TURMAS GLOBAIS
09/07/2009 -
TURMAS DO FM
GLOBAL ELEVATION MODEL
English:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/20090629.html
http://asterweb.jpl.nasa.gov/
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8126197.stm
O mais completo atlas da terra. Chama-se "Global Digital Elevation" o mais completo mapa da topografia da Terra, que acaba de ser lançado pela Nasa em parceria com o MinistĂ©rio da Economia, IndĂșstria e ComĂ©rcio do JapĂŁo. Une 1,3 milhĂŁo de imagens e cobre 99% da superfĂcie do planeta (todos os registros foram feitos por satĂ©lite) com intervalos de apenas 30 metros entre os pontos rastreados. Esse atlas ajudarĂĄ na prevenção de incĂȘndios, na conservação ambiental e no planejamento de novas cidades.
Fonte: Isto à - Edição 2069.
Mais imagens:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/20090629.html
http://asterweb.jpl.nasa.gov/
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8126197.stm
SEMANA DO FAZENDEIRO NA UFV
Universidade Federal de Viçosa comemora 80 anos de evento dedicado ao meio rural.
A Universidade Federal de Viçosa serĂĄ palco de mais uma edição da Semana do Fazendeiro, de 12 a 17 de julho. O evento, considerado o mais antigo de extensĂŁo rural do paĂs, estĂĄ comemorando 80 anos, com o tema "Semana do Fazendeiro: 80 anos de diĂĄlogo com o campo".
"Preparamos uma semana com cara de comemoração, com uma série de atividades culturais e uma programação voltada para a sociedade", afirma o pró-reitor de extensão e cultura, Gumercindo Souza Lima.
Ele destaca tambĂ©m que, este ano, o evento estĂĄ com novas atividades. Uma delas, Ă© a Troca de Saberes. SerĂŁo montadas tendas onde os participantes vĂŁo dividir experiĂȘncias, repassando o que de interessante souberem a respeito das prĂĄticas no campo. Outras atividades, que vĂŁo acontecer pela primeira vez, sĂŁo a Semana da Juventude Rural e o Sabores do Campo.
O primeiro Ă© voltado para jovens entre 14 e 29 anos, que moram na ĂĄrea rural. O objetivo Ă© trabalhar a perspectiva de cerca de 300 jovens em continuar no campo, mostrando que para serem bem-sucedidos nĂŁo precisam ir para a cidade.
Gastronomia. JĂĄ o Sabores do Campo Ă© um festival gastronĂŽmico que acontecerĂĄ em stands montados em espaços multiuso, onde terĂŁo shows de mĂșsica e outras atividades artĂstico-culturais. InformaçÔes: http://www.semanadofazendeiro.ufv.br/.
Perfil. O evento Ă© voltado a pessoas ligadas ao meio rural.
Fonte: O Tempo - 11/07/09.
FESTIVAL DA LOUCURA
Aconteceu em Barbacena, Minas Gerais, de 09 a 12 de Julho, a 4ÂȘ edição do Festival da Loucura de Barbacena que invadiu as ruas e praças da cidade. Com a promoção do evento, a cidade busca resgatar sua histĂłria, ligada ao tratamento das doenças psiquiĂĄtricas.
Mais detalhes: http://www.festivaldaloucura.com.br/
Fonte: O Tempo - 07/07/09.
SUPER-HOMEM
Para o site Technologizer, a peça Ă© candidata ao tĂtulo de pior comercial de tecnologia de todos os tempos. O vĂdeo Ă© parte de uma sĂ©rie que conta com a participação do ator Dean Cain, que jĂĄ interpretou o Super-Homem. As outras propagandas podem ser vistas em http://www.youtube.com/user/ie8videos.
Fonte: Folha de S.Paulo â 08/07/09.
HOTEL DE BAIXO CUSTO - QUARTOS DE LATA
Localizado em Kuala Lumpur, 41 Berangan Ă© um hotel de baixo custo que aproveitou da melhor maneira possĂvel seu espaço urbano limitado. Dois dos 11 quartos do hotel foram construĂdos com contĂȘineres vazios e formam um pequeno pĂĄtio interno. Casa um possui uma vista para o jardim, um banheiro conjugado e amenidades como ar-condicionado, acesso Ă internet, cafĂ©-da-manhĂŁ incluso e recepção 24 horas. Devido ao alto custo e Ă disponibilidade limitada de espaço na maioria das ĂĄreas urbanas, usar a flexibilidade que contĂȘineres permitem Ă© uma ideia inteligente.
Detalhes: http://www.41berangan.com/.
Fonte: Tam Nas Nuvens â Ano 02 â NĂșmero 18 â Junho 2009.
FALTOU PEIXE
Os Ăndios enauenĂȘ-nauĂȘs constroem, em Ă©pocas de cheia, barragens tradicionais para pescar os peixes que serĂŁo consumidos ao longo de quatro meses no ritual yakwĂŁ. Mas a Ășltima pescaria foi um desastre devido as mudanças climĂĄticas.
Fonte: National Geographic - Julho 2009.
Leia mais:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-112/indios-anauene-naues-480068.shtml
LARANJAL DO JARI (AP)
Um cemitĂ©rio indĂgena sob a escola. Durante as obras para a construção da Escola TĂ©cnica do AmapĂĄ, na periferia de Laranjal do Jari, os trabalhadores encontraram os restos do que parecia uma antiga aldeia indĂgena. Uma equipe de arqueĂłlogos assumiu as escavaçÔes e identificou mais de 100 peças de cerĂąmica e 50 urnas funerĂĄrias. O local pode ter sido um cemitĂ©rio indĂgena hĂĄ mais de mil anos. Os desenhos gravados nas peças mostram que a população da aldeia teria ligaçÔes com uma civilização que viveu na Guiana Francesa e no Suriname no sĂ©culo IX. As obras da escola estĂŁo paradas desde as descobertas, mas serĂŁo retomadas assim que as escavaçÔes e o resgate das peças forem concluĂdos.
Fonte: Ăpoca - Edição 581.
Detalhes e fotos:
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1214715-16052,00-SITIO+ARQUEOLOGICO+MILENAR+E+DESCOBERTO+DURANTE+CONSTRUCAO+DE+ESCOLA+NO+AP.html
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
CEO POR ACASO
Serå lançado no Brasil o livro "CEO por Acaso" (editora Saraiva, 304 pågs., R$ 44,00), de David Novak, presidente da Yum! Brands, empresa de restaurantes dona de marcas como KFC, Pizza Hut e Taco Bell. Lançada em 2007 nos EUA, a obra conta a trajetória do autor até assumir a chefia da empresa e traz detalhes sobre as iniciativas de treinamento e desenvolvimento de pessoas que aplicou na Yum!.
Mercado Aberto â Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo â 06/07/09.
Detalhes:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2655389&ID=BD0D6A6C7D907050907190020
FORDLANDIA
A cidades perdidas da AmazĂŽnia estĂŁo bem nas livrarias americanas. Depois do sucesso de "A Cidade Perdida de Z", do jornalista David Grann, acaba de sair "FordlĂąndia: AscensĂŁo e Queda da Cidade Perdida de Henry Ford na Floresta", do professor Greg Grandin. O livro de Grann sairĂĄ no Brasil atĂ© o fim do ano e pode virar filme, com Brad Pitt no papel do explorador inglĂȘs Percy Fawcett, que desapareceu no Xingu em 1925.
"Fordlùndia" não tem a mesma receita de mistério, mas é uma lição para governantes, empresårios e candidatos a conhecedores da AmazÎnia. Conta a história do projeto de construção de uma cidade e o plantio de um imenso seringal no meio da mata do Parå. A ideia foi de Henry Ford, o Bill Gates de seu tempo. Deu tudo errado. Ford perdeu US$ 160 milhÔes (em dinheiro de hoje), produziu um desastre ecológico e abandonou o projeto. Seus funcionårios chegaram como deuses de uma nova era em 1928 e partiram como fugitivos em 1945.
Grann recuperou lembranças de pessoas que viveram naquilo que seria o paraĂso americano de FordlĂąndia e trabalhou duro nos arquivos da empresa. Disso resultou um precioso exame do fracasso de um empresĂĄrio antissemita que era venerado como profeta do capitalismo industrial e acabou discutindo a estatização de suas terras para que nelas fossem instalados os judeus da Europa. Ford achava que a vaca era a mĂĄquina mais desagradĂĄvel e inĂștil da natureza. Hoje seu velho campo de golfe, bem como as quadras de tĂȘnis, servem de pasto e estĂĄbulo.
Elio Gaspari (http://www.submarino.com.br/portal/Artista/80141/+elio+gaspari) - Fonte: Folha de S.Paulo - 05/07/09.
Detalhes: http://www.chron.com/disp/story.mpl/life/books/reviews/6498154.html
"A QUADRA DOS SONHOS. HISTĂRIAS E CONQUISTAS DO TĂNIS BRASILEIROâ - AS 10 LIĂĂES DE LEMANN
Em livro recĂ©m lançado com histĂłrias de grandes tenistas brasileiros, Jorge Paulo Lemann fala de sua experiĂȘncia com o tĂȘnis e da influĂȘncia que recebeu do esporte. O testemunho raro estĂĄ no livro "A Quadra dos Sonhos. HistĂłrias e Conquistas do TĂȘnis Brasileiroâ (Phorte Editora), de autoria de Cesar Kist e Elson Longo. No depoimento, o ex-Garantia e atual sĂłcio da AB InBev, a maior cervejaria do mundo, lista dez liçÔes:
1) Existe uma relação Ăntima entre o esforço aplicado e o resultado obtido. NĂŁo hĂĄ moleza em nada.
2) Dentro desse esforço, se possĂvel, capte ventos favorĂĄveis e deixe lhe ajudarem. Em outras palavras: use a cabeça para chegar aonde quer.
3) Tudo é um aprendizado. Esteja sempre aprendendo e tentando melhorar. Até hoje, aos 67 anos, ainda tento melhorar o saque.
4) Aprenda com as derrotas e volte melhor para a prĂłxima rodada.
5) Desistir? SĂł apĂłs o Ășltimo ponto!
6) Tenha foco no que quer atingir e sempre num sonho grande.
7) NĂŁo jogue para a plateia. Jogo muito bonito nem sempre ganha o jogo.
8) Esteja sempre na espreita. A vida, os negĂłcios e o tĂȘnis dependem de oportunidades excepcionais. Quando surgem, saiba reconhecĂȘ-las e avance.
9) Ser Ă©tico e transparente sempre compensa.
10) Bom Ă© sonhar grande e chegar lĂĄ (aos 9 anos, dei entrevista para um jornal do Rio dizendo que queria ser campeĂŁo do mundo no tĂȘnis). Demorou e sĂł cheguei Ă categoria de veteranos aos 45 anos. Um tĂtulo de campeĂŁo mundial meio fajuto (mas me dei por satisfeito).
Mercado Aberto â Guilherme Barros â Fonte: Folha de S.Paulo â 09/07/09.
Detalhes: http://www.phorte.com/shopping/product_enlarge.php?id=341
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php