FALANDO, ATĂ MESMO NO GELO...
12/01/2008 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
PISTA GELADA
AntĂĄrtida - Inaugurada pista de pouso e decolagem construĂda no gelo. O empreendimento recebeu um aviĂŁo Airbus A319 nesta sexta e deve facilitar o deslocamento de pesquisadores do clima da Antartida atĂ© Hobart, na AustrĂĄlia.
Fonte: Terra - 10/01/08.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"OlĂĄ CCC. "Na verdade o ano de 2007 sĂł se renovou em sua quarta parte, jĂĄ que apenas o 7 mudou para 8. Como vocĂȘs mesmo comentaram, cada um vĂȘ o Ano Novo de uma forma. PoderĂamos dizer que de 7 para 8 jĂĄ foi um grande salto, ou que finalmente as linhas do 7 se encontraram numa grande uniĂŁo formando o 8, exatamente como todos deverĂamos ser. Enfim, Ano Novo Ă© isso mesmo, uma contagem de tempo normal como todas as outras que, no entanto aproveitamos para colocar ou tentar colocar em prĂĄtica algum projeto novo ou uma idĂ©ia que nos parece interessante. Assim como o FM por exemplo. Uma idĂ©ia que felizmente deu certo. Pelo nĂșmero de acessos, pode-se perceber tambĂ©m que a responsabilidade de vocĂȘs aumentou. Ler o FM jĂĄ faz parte do dia-a-dia de muita gente, o que significa que alguma coisa boa tem, nĂŁo Ă© mesmo? Quero cumprimentĂĄ-los mais uma vez pela iniciativa e expressar minha satisfação em saber que ainda se encontra muita coisa boa na internet. Espero que a cada ano o FM evolua e se modernize como todo meio de comunicação deve ser, para que nessa sinergia possamos ensinar e aprender mutuamente, como deixar esse nosso planeta um pouquinho melhor para as geraçÔes futuras. Feliz Ano Novo! Um forte abraço" FM: Valeu! Sempre ensinando e aprendendo uma nova lição.
"A vocĂȘs e toda equipe um 2008 repleto de SUCESSO! O site estĂĄ mais bonito, mais convidativo...." FM: Muito obrigado. Um 2008 repleto de SUCESSO para todos nĂłs.
"Meus prezados amigos alunos e professores da Faculdade Mental. Fiquei muito agradecido a todos vocĂȘs pelo carinho demonstrado atravĂ©s de nota aqui publicada, quando do nascimento de meu filho Marcos Lott Borges em 2007 no dia 24 de junho. Abraço a todos e que 2008 seja um marco na vida de cada um de vocĂȘs como o ano de muitas realizaçÔes e progressos. Atenciosamente, AntĂŽnio Marcos Borges" FM: Ă isso aĂ professor! Mais uma vez parabĂ©ns pelo filhĂŁo.
"Oi pessoal. As colunas que eu mais gosto sĂŁo os Reis da LogĂstica e Propagandas Inteligentes, mas vocĂȘs nĂŁo tem publicado mais. Pensem nisso!" FM: Agradecemos sua mensagem e estamos diponibilizando novamente os Reis da LogĂstica na coluna "Formandos & Formados" e Propagandas Inteligentes na coluna "Nossos Colunistas". Valeu!
DE VOLTA Ă SALA DE AULA
O historiador e diplomata Alberto da Costa e Silva deu, como sempre, uma Ăłtima entrevista, esta para a repĂłrter Mariana Filgueiras, no "Jornal do Brasil", em que fala de quatro atividades essenciais que praticĂĄvamos na sala de aula e que, pelo visto, a escola brasileira abandonou.
Uma, a leitura em voz alta. Um aluno lia alto e os outros o acompanhavam no mesmo texto, em silĂȘncio. Depois se revezavam. "Quem lĂȘ em voz alta toma gosto pela leitura", diz ele. "Ler alto ensina a virgular, ensina as respiraçÔes da fala." Outra, o ditado. "Ele educa o ouvido", observa Da Costa e Silva, alĂ©m de exigir do aluno o conhecimento da palavra e da estrutura da frase, a destreza e a clareza caligrĂĄficas. Quantas crianças no Brasil de hoje serĂŁo capazes de tomar um ditado sem cometer grossas batatadas com seus garranchos?
Uma terceira, a cĂłpia. O simples ato de copiar um texto estimula a concentração para a grafia, os acentos e a pontuação. NĂŁo que os garotos nĂŁo estejam entregando trabalhos baseados em textos que copiam liberalmente da internet -mas a cĂłpia na sala de aula Ă© outra coisa. Ali Ă© que, diante do professor, a onça bebe ĂĄgua. E, por fim, a redação -ou composição, como se chamava, baseada na observação de objetos. "A composição estimula os sentidos. A criança aprende a pĂŽr no papel, com palavras, o que vĂȘ", diz Alberto. "A descrição de quadros de natureza-morta, por exemplo, Ă© essencial." Ou a visita ao zoolĂłgico, diria eu, ou Ă fĂĄbrica de sorvete.
AlguĂ©m dirĂĄ que o prĂłprio conceito de sala de aula mudou e que o importante agora Ă© enchĂȘ-la de computadores. Mas a mecĂąnica elementar do conhecimento em nossos meninos terĂĄ se sofisticado a esse ponto? Por enquanto, o que estamos produzindo sĂŁo crianças que marcam xis no chute em testes de mĂșltipla escolha.
Ruy Castro - Folha de S.Paulo - 07/01/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php