AND THE OSCAR GOES TO: CRIANĂAS, PROFESSORES...
14/10/2007 -
MANCHETES DA SEMANA
OSCAR 2008
Artista pinta estĂĄtua para decoração da festa da 80ÂȘ edição do Oscar; premiação ocorre somente em fevereiro de 2008.
Fonte: Folha Online - 11/10/07.
15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
"O sucesso Ă© um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vĂŁo cair." (Bill Gates)
"Quem se ensina a si mesmo tem um tolo como professor." (Benjamim Franklin)
"O professor se liga Ă eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influĂȘncial." (Henry Adams)
12 DE OUTUBRO: DIA DAS CRIANĂAS
SER CRIANĂA
"Doze de outubro Ă© declarado o Dia da Criança. Quem comemora tal data? O comĂ©rcio, sem dĂșvida. Por mais tĂmidas que sejam as vendas de brinquedos, eletrĂŽnicos e toda sorte de produtos para o pĂșblico infantil -aliĂĄs, Ă© bom considerar que atĂ© adolescentes correm sĂ©rio risco de serem presenteados-, um aumento sempre acontece. Ă que pais, tios, avĂłs e amigos da famĂlia querem fazer um mimo para a criança, que, exposta que estĂĄ aos veĂculos de comunicação, sabe cobrar o que acha devido. Ganhar presentes nessa data tornou-se fato quase banal. Obrigação, digamos. SerĂĄ que as crianças desfrutam dos presentes? Provavelmente, sim, por pelo menos uns 15 minutos. O fato Ă© que, para crianças que jĂĄ tĂȘm mais do que precisariam para descobrir o mundo pela brincadeira, fica difĂcil entregar-se a uma Ășnica atividade ou escolher um brinquedo entre tantos. Vale lembrar um velho ditado popular que diz que quem tem tudo nĂŁo tem nada.
Pensando bem, o comĂ©rcio e a indĂșstria talvez sejam os Ășnicos segmentos da sociedade com motivos para comemorar a data. Afinal, o que pais, profissionais da educação e adultos implicados com o futuro teriam a celebrar? O fato de a identidade infantil estar perdida no mundo contemporĂąneo?
Vejamos: as crianças pertencentes a famĂlias de classe mĂ©dia nĂŁo tĂȘm tempo nem espaço para brincar. Desde cedo, sĂŁo estimuladas para o aprendizado que deverĂĄ render frutos no futuro. SĂŁo intencionalmente dirigidas pelos adultos em brincadeiras que visam algum aprendizado. Ora, brincadeira com objetivo e traçado planejados nĂŁo Ă© divertimento, tampouco passatempo. Ă lição disfarçada de brincadeira.
O espaço da criança foi eliminado. Em casa, muitos pais tĂȘm a ilusĂŁo de que destinar o quarto do filho para que ele esparrame seus muitos brinquedos e faça o que quiser Ă© dar espaço a ele. Mas a criança fica Ă© confinada em seu quarto. O espaço pĂșblico foi roubado dela. NĂŁo dizemos que rua nĂŁo Ă© lugar para criança? Por outro lado, consideramos que shopping o Ă©.
Mas o fator que mais contribui para a eliminação da identidade infantil Ă© a maneira como tratamos e educamos as crianças. Elas sĂŁo introduzidas no mundo adulto de modo repentino e prematuro -pelas informaçÔes que recebem, pelo modo de se vestirem e se portarem, pelos locais que freqĂŒentam, pela linguagem que aprendem, pela cobrança que recebem etc.
NĂŁo: as crianças de hoje nĂŁo sĂŁo precoces, como muitos acreditam. Suas manifestaçÔes sĂŁo sĂł reflexos dos ensinamentos e estĂmulos que recebem e do mundo em que vivem.
Podemos considerar o Dia da Criança, hoje, um dia vazio de sentido. Precisamos construir muitos outros dias para que a criança possa ser criança. Afinal, sĂŁo bem poucos os anos em que se pode ser criança: mais ou menos seis para a primeira fase da infĂąncia e, depois, outro perĂodo equivalente para a segunda. E temos o restante da vida -quase 60 anos, em mĂ©dia- para aprender a ser adultos e a cuidar dos mais novos. Por um Dia da Criança infantil!
ROSELY SAYĂO Ă© psicĂłloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (ed. Publifolha)
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/10/07.
11 DE OUTUBRO: DIA DO DEFICIENTE FĂSICO
LARAMARA EDUCA - QUATRO SENTIDOS
A Laramara, Associação Brasileira de AssistĂȘncia ao Deficiente Visual, desde 1991 desenvolve projetos para integrar Ă sociedade o portador dessa deficiĂȘncia. Atende a pessoa, organiza açÔes para propagar conhecimento e troca de informaçÔes e produz materiais pedagĂłgicos voltados Ă educação especial.
O trabalho educativo deve começar nos primeiros meses de vida. Envolve a criança e a famĂlia. Dicas da Laramara para pais que descobrem que o filho nasceu cego:
Ajude-o a refinar tato, audição, olfato e paladar, para que logo reconheça o que não pode ver
Faça-o participar da vida familiar: refeiçÔes, festas, passeios
Estimule o convĂvio com outras pessoas, principalmente crianças
Converse muito e conte-lhe tudo o que estĂĄ acontecendo
Diga os nomes dos objetos, das pessoas, dos sentimentos
Alfabetize-o em braille na mesma idade em que as outras crianças
Serviço: Laramara - Rua Conselheiro Brotero, 341, São Paulo, SP. Cep.: 01154-000. Tel. (11) 3662-6177. www.laramara.org.br
Fonte: Almanaque Brasil.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
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