FALANDO DE PERSONALIDADE
06/06/2013 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
PESSOAS LEGAIS SENTEM MENOS DOR
English:
http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/33300/title/Personality-Predicts-Placebo-Effect/flagPost/71203/
Nature.com/npp/journal/v38/
University of Michigan â
http://www.umich.edu/
Facebook.com/UniversityofMichiganHealth
The Scientist â
Facebook.com/TheScientistMagazine
Cinquenta pessoas responderam um teste de personalidade, em pesquisa da Universidade de Michigan, e depois cada uma delas tomou uma injeção de placebo â enquanto seu cĂ©rebro era monitorado. Quanto mais bondosa a pessoa era, mais o cĂ©rebro dela liberava analgĂ©sicos naturais para compensar a dor da agulhada.
Fonte: Super Interessante â Edição 318 â Maio 2013.
Mais detalhes:
http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/33300/title/Personality-Predicts-Placebo-Effect/flagPost/71203/
Nature.com/npp/journal/v38/
Universidade de Michigan â
http://www.umich.edu/
Facebook.com/UniversityofMichiganHealth
The Scientist â
Facebook.com/TheScientistMagazine
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
CORREIO UNIVERSITĂRIO
Criada em abril no Facebook, a pĂĄgina Spotted: UFMG se dedica a uma atividade que toma bastante tempo dos universitĂĄrios: a paquera. Os alunos postam mensagens anĂŽnimas na expectativa de que o alvo do interesse se manifeste. Segundo os moderadores do correio elegante virtual, vĂĄrios casais foram formados por lĂĄ. Veja alguns dos recados registrados:
âMaravilha comunista da pĂłs do direito, encontrei meu Karl Marx. Deixa eu ser sua Rosa Luxemburgo!â
âRuivinha gata da farmĂĄcia, vocĂȘ nĂŁo Ă© uma reação exotĂ©rmica, mas espalha seu calor por toda parte!â
Fonte: Veja BH â NĂșmero 23.
A pĂĄgina:
http://www.facebook.com/#!/UfmgSpotted?fref=ts
DITO E FEITO: MULATO, CAFUZO, MAMELUCO
Mulas, escravos e desbotados: a origem sem glamour dos termos para a miscigenação.
Na sociedade do Brasil colonial, ser branco era estar no topo da escala, mas ser meio branco jĂĄ conferia privilĂ©gios. A maioria dos bandeirantes e capitĂŁes do mato, que oprimiam Ăndios e negros, era mestiça. Os brasileiros usavam vĂĄrios termos para identificar a ancestralidade de alguĂ©m. O clĂĄssico trio ensinado na escola: mulato, cafuzo e mameluco.
Mulato, resultado da mistura de europeus e africanos â na Ă©poca colonial, quase sempre branco e negra -, vem de mula. NĂŁo era exatamente pejorativo. Na Ă©poca da escravidĂŁo, a maioria dos mulatos era livre e se ocupava de tarefas urbanas. Queria dizer que sĂŁo hĂbridos, como o animal, nascido do cruzamento de cavalo com jumento. Outra possibilidade que nĂŁo Ă© aceita pela maioria dos lexicĂłgrafos, Ă© que venha do ĂĄrabe âmuwalladâ, filho de estrangeiro com islĂąmico (mas tambĂ©m estrangeiro puro criado como islĂąmico).
Cafuzo ou carafuzo Ă© resultado da uniĂŁo entre negro e Ăndio. VĂĄrios dicionĂĄrios, como o âHouaissâ, apontam âorigem controversaâ. O etnĂłlogo angolano Ăscar Bento Ribas afirma que vinha do quimbundo âkufunzakaâ, âdesbotarâ. A etnolinguista Yeda Pessoa de Castro prefere a origem do termo bantu ânkaalafunzuâ, âmestiçoâ. Seja como for, parece um nome dado pelos negros, diferentemente dos outros, criados pelos portugueses.
Mameluco, mestiço de branco e Ăndio, vem do ĂĄrabe âmamlukâ, que originalmente significava âescravoâ, mas tinha um significado muito diferente pela Ă©poca da descoberta do Brasil. Durante a Idade MĂ©dia, escravos passaram a ser empregados nos exĂ©rcitos muçulmanos e acabaram constituindo a casta militar.
Em 1250, uma revolta dos âmamlukâ tomou o poder no Egito e formou o Sultanato Mameluco. Entre os portugueses, que viviam em guerra com os muçulmanos, os mamelucos eram considerados particularmente destemidos e perigosos â daĂ terem começado a chamar assim os mestiços das bandeiras ou os capitĂŁes do mato.
Fonte: Aventuras na HistĂłria âEdição 119 â Junho 2013.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php