APRENDAM QUE OS CARAS SABEM!!
27/04/2006 -
NOSSOS COLUNISTAS
Professora Pasqualina
Na edição anterior, eu jå havia proposto trabalharmos o uso dos pronomes, portanto vamos a mais casos desse elemento de coesão.
Quando devemos usar os pronomes oblĂquos ĂĄtonos âo, a, os, asâ e âlhe, lhesâ? Ă muito simples, basta analisar o verbo que serĂĄ por eles complementado. Se o verbo for transitivo direto, ou seja, nĂŁo Ă© preciso usar a preposição entre o verbo e seu complemento, devemos usar âo, a, os, asâ.
Exemplo: GostarĂamos de convidar os alunos para a festa.
Faça a pergunta: âQuem convida, convida alguĂ©m?â, nĂŁo foi usada a preposição depois de âconvidarâ, logo o verbo Ă© âtransitivo diretoâ e seu complemento serĂĄ, portanto, âosâ.
Mas outra regra deve ser analisada, caso o verbo termine em âr, s, zâ, essas letras serĂŁo retiradas e os pronomes passam a ser âlo, la, los, lasâ, no exemplo teremos:
âGostarĂamos de convidĂĄ-los para a festa.â
Quando o verbo transitivo direto terminar em âm, ĂŁo, Ă”eâ devemos complementĂĄ-lo usando âno, na, nos, nasâ.
âVenderam a casa por um preço absurdo.â
âVenderam-na por um preço absurdo.â
Os pronomes âlhe e lhesâ complementarĂŁo os verbos transitivos indiretos, portanto necessitam de uma preposição.
Exemplos:
âObedeço aos meus pais como todo bom filho.â (Quem obedece, obedece a alguĂ©m, logo Ă© um verbo transitivo indireto).
âObedeço-lhes como todo bom filho.â
Os pronomes âlhe e lhesâ devem ser usados para pessoas. Nos demais casos, usam-se âa ele, a ela, etcâ. Exemplo:
âInformei ao banco o extravio do cheque.â
âInformei a ele o extravio do cheque.â
Continuaremos a falar sobre os pronomes nas prĂłximas ediçÔes, mas eu nĂŁo poderia deixar de comentar um erro cometido pelo jornal o qual foi muito bem observado por um atento leitor: âSe vocĂȘ ver alguma coisa...â. O verbo ver no tempo futuro do modo subjuntivo Ă©: quando eu vir, tu vires, ele vir, nos virmos, vĂłs virdes, eles virem. O pronome de tratamento vocĂȘ deve ter sua concordĂąncia feita na terceira pessoa, conseqĂŒentemente o correto Ă©: âSe vocĂȘ vir alguma coisa...â. Exemplos:
âQuando eu vir vocĂȘ, nĂŁo pretendo cumprimentĂĄ-lo.â
âSe ele o vir fazendo isso, com certeza vai se aborrecer.â
Ainda vamos abordar o uso de alguns verbos os quais normalmente causam dĂșvidas, como o âverâ, âvirâ, âintervirâ entre outros.
Espero que tenham tido uma boa semana e uma Ăłtima PĂĄscoa; um Ăłtimo feriado de 21 de abril para todos. âJuĂzo pessoal!â.
Professora Pasqualina
Professor X
Hoje vou passar para vocĂȘs uma mensagem que recebi de um amigo e achei muito interessante, decidindo compartilhar como todos os nossos leitores:
âComo aprender a escrever 400 palavras em InglĂȘs em apenas um minutoâ
Se vocĂȘ pensa que Ă© brincadeira, experimente ler toda esta matĂ©ria e depois me conte. Comece logo a estudar InglĂȘs que, diferentemente do que vocĂȘ pensa, Ă© extremamente fĂĄcil de aprender. Basta apenas seguir algumas regrinhas elementares. Mas, antes de tudo, quero explicar que as regras abaixo apresentam uma ou mais exceçÔes, o que demonstra duas coisas:
Primeiro: que tais exceçÔes só servem precisamente para confirmar as regras
Segundo: que Ă© bem preferĂvel, errar numa ou noutra ocasiĂŁo e aprender 400 palavras em inglĂȘs num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção... e nĂŁo aprender nada.
Regra 1
Para todas as palavras em portuguĂȘs que terminem em DADE (como a palavra cidade) retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Veja agora um pouco das cento e tantas palavras que vocĂȘ jĂĄ aprendeu nestes primeiros vinte segundos de leitura desta aula:
CIDADE == CITY
VELOCIDADE == VELOCITY
SIMPLICIDADE == SIMPLICITY
NATURALIDADE == NATURALITY
CAPACIDADE == CAPACITY
Regra 2
Para todas as palavras em portuguĂȘs que terminem em ĂĂO (como a palavra NAĂĂO) tire fora o ĂĂO e coloque em seu lugar TION. Assim a palavra NAĂĂO passou a ser NATION (as respectivas pronĂșncias nĂŁo importam no momento, e alĂ©m disso vocĂȘ estaria sendo muito mal-educado querendo exigir demais numa aula de graça!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a maioria se aplica essa regra:
SIMPLIFICAĂĂO == SIMPLIFICATION
NAĂĂO == NATION
OBSERVAĂĂO == OBSERVATION
NATURALIZAĂĂO == NATURALIZATION
SENSAĂĂO == SENSATION
Regra 3
Para os advĂ©rbios terminados em MENTE, tire o MENTE e em seu lugar coloque LLY. (Mas, quando o radical em portuguĂȘs termina em L, como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas LY). Veja a seguir algumas delas:
GENETICAMENTE == GENETICALLY
NATURALMENTE == NATURALLY
ORALMENTE == ORALLY
Regra 4
Para as palavras terminadas em ĂNCIA (como no caso de ESSĂNCIA), tire o ĂNCIA e em seu lugar coloque ENCE. Eis algumas delas a seguir:
ESSĂNCIA == ESSENCE
REVERĂNCIA == REVERENCE
FREQĂĂNCIA == FREQUENCE
ELOQĂĂNCIA == ELOQUENCE
Regra 5
E para terminar esta aula, ficando ainda com mais ĂĄgua na
boca, aprenda a Ășltima e a mais fĂĄcil delas (hĂĄ um monte de outras regrinhas interessantes, mas nĂŁo disponho aqui de espaço para tudo). Para as palavras terminadas em AL (como na palavra GENERAL), nĂŁo mude nada. Escreva exatamente como estĂĄ em portuguĂȘs. Veja alguns exemplos:
NATURAL == NATURAL
TOTAL == TOTAL
GENERAL == GENERAL
FATAL == FATAL
SENSUAL == SENSUAL
Conforme vocĂȘ acaba de ver, a menos que seja um leitor preguiçoso e lento, nĂŁo foi preciso gastar mais de um minuto para aprender 400 palavras em inglĂȘs.
Mario Giubicelli. Jornalista brasileiro que hå 30 anos trabalha na Casa Branca como intérprete.
Até a próxima semana pessoal. Abraços,
Professor X