FALANDO NA EXPANSĂO DO UNIVERSO
05/10/2011 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
PRĂMIO NOBEL DE FĂSICA
English:
http://www.nytimes.com/2011/10/05/science/space/05nobel.html
More details:
http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2011/#
The Royal Swedish Academy of Sciences - http://www.kva.se/en/
University of California - http://berkeley.edu/
Australia's National University - http://www.anu.edu.au/
Johns Hopkins University - http://www.jhu.edu/
Trio de cientistas comprovou crescimento acelerado por meio da anĂĄlise das supernovas. Pesquisa sobre a expansĂŁo do Universo ganha Nobel de FĂsica. FenĂŽmeno acontece por causa da energia escura, que compĂ”e 70% do espaço.
A Real Academia de CiĂȘncias da SuĂ©cia anunciou s vencedores do prĂȘmio Nobel de FĂsica de 2011.Ganharam os norte-americanos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess pela descoberta da expansĂŁo acelerada do Universo por meio de observaçÔes de supernovas - explosĂ”es que marcam o fim da vida de estrelas com muita massa.
Em 1998, o trio balançou os alicerces da fĂsica mundial ao anunciar que a expansĂŁo do Universo estava em aceleração. AtĂ© entĂŁo, pensava-se que a gravidade serviria como freio, fazendo com que esse processo desacelerasse.
Os resultados foram feitos em dois grupos independentes. Um chefiado por Perlmutter, 52, da Universidade da Califórnia, e o outro, por Schmidt, 44, da Universidade Nacional da Austrålia, mas com participação crucial de Riess, 42, da Universidade Johns Hopkins.
O prĂȘmio de 10 milhĂ”es de coroas suecas, (cerca de R$ 2,8 milhĂ”es), serĂĄ dividido em duas partes. Uma para Perlmutter, responsĂĄvel principal pelo resultado da descoberta, e a outra, entre Schmidt e Riess.
Brian Schmidt foi o Ășnico vencedor a participar da teleconferĂȘncia que anunciou o prĂȘmio. "Estou me sentindo como quando meus filhos nasceram. Meus joelhos estĂŁo tremendo. Essa Ășltima meia hora (desde que soube que venceu) tem sido muito emocionante", disse ele, por telefone, da AustrĂĄlia, onde, no horĂĄrio local, jĂĄ passavam das 21h.
Apesar de figurar entre os nomes favoritos, o pesquisador disse nĂŁo esperar o prĂȘmio. "Era algo que as pessoas, Ă s vezes, mencionavam, mas eu nĂŁo esperava", afirmou o norte-americano.
A descoberta da expansĂŁo acelerada do Universo foi possĂvel atravĂ©s da observação de um tipo muito especial de supernova: a supernova Ia.
Trata-se da explosĂŁo de uma estrela muito antiga e compacta, tĂŁo pesada quanto o Sol, mas de tamanho relativamente pequeno, como o da Terra. Uma Ășnica supernova pode emitir, durante algumas semanas, tanta luz quanto uma galĂĄxia inteira.
Os dois times de pesquisa descobriram mais de 50 dessas supernovas e detectaram que a luz delas era mais fraca do que o esperado, um sinal de que a expansĂŁo do Universo estava acelerando.
Embora os resultados contrariassem todas as previsÔes, ambos os grupos chegaram às mesmas conclusÔes sobre a aceleração.
Acredita-se que o fenÎmeno seja causado pela energia escura, que compÔe cerca de 70% do Universo e sobre a qual ainda quase não se sabe nada.
Fonte: O Tempo - 05/10/11.
Mais detalhes:
http://www.nytimes.com/2011/10/05/science/space/05nobel.html
http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2011/#
Real Academia de CiĂȘncias da SuĂ©cia - http://www.kva.se/en/
Universidade da CalifĂłrnia - http://berkeley.edu/
Universidade Nacional da AustrĂĄlia - http://www.anu.edu.au/
Universidade Johns Hopkins - http://www.jhu.edu/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
REFLEXĂO DE DRUMOND
Savassi, sĂĄbado de manhĂŁ, com ares cariocas do Leblon, a charmosa loja Mercado exibia, em quadro negro na porta, reflexĂŁo de Carlos Drumond de Andrade: "Ser feliz sem motivo Ă© a verdadeira felicidade".
Paulo Navarro (www.pnc.com.br) - Fonte: O Tempo - 02/10/11.
Loja Mercado - http://lojamercado.wordpress.com/
REFLEXĂES SOBRE A CONTEMPORANEIDADE
Mia Couto sobre O medo, em conferĂȘncia este ano sobre Segurança:
http://ocheirodailha.blogspot.com/2011/09/sobre-o-medo.html.
Fonte: Cristina Santana - (Colaboração: A. M. Borges)
FOFOCA
83% dos brasileiros dizem que a fofoca é o que mais os irrita no ambiente de trabalho. A pesquisa é do site Linkedin. Nos EUA, 65% dos americanos admitem que a maior irritação no trabalho é causada quando alguém pede um pedaço do lanche do colega.
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto à - Edição 2186.
Linkedin - http://br.linkedin.com/
MOBILIZAĂĂO...
"Repassando... Favor ler e, se possĂvel, repassĂĄ-lo. Parece-me que o povo estĂĄ acordando e se organizando. Isso Ă© bom e saudĂĄvel para uma nação que se arrasta para ser viĂĄvel e competente..."
O clima lembra atĂ© o perĂodo que antecedeu a revolução francesa...
O terceiro estado(povo) clama por justiça. Só Deus poderå nos ajudar a evitar um agravamento da questão politico-social.
Um milhĂŁo de pessoas na Avenida Paulista pela demissĂŁo de toda a classe polĂtica (ainda sem data marcada)
Este e-mail vai circular tambĂ©m hoje e serĂĄ lido por centenas de milhares de pessoas. A guerra contra o mau polĂtico e contra a degradação da nação estĂĄ começando. NĂŁo subestimem o povo que começa a ter conhecimento do que nos tĂȘm acontecido, do porquĂȘ de chegar ao ponto de ter de cortar na comida dos prĂłprios filhos! Estamos de olhos bem abertos e dispostos a fazer tudo o que for preciso, para mudar o rumo deste abuso.
Todos os ''governantes'' do Brasil até aqui, falam em cortes de despesas - mas não dizem quais despesas - mas, querem o aumentos de impostos como se não fÎssemos o campeão mundial em impostos.
Nenhum governante fala em:
1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretĂĄrias, adjuntos, assessores, suportes burocrĂĄticos respectivos, carros, motoristas, 14Âș e 15Âș salĂĄrios etc.) dos poderes da RepĂșblica;
2. Redução do nĂșmero de deputados da CĂąmara Federal, e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos paĂses sĂ©rios. Acabar com as mordomias na CĂąmara, Senado e MinistĂ©rios, como almoços opĂparos, com digestivos e outras libaçÔes, tudo Ă custa do povo;
3. Acabar com centenas de Institutos PĂșblicos e FundaçÔes PĂșblicas que nĂŁo servem para nada e, tĂȘm funcionĂĄrios e administradores com 2Âș e 3Âș emprego;
4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mĂȘs e que nĂŁo servem para nada, antes, acumulam funçÔes nos municĂpios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.
5. Acabar com o Senado e com as CĂąmara Estaduais, que sĂł servem aos seus membros e aos seus familiares. O que Ă© que faz mesmo uma Assembleia Legislativa (CĂąmara Estadual)?
6. Por exemplo as empresas de estacionamento nĂŁo sĂŁo verificadas porquĂȘ? E os aparelhos nĂŁo sĂŁo verificados porquĂȘ? Ă como um tĂĄxi, se uns tĂȘm de cumprir porque nĂŁo cumprem os outros? E como nĂŁo sĂŁo verificados como podem ser auditados?
7. Redução drĂĄstica das CĂąmaras Municipais e das Assembleias Estaduais, se nĂŁo for possĂvel acabar com elas.
8. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; AliĂĄs, 2 partidos apenas como os EUA e outros paĂses adiantados, seria mais que suficiente.
9. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc.., das CĂąmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressĂ”es particulares pelo PaĂs;
10. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinĂĄrias... para servir suas excelĂȘncias, filhos e famĂlias e atĂ©, as ex-famĂlias...
11. Acabar com a renovação sistemåtica de frotas de carros do Estado;
12. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.;
13. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;
14. Controlar o pessoal da Função PĂșblica (todos os funcionĂĄrios pagos por nĂłs que nunca estĂŁo no local de trabalho). HĂ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIĂO PĂBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITĂRIOS DE CONSULTORIAS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES....;
15. Acabar com as administraçÔes numerosĂssimas de hospitais pĂșblicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder - hĂĄ hospitais de cidades com mais administradores que pessoal administrativo... pertencentes Ăs oligarquias locais do partido no poder...
16. Acabar com os milhares de pareceres jurĂdicos, carĂssimos, pagos sempre aos mesmos escritĂłrios que tĂȘm canais de comunicação fĂĄceis com o Governo, no Ăąmbito de um trĂĄfico de influĂȘncias que hĂĄ que criminalizar, autuar, julgar e condenar;
17. Acabar com as vĂĄrias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo LEGISLATIVO.
18. Pedir o pagamento da devolução dos milhĂ”es dos emprĂ©stimos compulsĂłrios confiscados dos contribuintes, e pagamento IMEDIATO DOS PRECATĂRIOS judiciais;
19. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilĂcito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrĂ”es que fizeram fortunas e adquiriram patrimĂŽnios de forma indevida e Ă custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas pĂșblicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controle, e vivendo Ă tripa forra Ă custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do paĂs e para a assistĂȘncia aos que efetivamente dela precisam;
20. NĂŁo deixar um Ășnico malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrĂ”es civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes nĂŁo prescrevem com leis Ă pressa, feitas Ă medida;
21. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos pĂșblicos ou de adjudicaçÔes decididas pelos ditos.
22. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos polĂticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimĂŽnio antes e depois.
23. PĂŽr os Bancos pagando impostos e, atendendo a todos nos horĂĄrios do comĂ©rcio e da indĂșstria.
24. Proibir repasses de verbas para todas e quaisquer ONGs.
25. Fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos polĂticos.
26.REVER imediatamente a situação dos Aposentados Federais, Estaduais e Municipais, que precisam muito mais que estes que vivem às custas dos brasileiros trabalhadores e, dos Próprios Aposentados.
27. REVER as indenizaçÔes milionĂĄrias pagas indevidamente aos "perseguidos polĂticos" (guerrilheiros).
28. AUDITORIA sobre o perdĂŁo de dĂvidas que o Brasil concedeu a outros paĂses.
29. Acabar com as mordomias (que sĂŁo abusivas) da aposentadoria do Presidente da Republica, apĂłs um mandato, nĂłs temos que trabalhar 35 anos e nĂŁo temos direito a carro, combustĂvel, segurança ,etc.
30. Acabar com o direito do prisioneiro receber mais do que o salario mĂnimo por filho menor, e, se ele morrer, ainda fica esse beneficio para a famĂlia. O prisioneiro deve trabalhar para receber algum benefĂcio, e deveria indenizar a famĂlia que ele prejudicou.
31. Rever verbas para UNE e outras entidades estudantis que, atualmente, sĂł aplaudem o governo.
32- Rever o critĂ©rio de indicação dos JuĂzes e Ministros do Supremo Tribunal Federal que passarĂŁo a ser indicados pelos seus mĂ©ritos e honradez e nĂŁo como alguns apadrinhados e indicados pelo governo , acabando com a imoral troca de favores entre as partes.
33. Pelo fim do voto secreto nas CĂŁmaras e Senado
Ao "povo", pede-se o reencaminhamento deste e-mail.
Se tiver mais algum item, favor acrescentar.
''O QUE ME INCOMODA NĂO Ă O GRITO DOS MAUS, E SIM, O SILĂNCIO DOS BONS'' (Martin Luther King)
Fonte: Cristina Santana - (Colaboração: A. M. Borges)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php