A VIDA VALE A PENA
10/12/2007 -
PENSE!
DE OLHO NA VIDA
IndonĂ©sia - Manifestantes protestam em frente ao local onde acontece reuniĂŁo de CĂșpula ClimĂĄtica da ONU, em Bali
Fonte: Terra - 12/12/07
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
O Faculdade Mental começa a disponibilizar a partir dessa edição, uma série de artigos da Professora universitåria Marizete Furbino. Segue o primeiro:
A FRAGILIDADE DA VIDA
Por Adm. Marizete Furbino
âVida louca vida, vida breve...â
(Bernardo Vilhena/LobĂŁo)
A idéia de que a vida é frågil demais nos assusta a cada instante!
Remete-nos Ă reflexĂŁo importante sobre o modo de ser do homem contemporĂąneo. Este homem que trabalha, trabalha e trabalha e que nunca se encontra realizado profissionalmente, vivendo em uma busca constante, em sua trajetĂłria profissional e pessoal. Cada vez mais vivemos numa sociedade da tĂ©cnica, sociedade esta, digitalizada, em que tudo parece previsĂvel, passĂvel de transformação numĂ©rica. E Ă© justamente no Ăntimo dessa convicção sobre o exato, que o inesperado faz sua intromissĂŁo devastadora, deixando marcas na histĂłria da humanidade. Na forma brutal, de um acidente fatal, onde a morte aproxima-se no recĂŽndito do corpo de pessoas que estavam em um aviĂŁo, que se abate sobre um edifĂcio, causando-nos tamanha perplexidade e um sentimento enorme de impotĂȘncia.
O desenvolvimento cientĂfico dos Ășltimos anos, em progressĂŁo geomĂ©trica, tem criado condiçÔes para uma vida saudĂĄvel e uma idade avançada, um prolongamento da expectativa de vida que nĂŁo conhecĂamos hĂĄ alguns poucos decĂȘnios passados. Somos com isso induzidos a uma segurança absoluta. O transitĂłrio torna-se permanente atĂ© que o inesperado acontece e leva-nos a ter uma nova concepção de vida. O tempo tem nova dimensĂŁo na velocidade dos acontecimentos que passam por nĂłs numa sucessĂŁo ininterrupta, tudo reduzindo ao instante presente como se fosse eterno. Os dias nĂŁo tĂȘm fim com o por do sol, prolongando-se pelas noites que se estendem atĂ© o raiar do sol.
No entanto, apesar de tudo isso, Ă© terrĂvel constatar que a vida humana Ă© muito frĂĄgil.Nossos dias passam velozes. NĂŁo nos adianta toda a segurança do mundo, toda a riqueza e poder. Estamos sujeitos sempre aos incĂŽmodos, incluindo-se as doenças e a morte. Portanto, devemos viver nossos dias com sabedoria, pois, a vida Ă© uma sĂł, uma Ășnica e poderosa oportunidade para realizarmos projetos grandiosos e enobrecedores, capazes de produzir efeitos enriquecedores nos outros e principalmente em nĂłs mesmos.
Para isso, olhe ao seu redor, perceba o reflexo que causa nos demais, perceba como se sente perante os mesmos e todos os dias perante vocĂȘ prĂłprio. Faça uma auto-anĂĄlise de como estĂĄ vivendo.
O que me fez ficar pensando hoje foi o fato de a vida ser tĂŁo frĂĄgil. Em um momento estamos aqui bem, e em outro, em um piscar de olhos, nĂŁo estamos mais. Tal fato contribuiu e muito para que eu refletisse e decidisse a viver cada momento, aproveitar cada oportunidade, ficar junto de quem gosto o mĂĄximo de tempo possĂvel. Sei que Ă© difĂcil, mas acho que tenho que parar de esperar que as coisas melhorem, que o trabalho diminua, que eu tenha mais dinheiro, que eu encontre um grande amor para aproveitar o que a vida estĂĄ me oferecendo agora.
NĂŁo sei se estarei aqui daqui a um dia, daqui a um mĂȘs, daqui a um ano. Estarei aqui o tempo que me for permitido e quero que esse seja o melhor tempo de todos.
17/07/2007
Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria na UNIPAC-Vale do Aço. Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php