entre as naçÔes.
Seria desejåvel, por isso, que houvesse alternùncia de poder também no mundo do esporte.
Para que vingue a democracia, Ă© preciso que haja transparĂȘncia.
Editorial - Fonte: O Tempo - 02/06/11.
CORRUPĂĂO NA FIFA
A Fifa, entidade mĂĄxima do futebol, o esporte mais popular do planeta, atravessa um dos maiores escĂąndalos de toda sua histĂłria de 107 anos.
O secretĂĄrio-geral da federação, JĂ©rĂŽme Valcke, escreveu em um e-mail que o Qatar "comprou" o direito de sediar a Copa de 2022. Depois, disse apenas que usou uma linguagem "informal" para se referir ao poderio econĂŽmico do paĂs ĂĄrabe. Sobre a RĂșssia, anfitriĂŁ do evento em 2018, pairam suspeitas nĂŁo menos desabonadoras.
Os relatos abundantes de corrupção em suas formas mais prosaicas -milhares de dólares em envelopes pardos, chantagem escancarada, tråfico de favores- para definir as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022 explicitam que o mal da cartolagem corrompida não se resume ao Brasil. Tem, na realidade, alcance global.
Ao longo das Ășltimas dĂ©cadas, o futebol profissionalizou-se e tornou-se um negĂłcio bilionĂĄrio. As transaçÔes envolvendo as estrelas do esporte alcançam dezenas de milhĂ”es de dĂłlares, assim como as negociaçÔes dos direitos de transmissĂŁo das partidas e as cotas de patrocĂnio. A final da Ășltima Copa, no ano passado, teve uma audiĂȘncia global de estimados 800 milhĂ”es de espectadores.
No entanto as entidades que regulam o futebol, assim como a maior parte dos clubes, passaram ao largo dessa revolução. O amadorismo dos dirigentes, craques na defesa de seus prĂłprios interesses, resvala para o nĂvel do futebol de vĂĄrzea. Recusam-se a adotar prĂĄticas comerciais adequadas ao tamanho dos negĂłcios.
A despeito do escĂąndalo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, chefe e aliado do secretĂĄrio-geral, deve ser eleito hoje sem dificuldades para o quarto mandato seguido. Ricardo Teixeira, no controle da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) desde 1989, Ă© um dos principais candidatos para sucedĂȘ-lo, daqui a quatro anos.
Os preparativos para a prĂłxima Copa, no Brasil, nĂŁo passam incĂłlumes pela turbulĂȘncia que atinge a Fifa. O secretĂĄrio-geral da entidade, no centro do escĂąndalo, Ă© o principal responsĂĄvel por cobrar prazos e fiscalizar o cumprimento das exigĂȘncias.
As obras patinam. Acumulam-se indĂcios de que muito dinheiro pĂșblico vai escorrer pelo ralo. A situação delicada de Valcke sĂł vem adicionar preocupaçÔes a um cenĂĄrio jĂĄ bastante conturbado.
A elite dirigente do futebol mantĂ©m-se com amplo domĂnio da partida, sem dar chance para contra-ataque. A plateia, milhĂ”es de apaixonados pelo futebol, sĂł tem a perder com esse antijogo.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/06/11.
SHOW DE COMERCIAL
Turkish airline - http://www.turkishairlines.com/
Manchester United - http://www.manutd.com/Splash-Page.aspx
Confira:
http://www.turkishairlines.com/en-INT/corporate/news/press_room/movie_archive/manu.aspx
TOQUE DE CRAQUE
A estreia de Ronaldo no campo social serĂĄ no dia 9 de junho, quando ele inaugura sua fundação Criando FenĂŽmenos â dois dias depois de dar adeus Ă Seleção Brasileira no amistoso contra a RomĂȘnia, em SĂŁo Paulo. O evento serĂĄ na ONG Casa do Zezinho, no bairro do CapĂŁo Redondo. Sua esposa, Bia Antony, tem atuação decisiva na empreitada, visitando pessoalmente entidades para integrar a iniciativa.
Gisele Vitória com Fabiano Mazzei (interino), Bela Megale, Rosùngela Honor e Simone Blanes - Fonte: Isto à - Edição 2168.
Ronaldo - http://www.ronaldohome.com/video/
CAIPIRINHA - O DRINK DE 2014
A Associação Internacional de Bartenders (IBA - sigla em inglĂȘs) elegeu a caipirinha, feita de cachaça, como um dos coquetĂ©is oficiais da entidade. "A bebida (caipirinha) jĂĄ Ă© um dos 10 drinques mais importantes do mundo", comemorou o diretor de marketing da Expocachaça, JosĂ© LĂșcio Mendes.
Ao lado de drinques famosos que a IBA considera "bebidas extravagantes" como cuba libre e mojito, JosĂ© LĂșcio quer aproveitar a fama da caipirinha e transformĂĄ-la no âwelcome drinkâ da Copa de 2014. "NĂŁo tem sentido um estrangeiro chegar ao Brasil e a gente oferecer um champagne", afirmou JosĂ© LĂșcio, que defendeu uma caipirinha sofisticada e suave a ser oferecida aos futuros turistas.
Mesmo com a cachaça de alambique dominando 86% do mercado brasileiro e no terceiro lugar no ranking mundial de destilados, a exportação brasileira Ă© de apenas 14 milhĂ”es de litros para uma produção de 500 milhĂ”es de litros anuais. Os dados sĂŁo do Instituto Brasileiro da Cachaça. "Das 4.000 marcas, Minas Gerais tem 60% da produção com 900 marcas e 8.000 produtores na produção de 230 milhĂ”es a 260 milhĂ”es de litros", informou JosĂ© LĂșcio.
Helenice Laguardia - Fonte: O Tempo - 01/06/11.
IBA - http://www.iba-world.com/english/index.php
Expocachaça - http://www.expocachaca.com.br/
Instituto Brasileiro da Cachaça - http://www.ibrac.net/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php