TURMAS BRASILEIRAS CRIATIVAS
23/06/2011 -
TURMAS DO FM
FANTASIA BRASIL ESTĂ NA MODA
English:
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/chief-almir-surui-amazon-tribe
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/alex-kipman-microsoft
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/nizan-guanaes-grupo-abc
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/eike-batista-ebx-group
http://www.rio-themovie.com/
http://www.hubculture.com/groups/47/news/545/
Com o cocar na cabeça, o cacique Almir SuruĂ bateu nas portas do Google aqui, nos EUA, convencido de que poderia usar sistemas de monitoramento por internet para preservar as terras de sua tribo, localizada na fronteira do Acre com RondĂŽnia. Se, de inĂcio, parecia uma maluquice, a ideia, aprimorada com a distribuição de smartphones na tribo, virou uma solução. Qualquer invasĂŁo ou queimada sobe em tempo real para o Google Earth.
Por ter ajudado a criar uma nova função na internet, nosso cacique entrou na lista das cem pessoas mais criativas do mundo dos negĂłcios, lançada neste mĂȘs pela revista americana "Fast Company".
Um Ăndio repensando a internet serve de sĂntese do que estou sentindo nesta minha temporada americana em relação Ă imagem internacional do Brasil, especialmente nos Estados Unidos.
ConstrĂłi-se um Brasil da fantasia entre o exĂłtico e o contemporĂąneo.
Pelo menos em meio Ă elite empresarial e acadĂȘmica, somos vistos nĂŁo apenas pelos indicadores econĂŽmicos mas como um paĂs alegre, criativo e aberto Ă diversidade. Avoluma-se uma sĂ©rie de fatos para colorir ainda mais essa imagem.
A maior parada gay do mundo, mais uma vez, enche a avenida Paulista, somada Ă s cores sofisticadas da SĂŁo Paulo Fashion Week, dando mais uma pincelada em nossa imagem.
Para completar, um ranking internacional feito pela Hub Culture apontou, neste ano, a cidade de SĂŁo Paulo como a que melhor resume o espĂrito contemporĂąneo. Na frente de Nova York, Londres e Berlim.
Nessa lista dos criativos da revista, hĂĄ nomes que estĂŁo ajudando a inovar os negĂłcios no planeta de modos os mais extraordinĂĄrios. Sebastian Thrun estĂĄ desenvolvendo um carro que anda sem motorista -aliĂĄs, o motorista atĂ© atrapalha. Salman Khan revoluciona a educação transformando o YouTube na maior sala de aula do planeta, ensinando como deixar claros e atraentes, sem muitos recursos, os conhecimentos de ciĂȘncia.
LĂĄ estĂŁo, alĂ©m do nosso cacique, o brasileiro Alex Kipman, que desenvolveu para a Microsoft um sistema capaz de fazer que o corpo humano vire um game, o publicitĂĄrio Nizan Guanaes, que estĂĄ guindando uma agĂȘncia de publicidade ao posto de uma das mais importantes do mundo, Eike Batista, que entrou tĂŁo rapidamente e com projetos ousados no ranking dos bilionĂĄrios, e Oskar Metsavaht, da Osklen, que produz uma moda que une a sustentabilidade Ă sensualidade.
Essa combinação de gays, Ăndios, publicitĂĄrios, engenheiros de tecnologia da informação e fashionistas parece a composição exĂłtica de uma fantasia de Carmem Miranda.
Somem-se aĂ o sucesso do filme "Rio", dirigido por um brasileiro, e a prĂłpria cidade do Rio, cujas obras e mobilização para a Copa do Mundo e para a OlimpĂada viram motivo de cobiça em escala planetĂĄria. Ă das cidades que mais se vĂȘm reinventando no planeta.
Para completar a composição da nossa imagem, existe o Felipe. Ă o brasileiro casado com Elizabeth Gilbert, autora do best-seller "Comer, Rezar e Amar", sucesso nas telas. Felipe (nome fictĂcio) Ă© cosmopolita, compreensivo, maduro, sensĂvel, sem nenhum traço do macho latino. Ă o que se idealiza aqui como o homem do sĂ©culo 21.
HĂĄ muito de fantasia nessa composição da nossa imagem externa. A base, porĂ©m, Ă© real. Apesar da imensa pobreza, da desigualdade e da violĂȘncia, o Brasil Ă© democrĂĄtico, sem Ăłdios, e, nos Ășltimos anos, teve um presidente operĂĄrio sem educação formal, um renomado sociĂłlogo e, enfim, uma mulher.
Conseguimos transmitir a mensagem de que somos um lugar confiĂĄvel para fazer negĂłcios e aberto Ă modernidade tecnolĂłgica. Nossas descobertas em biocombustĂveis sĂŁo admiradas hĂĄ muito tempo e tendem a crescer se for mesmo aprovada a decisĂŁo do Congresso americano de facilitar a entrada do ĂĄlcool brasileiro.
A rede social do Google (Orkut) Ă© majoritariamente brasileira. Na semana passada, foi divulgado que o Brasil Ă© o paĂs onde o Facebook mais cresce.
Uma empresa especializada em medir apenas o impacto do Twitter, chamada Twitalyzer, colocou dois brasileiros, Rafinha Bastos e Luciano Huck, entre os dez mais importantes perfis. NĂŁo Ă© sem motivo que, muitas vezes, temas locais aparecem entre os "trending topics" daquela mĂdia social.
SĂŁo avanços notĂĄveis. DifĂcil nĂŁo sentir certo prazer com nossa imagem. AtĂ© hĂĄ pouco tempo, o grande personagem brasileiro era PelĂ©, e o principal produto, o cafĂ©. Nem sabiam que BrasĂlia era a capital do Brasil. Mas estamos tĂŁo longe de sermos uma nação civilizada e inovadora quanto Felipe estĂĄ longe de ser o padrĂŁo do homem brasileiro, e as imagens do filme "Rio" estĂŁo longe de se parecerem com a realidade da cidade.
Mede-se a civilidade de um paĂs pela qualidade das escolas e das universidades. O resto Ă© fantasia.
PS- Precisa vir alguĂ©m de fora, como o pessoal do Culture Hub, para dizer que SĂŁo Paulo, apesar de sua selvageria cotidiana, Ă© uma das cidades mais interessantes do mundo por atrair talentos. AtĂ© entĂŁo, quem dizia isso era maluco ou bairrista. Ăs vezes, Ă© preciso mesmo o olhar estrangeiro para nos vermos melhor.
Gilberto Dimenstein (www.dimenstein.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 19/06/11.
Mais detalhes:
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/chief-almir-surui-amazon-tribe
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/alex-kipman-microsoft
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/nizan-guanaes-grupo-abc
http://www.fastcompany.com/most-creative-people/2011/eike-batista-ebx-group
http://www.rio-themovie.com/
http://www.hubculture.com/groups/47/news/545/
GESTĂO DE PROJETOS
A Fundação Vanzolini estĂĄ com inscriçÔes abertas para especialização em GestĂŁo de Projetos, curso oferecido mediante convĂȘnio com a Universidade de SĂŁo Paulo. Com 472 horas, o programa tem por base o Guia PMBOK, Project Managemente Body of Knowledge, criado e mantido pelo Project Managemente Institute (PMI), com sede em Massachusetts, EUA. De maneira prĂĄtica, sĂŁo abordadas as tĂ©cnicas para concepção, planejamento, execução, controle e encerramento de projetos. As aulas tĂȘm inĂcio previsto para 16 de setembro, e as inscriçÔes vĂŁo atĂ© 28 de agosto. O certificado de conclusĂŁo Ă© emitido pela USP.
Mais informaçÔes: http://www.vanzolini.org.br/.
Fonte: Exame - Edição 994.
ORIGINAL PINHEIROS STYLE
Mais uma daquelas dicas quentes para quem gosta de ouvir sons da pesada. O blog capitaneado por Pedro Pinhel traz (quase) diariamente downloads gratuitos de discos rarĂssimos do mundo todo, sempre com ĂȘnfase no balanço. E dĂĄ-lhe George Clinton, Trio Ternura, Ray Camacho, alĂ©m de preciosidades latinas da ColĂŽmbia, do PanamĂĄ e do Peru.
O site: http://originalpinheirosstyle.blogspot.com/.
Fonte: Monet - NĂșmero 99.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
JOHN MAYNARD KEYNES
Paul Davidson
EDITORA Almedina
TRADUĂĂO Maria Palma
QUANTO R$ 75,00 (341 pĂĄgs.)
Parte da coleção "Grandes Pensadores da Economia", o livro mostra que a anålise econÎmica revolucionåria de Keynes é a descrição exata da economia monetåria empreendedora orientada para o mercado, e que o que se passa por sabedoria econÎmica convencional não se aplica ao mundo em que vivemos hoje.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/06/11.
Detalhes:
http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=11346
CONVERSAS COM LĂDERES SUSTENTĂVEIS
Ricardo Voltolini
EDITORA Senac
QUANTO R$ 60 (260 pĂĄgs.)
Discute a importĂąncia das organizaçÔes corporativas agirem de forma marcante na ĂĄrea e o papel dos grandes CEOs na mobilização de negĂłcios responsĂĄveis. A obra apresenta entrevistas inĂ©ditas com dez importantes empresĂĄrios que atuam no Brasil e traça o perfil do lĂder em sustentabilidade.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/06/11.
Detalhes:
http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=21326
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php