CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVI
05/11/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XCVI (WWF - OCEAN LEVELS)
English:
http://www.groovygreen.com/groove/?p=1856
http://www.unep.fr/scp/communications/ad/details.asp?g=1&id=6684545&cp=&cat=3
O sertĂŁo vai virar mar. Este anĂșncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levarĂĄ ao aumento do nĂvel dos oceanos.
(Colaboração: Sueli Olinto)
Veja imagem ampliada: http://www.groovygreen.com/groove/?p=1856
QUANDO O MARKETING Ă GENIAL
Para se ter um mundo melhorâŠbasta que o mundo seja divertidoâŠĂ© o que a Wolkswagen tenta mostrar com essa campanhaâŠ
Sem mostrar gente feliz por dirigir seus carrosâŠsĂł mostrando que as pessoas trocamâŠatĂ© o confortoâŠpela possibilidade de se divertirâŠ
As imagens sĂŁo auto-explicativas (auto-explicativas, entendeu o xisti ???)âŠ
http://www.youtube.com/watch?v=2lXh2n0aPyw&feature=player_embedded
(Colaboração: André Rittes - RJ)
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
BOM SENSO Ă© fundamental!
Por Adm. Marizete Furbino
"Um homem de bom senso saberĂĄ criar melhores oportunidades do que aquelas que se lhe deparam.â (Francis Bacon)
O bom senso é a peça fundamental em qualquer tomada de decisão. Quando se tem bom senso, o administrador realiza anålise de diversas variåveis, tanto internas quanto externas, antes da tomada de decisão, visualizando e ponderando importantes variåveis; assim, além de deter maior controle sobre a situação vivida, possui maior chance de realizar uma tomada de decisão acertada.
Insta manifestar que, como no mundo dos negócios a vida não permite ensaios, torna-se de suma importùncia que o administrador tenha bom senso antes de agir, pois é sabido que toda e qualquer tomada de decisão poderå contribuir tanto para a ascensão, quanto para a submersão de qualquer empresa; portanto, toda cautela, serenidade e ponderação devem ser levadas em conta.
Ă importante tratar toda e qualquer tomada de decisĂŁo com o cuidado devido, e o bom senso faz parte deste cuidado, uma vez que, alĂ©m de agregar valor, contribui no que tange ao alcance da eficiĂȘncia e eficĂĄcia no resultado.
Sob esta Ăłtica, Ă© importante afirmar que, quando se tem bom senso, o administrador possui sĂłlidos princĂpios, alĂ©m de uma capacidade de agir baseada nĂŁo somente nos conhecimentos, mas de agir de forma a avaliar a situação vivida levando em consideração valores Ă©ticos, com bastante inteligĂȘncia, ponderação, sensatez, juĂzo claro, verdade, confiança, responsabilidade, discrição, cautela e serenidade, o que o permite enfrentar o mercado com bastante âpulsoâ, direcionando a empresa rumo ao sucesso.
Ă nesta vertente que hoje o mercado exige que o gestor nĂŁo somente seja um grande lĂder. AlĂ©m de saber liderar, deverĂĄ saber lidar com pessoas. Saber conviver e se relacionar com as pessoas Ă© fator sine qua non no mundo dos negĂłcios. Sabemos que cada ser humano Ă© Ășnico, com culturas, valores e princĂpios diferenciados, que devem ser respeitados.
Neste diapasĂŁo ponderamos, por oportuno, dizer que quando se tem respeito verifica-se que se tem nitidamente conhecimento de seus limites e assim nĂŁo hĂĄ invasĂŁo dos limites de outrem.
Contudo, devemos observar que uma boa convivĂȘncia exige que tenhamos, alĂ©m do respeito pelo outro, uma boa educação, muita paciĂȘncia, empatia, Ă©tica e muito bom senso em tudo o que nos propusermos a fazer.
No contexto mercadolĂłgico torna-se de fundamental importĂąncia perceber que a falta de bom senso na tomada de decisĂŁo poderĂĄ levar a empresa a um verdadeiro caos. Sem bom senso, o gestor analisarĂĄ os fatos de âolhos vendadosâ, sem fazer uma investigação detalhada e profunda dos mesmos e, por conseqĂŒĂȘncia, sem âmedirâ e/ou âpesarâ cada fato de forma devida. De âolhos vendadosâ ele agirĂĄ sem estudar e sem avaliar os prĂłs e os contras de cada caso, o que o impedirĂĄ de enxergar os problemas e/ou fatos de forma segmentada, dimensionando suas consequĂȘncias em todos os envolvidos, o que, alĂ©m de dificultar e muito uma tomada de decisĂŁo acertada, comprometerĂĄ a sua integridade.
VĂȘ-se, portanto, que na falta do bom senso, o gestor preocupa somente em levar vantagens em toda e qualquer situação, nĂŁo se interessando, nĂŁo se incomodando e/ou nĂŁo se preocupando se sua decisĂŁo prejudicarĂĄ em demasia o outro e/ou atĂ© mesmo a prĂłpria empresa.
Em meio ao mercado em que vivemos, altamente competitivo e exigente, atitude e comportamento constituem dois grandes pilares que dão sustentação a qualquer profissional no mercado. O que se observa é que, quando hå falta de bom senso, o gestor parece não enxergar, não se preocupar e não considerar tais pilares, o que poderå ser considerado um agravante certeiro em sua carreira profissional.
Por esta razĂŁo, o gestor serĂĄ sempre muito visĂvel, alĂ©m de visado. Valores morais e princĂpios de conduta dos gestores sĂŁo vistos com âbinĂłculosâ por toda a âplatĂ©iaâ; portanto, toda cautela Ă© pouca, pois a mais Ănfima falha poderĂĄ ser fatal, comprometendo nĂŁo somente sua vida profissional, mas a vida organizacional.
Neste sentido, preocupar-se em agir com muito bom senso, permeado sempre pela conduta Ă©tica, torna-se de suma importĂąncia, pois o bom senso poderĂĄ ser considerado a mola propulsora que o conduzirĂĄ a grandes subidas.
Por fim, percebe-se claramente que o gestor que possui bom senso, alĂ©m de ser um profissional bastante reconhecido â e, por consequĂȘncia, valorizado â Ă© recheado de equilĂbrio, alĂ©m de ser conhecedor de seus limites. Ele sabe aonde quer chegar, por isso Ă© centrado e procura manter sempre o foco em direção ao alvo a ser perseguido. Ele sabe que âestradaâ trilhar e quais as ferramentas e estratĂ©gias utilizar. Assim, este profissional com bom senso, sĂł tende a ganhar.
25/10/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
DICIONĂRIO VISUAL - RETICĂNCIAS
1 - Sinal de pontuação que indica... uma pausa na frase.
2 - Indicação de fala interrompida por incerteza, choque... ou outra pessoa.
3 - Na reprodução de fala real, mostra que algo foi omitido, geralmente entre parĂȘnteses: "ParabĂ©ns a vocĂȘ (...) muitos anos de vida".
4 - Rubrica: mangĂĄ. Em histĂłrias em quadrinhos japonesas, um balĂŁo sĂł com reticĂȘncias significa que o personagem estĂĄ sem palavras.
5 - Rubrica: matemĂĄtica. Significa "e assim por diante" em uma sequĂȘncia lĂłgica (1+2+3+...=100) ou em uma dĂzima periĂłdica (1+3=0,333...).
6 - Rubrica: computador. Depois de uma opção de menu (Salvar como...), indica que lå vem outra janela.
7 - Rubrica: informåtica. Em linguagens de programação como Perl, Pascal, C e Java, comandos que não temos espaço para explicar como funcionam.
8 - SinĂŽnimos. Outros alfabetos tĂȘm reticĂȘncias diferentes, no formato ou no alinhamento. Exemplo: China = ...; MongĂłlia = ....
Emiliano Urbin - Fonte: Superinteressante - Edição 271.
PROFESSORA PASQUALINA
ORIGENS DE UM IDIOMA
Durante a Idade MĂ©dia, conviveram na penĂnsula IbĂ©rica oito lĂnguas: latim, ĂĄrabe, hebraico, moçårabe, provençal, castelhano, catalĂŁo e galego-portuguĂȘs. HĂĄ 800 anos, trovadores criaram as primeiras obras nesta Ășltima, que seria a principal base da atual lĂngua portuguesa. A compilação da professora da USP mostra o quanto essas obras tĂȘm relação com o Brasil, mesmo tendo sido criadas sĂ©culos antes da colonização.
Fremosos Cantares
LĂȘnia MĂĄrcia Mongelli,
Martins Fontes,
592 pĂĄgs.
Fonte: Aventuras na História - Edição 76.
O livro: http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=490593
LITERATURA NA FRANĂA
O prestigiado prĂȘmio francĂȘs Goncourt deste ano foi para a escritora franco-senegalesa Marie Ndiaye, pela obra "Trois Femmes Puissantesââ. Ela Ă© a primeira mulher a receber o prĂȘmio. Com toques autobiogrĂĄficos, o livro relata como trĂȘs mulheres se rebelam contra a humilhação. JĂĄ o prĂȘmio Renaudot foi para FrĂ©dĂ©ric Beigbeder por "Un Roman Françaisââ, que retrata a vida de uma Emma Bovary dos anos 70.
Lupa - Fonte: O Tempo â 03/11/09.
Leia mais:
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=9103150&indice=0&canal=156
http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=30831
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php