PAIXĂO: A FORĂA QUE IMPULSIONA!
12/06/2008 -
PENSE!
EMBAIXADA DO BRASIL EM TĂQUIO: PRECIOSIDADE BRASILEIRA NO JAPĂO
English: http://www.brasembottawa.org/cd/1arq_7.1.2.embaixada_toquio.htm
Uma fachada curva, reforçada pela verticalidade do caixilho vermelho, e, como contraponto, uma curva em sentido contrĂĄrio, acentuada pela cor amarelo-gema, criam uma pequena praça fronteiriça a este prĂ©dio situado numa rua muito estreita (5.90 metros de largura), na malha urbana caracterĂstica de TĂłquio, no bairro de Aoyama. O New York Times descreveu o prĂ©dio como uma das preciosidades da moderna arquitetura de TĂłquio.
Saiba mais:
http://www.brasemb.or.jp/portugues/index.html
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
PAIXĂO: A Força que impulsiona!
Por Adm. Marizete Furbino
âNĂŁo devemos permitir que alguĂ©m saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.â (Madre Teresa de CalcutĂĄ)
Ă sabido que dedicação, zelo, empenho, comprometimento, envolvimento, motivação, energia, alegria, entusiasmo e eventuais dividendos, advĂȘm da paixĂŁo pelo que fazemos. Se tivermos paixĂŁo pelo que nos propusermos a fazer nĂŁo sentiremos nosso trabalho como um fardo, pois teremos prazer em exercer nossa função. Assim, sentir paixĂŁo pelo que fazemos constitui hoje um diferencial.
Insta mencionar que o ter advĂ©m do ser; pensando assim, o profissional tem maior probabilidade de conquistar e manter uma carreira sĂłlida no mercado quando, alĂ©m de ter paixĂŁo pelo que faz, realiza um âcasamentoâ com a empresa em que se propĂ”e a trabalhar; assim, atuarĂĄ como um verdadeiro intra-empreendedor, verdadeiro profissional e parceiro da empresa, com muita paixĂŁo, muita garra, muito entusiasmo, muito respeito, comprometimento e envolvimento, se doando e se entregando de corpo e alma em prol da organização; por conseguinte, conquistarĂĄ seu espaço no mercado, tendo maior chance de realizar-se profissionalmente.
Admite-se que, alĂ©m dos tĂtulos que estarĂŁo presentes em seu currĂculo, agir de forma estritamente profissional, tendo paixĂŁo pelo que se faz, sabendo se relacionar com todos os envolvidos, tambĂ©m se tornou um diferencial, o que permite ao profissional permanecer no mercado por um perĂodo mais longo de tempo, pois quando o profissional age com profissionalismo, alĂ©m de agir baseando-se na transparĂȘncia das açÔes, na Ă©tica, na justiça, na verdade e na honestidade, despende maior energia comprometendo-se e envolvendo-se o bastante em prol da busca constante pela excelĂȘncia no exercĂcio de sua função, observando-se uma sede permanente e insaciĂĄvel em querer ser sempre um exĂmio profissional, zelando e cuidando de seu nome e, por conseqĂŒĂȘncia, obtendo-se maior eficiĂȘncia e eficĂĄcia nas açÔes, conquistando maior produtividade, atuando em favor da minimização de tempo e custo e da maximização de resultados. Quando se tem paixĂŁo pelo que se faz, fica tudo muito mais fĂĄcil, porque aflora, alĂ©m da empatia, a humildade, a energia, tambĂ©m o entusiasmo e a simpatia. Quando o profissional sabe se relacionar com todos os envolvidos, alĂ©m de sempre estar aberto ao diĂĄlogo, ao invĂ©s de âsubtrairâ, realiza-se uma âsomaâ com todos os envolvidos e, assim, todos saem ganhando.
Desta forma, nunca Ă© demais repetir que nĂŁo podemos esquecer jamais que as empresas fazem a contratação dos profissionais observando seus conhecimentos, habilidades e talentos, mas realiza a demissĂŁo, baseando-se em suas atitudes, condutas e comportamentos; assim, a auto-avaliação constitui uma ferramenta valiosa, pois, alĂ©m de propiciĂĄ-lo a oportunidade de aprendizado atravĂ©s dos erros, o faz repensar e analisar sempre o percurso e a forma que vocĂȘ profissional estĂĄ caminhando, o ajudando a transformar seus pontos fracos em fortes, lhe dando segurança para nĂŁo se sentir coagido diante das ameaças e adversidades que porventura surgirem em seu caminho, e o auxiliando a fazer dos obstĂĄculos, das ameaças e adversidades, oportunidades de desenvolvimento e de crescimento, impulsionando-o a agir em favor da superação dos desafios; portanto, Ă© preciso ter garra, determinação, ambição, para fazer dos obstĂĄculos encontrados durante o percurso da caminhada, degraus para sua subida, nĂŁo se deixando abater.
Nesse contexto, Ă© bom lembrar que a perda da paixĂŁo pelo exercĂcio da profissĂŁo e, por conseguinte a perda do entusiasmo, pode significar o inĂcio de um fim. Verifica-se que, quando se perde a paixĂŁo, perde-se tambĂ©m o entusiasmo e a motivação, fazendo surgir a acomodação, o desĂąnimo e o descontentamento, levando a um desmoronamento com um melancĂłlico fim.
Observa-se que em um mundo onde o mercado é altamente competitivo, o profissional que não tiver paixão pelo que faz estarå fadado ao fracasso. Sem paixão não se tem motivação e sem motivação não se tem produção, inovação; portanto, não se tem um resultado favoråvel e esperado. Sendo assim, este profissional correrå grande risco de ser esmagado e expulso pelo mercado.
De todo o modo, verifica-se que quando o profissional nĂŁo tem paixĂŁo pelo que faz e/ou perdeu a paixĂŁo pelo exercĂcio de sua função, de imediato, o que este profissional deverĂĄ fazer Ă© uma auto-avaliação, procurando encontrar respostas para os porquĂȘs. Deve igualmente analisar o caminho escolhido, a forma de caminhar, bem como seu plano de carreira, metas e objetivos traçados; torna-se imprescindĂvel neste momento a partir do qual com certeza encontrarĂĄ duas saĂdas, ou irĂĄ permanecer na mesma empresa onde atua, porĂ©m mudando sua postura, ou migrarĂĄ para outra empresa e/ou quem sabe outro segmento profissional. O que nĂŁo poderĂĄ ocorrer Ă© este profissional assistir de camarote o naufrĂĄgio de sua prĂłpria carreira e nada fazer. Antes de ser pisoteado pelo mercado, torna-se necessĂĄrio que ele tome uma atitude de carĂĄter emergencial.
Somados a isso, Ă© importante dizer que todo e qualquer profissional tem capacidade de desvendar a realidade em que se encontra e transformĂĄ-la, mas isto sĂł Ă© possĂvel se o mesmo tiver interesse. Toda e qualquer mudança dependerĂĄ Ășnica e exclusivamente de vocĂȘ!
25/02/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php