ROBOMANIA ASSISTENCIAL
06/08/2009 -
EU DIGITAL
ROBOT SUIT HAL (HYBRID ASSISTIVE LIMB)
English:
http://www.telegraph.co.uk/technology/news/5966367/Japanese-robot-suit-to-help-disabled.html
More photos: http://www.daylife.com/search?q=Cyberdyne+Inc.+employees
Cyberdyne:
http://www.cyberdyne.jp/english/
http://www.cyberdyne.jp/english/robotsuithal/index.html
JapĂŁo - FuncionĂĄrios da empresa japonesa Cyberdyne fazem demonstração do uso de traje robĂłtico enquanto atravessam rua em TĂłquio. A peça, chamada HAL (sigla em inglĂȘs para Membro Assistente HĂbrido), pesa 10 kg e auxilia pessoas com deficiĂȘncia ou ferimentos a se movimentar.
Fonte: Terra - 03/08/09.
Leia mais:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3904455-EI8328,00.html
Mais fotos: http://www.daylife.com/search?q=Cyberdyne+Inc.+employees
Cyberdyne:
http://www.cyberdyne.jp/english/
http://www.cyberdyne.jp/english/robotsuithal/index.html
TORNEIO GERENCIAL 2009
No dia 22 de setembro se inicia mais uma edição do Torneio Gerencial. Neste ano a competição de simulação gerencial da Bernard completa 11 anos, oferecendo mais uma oportunidade de aprimoramento de habilidades gerenciais a estudantes e demais interessados no tema gestão de empresas.
De 22/09 a 09/12/2009 Via Internet. Saiba mais: http://www.torneiogerencial.com.br/.
Fonte: Revista Brasileira de Administração - Ano XIX - NĂșmero 70.
DORIVAL CAYMMI NA REDE
A obra do compositor baiano Dorival Caymmi estĂĄ agora disponĂvel em um portal da Internet. No site http://www.dorivalcaymmi.com.br/, o internauta pode visualizar e fazer o download de mĂșsicas do artista, como "Saudades de Bahia", "Marina", "O Mar" e "Samba da Minha Terra".
O projeto de criação do novo espaço virtual, que contou com a parceria da Natura, catalogou documentos como agendas pessoais, correspondĂȘncias, partituras manuscritas, reportagens, vĂdeos caseiros, capas histĂłricas dos discos e milhares de fotos. A estimativa Ă© que mais de 10 mil peças estejam disponĂveis no site.
A iniciativa de organizar e estruturar o espaço eletrĂŽnico partiu de seu filho e seu neto, Danilo e Gabriel Caymmi, respectivamente, alĂ©m do mĂșsico Paulo Jobim, filho de Tom Jobim.
Magazine â Lupa - Fonte: O Tempo â 06/08/09.
PROPUBLICA
Parceiro constante de jornais, o site Propublica (http://www.propublica.org/), sem fins lucrativos, que se proclama independente e dedicado a produzir "matérias importantes com força moral" resultantes de trabalho investigativo autÎnomo. Ele foi estabelecido em 2007, com dinheiro da Fundação Sandler, dos banqueiros Herbert e Marion Sandler, e é dirigida por jornalistas que deixaram o "Wall Street Journal".
Carlos Eduardo Lins da Silva - ombudsman da Folha - Fonte: Folha de s.Paulo - 02/08/09.
MĂDIAS MĂVEIS EM MINAS
Estão abertas as inscriçÔes para as mostras competitivas do festival mineiro Vivo Arte.mov 2009. O evento ocorre entre os dias 12 e 15 de novembro e vai reunir os principais realizadores, do Brasil e do exterior, das artes digitais móveis na atualidade. As inscriçÔes são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de setembro, pelo site www.vivo.com.br/artemov.
Lupa - Fonte: O Tempo - 05/08/09.
CINEMA
Rio Grande do Sul
O 37Âș Festival de Gramado, que ocorre entre os dias 9 e 15 de agosto, jĂĄ estĂĄ com ingressos Ă venda em www.ingresso.com.br. Veja a programação do evento e fotos dos filmes que serĂŁo exibidos em http://www.festivaldegramado.net/programa.
Rede social
Enquanto o filme "The September Issue" nĂŁo Ă© lançado, os produtores montaram uma pĂĄgina no Facebook com fotos, vĂdeos e informaçÔes atualizadas. Leia em http://www.facebook.com/theseptemberissue.
Eventos on-line - Acontene na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo - 05/08/09.
CONSĂRCIO PĂE DISCIPLINAS DE UNIVERSIDADES NA INTERNET
Universidades de todo o mundo começaram a disponibilizar seus cursos na internet, sem que haja necessidade de matrĂcula, cadastro ou taxa.
O OCW (OpenCourseWare Consortium), um tipo de rede internacional de cursos abertos, reĂșne materiais oferecidos pelos professores em sala de aula, provas e todo o conteĂșdo que o docente usa em suas disciplinas.
Iniciado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em abril de 2001, o projeto conta hoje com duas centenas de instituiçÔes comprometidas a divulgar ao menos dez disciplinas.
"O objetivo é atender tanto quem estå ensinando como quem estå aprendendo. Um professor pode observar como outro oferece a disciplina e fazer modificaçÔes na sua. Um aluno autodidata pode fazer o curso completo, apenas não terå certificação", explica Steve Carson, presidente do OCW.
Atualmente, o Brasil conta com quatro universidades membros do OCW. Na pråtica, contudo, apenas a FGV (Fundação Getulio Vargas) possui links para cursos, focados basicamente em administração.
Stavros Xanthopoylos, diretor-executivo da FGV Online, adianta que cursos focados em sociologia e filosofia para professores do ensino médio serão disponibilizados neste ano.
Os cursos da instituição brasileira são animaçÔes em que se segue aula após aula clicando com o cursor em uma seta. Em outras faculdades com disciplinas no OCW, entretanto, a navegação é menos amigåvel.
Um menu reĂșne os tĂtulos de cada aula, e outro, os documentos, como artigos, para serem baixados. O conteĂșdo pode ser usado livremente por todos, desde que para fins nĂŁo comerciais e que seja citada a fonte.
EM PORTUGUĂS
AlĂ©m das poucas aulas de instituiçÔes de ensino nacionais, Ă© possĂvel acessar disciplinas que foram traduzidas para o portuguĂȘs pelo Universia, braço educacional da holding Santander.
Existem hoje cerca de 150 traduçÔes completas para o portuguĂȘs das aulas do MIT.
Apoiadas pela instituição, 19 universidades brasileiras planejam a adesão ao OCW.
"NĂŁo hĂĄ data marcada. Cada universidade estĂĄ se organizando internamente", afirma a gerente de relacionamento com as universidades do Universia, Cristiane Louzada.
EM VĂDEO
Ainda sĂŁo poucas as disciplinas do OCW que possuem vĂdeos. Mas quem quiser assistir a algumas aulas pelo monitor tambĂ©m pode conferir o youtube/edu no site www.youtube.com/edu
LĂĄ, cerca de 250 universidades norte-americanas disponibilizam seminĂĄrios, cursos e aulas, alĂ©m de vĂdeos institucionais para quem quiser conhecer um pouco melhor as escolas.
André Lobato - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/08/09.
LIVRE ACESSO
www.youtube.com/edu
Ă possĂvel assistir a vĂdeos de aulas e palestras de universidades norte-americanas
www.universia.com.br/mit/index.jsp
Endereço das aulas do MIT traduzidas para o portuguĂȘs pelo site Universia
www.ocwconsortium.org
PĂĄgina que reĂșne todos os colaboradores do consĂłrcio on-line. HĂĄ links para outros consĂłrcios, como o chinĂȘs
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Link direto para os cursos gratuitos da FGV Online
André Lobato - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/08/09.
GOOGLE STREET VIEW
O Google Street View chegou finalmente ao Brasil, graças a uma parceria do gigante da internet com a Fiat. - Belo Horizonte e a primeira cidade do paĂs a receber o serviço. SerĂĄ tambĂ©m a primeira a ter no Google Maps informaçÔes sobre os transportes pĂșblicos locais. SĂŁo Paulo e Rio de Janeiro tambĂ©m estĂŁo nos planos, mas terĂŁo que esperar. O Street View dĂĄ ao internauta uma visĂŁo de 360 graus das ruas das cidades onde estĂĄ presente, permitindo uma verdadeira viagem virtual.
Para capturar as imagens serĂŁo utilizados 30 Fiats Stilo equipados com mĂĄquinas fotogrĂĄficas adaptadas. Os carros estĂŁo percorrendo as ruas de Belo Horizonte, capturando imagens em 360 graus no eixo horizontal e 290Âș no vertical, na altura do olhar do motorista e do pedestre.
Andreas Huettner, diretor comercial do Google Brasil, acredita que o Street View serĂĄ uma ferramenta Ăștil para a navegação urbana nas metrĂłpoles brasileiras. - O StreetView Ă© uma funcionalidade muito popular do Google Maps nos paĂses onde jĂĄ foi lançado â diz.
A questĂŁo, no entanto, nĂŁo Ă© tĂŁo simples assim. Em boa parte das cidades onde chegou, o Street View causou polĂȘmica e foi acusado de violação de privacidade. Muitos reclamam quando veem as fachadas de seus prĂ©dios ou quintais de suas casas na internet. Em uma vila inglesa, os moradores chegaram a impedir o carro do Google de circular, enquanto no JapĂŁo autoridades pediram o cancelamento do serviço e a GrĂ©cia proibiu a gravação de imagens em certas cidades . AtĂ© mesmo Sir Paul McCartney entrou na polĂȘmica, pedindo que imagens de sua casa fossem retiradas do site.
Além disso, a cùmera do Google mostra também imagens das pessoas que passam nas ruas no momento em que estas são fotografadas. Apesar dos rostos serem borrados, graças a manipulação digital das imagens, algumas situaçÔes contrangedoras foram criadas. Um homem, por exemplo, teria sido reconhecido ao sair de uma sex-shop.
No site de divulgação do Street View brasileiro, Huettner defende o serviço, afirmando que ele permite mais do que apenas âpassearâ virtualmente pelas ruas.
âPoder ver a cidade da perspectiva do nĂvel do solo acrescenta muita informação e relevĂąncia para os usuĂĄrios que realizam pesquisas no Google Mapsâ, alega. âO Street View permitirĂĄ ao internauta nĂŁo apenas visualizar a rua como estivesse parado na calçada, mas tambĂ©m fazer caminhadas virtuais â com direito a giro panorĂąmico e zoom â e encontrar lojas, restaurantes, parques e pontos turĂsticos, com alta precisĂŁo e nitidez.â
(Colaboração: A.M.B.)
FM:
O site - http://www.googlestreetview.com.br/
Os carros da Fiat na Ruas - http://www.googlestreetview.com.br/tag/estacionamento/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php