EU DIGITAL - UMA ESTRADA SEM FIM...
06/03/2007 -
EU DIGITAL
DREAMX: Solução em informåtica. Flåvio Lago - Analista de SoluçÔes. 3047-7060 - suporte@dreamx.com.br.
"As idĂ©ias estĂŁo no chĂŁo, vocĂȘ tropeça e acha a solução". (TitĂŁns)
MAPA DO BRASIL
Quebre a cabeça montando o Mapa do Brasil. SerĂĄ que vocĂȘ consegue?
http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm
(Colaboração: Lucia)
SITE DE HUMOR
http://www.turmadobolota.com.br/
Acompanhe o programa na RĂĄdio Itatiaia diariamente das 21 Ă s 23 hs.
(Colaboração: Brito)
O MUNDO TODO NUM SITE DO IBGE
O IBGE lança pĂĄgina especial PaĂsesÂź, com estatĂsticas, imagens, dados histĂłricos e um mapa interativo.
O IBGE pĂŽs no ar na semana passada o site PaĂsesÂź, que fica em http://www.ibge.gov.br/paisesat/
O site contĂ©m um planisfĂ©rio clicĂĄvel, todo feito em Java e PHP, com dados histĂłricos e estatĂsticos sobre 192 paĂses.
O mapa permite zoom e seleção de um paĂs para examinar em detalhes suas informaçÔes.
As estruturas e Ăcones na barra superior da pĂĄgina sĂŁo simples. Na lacuna para pesquisa, pode-se escolher um paĂs para achar no mapa (em vez de procurar manualmente para clicĂĄ-lo). Ao lado, hĂĄ um botĂŁo para fechar janelas - Ă© que o site se vale de muitas pop-ups pequenas -, um botĂŁo para ligar e desligar o som, e a ajuda. (Por falar em pop-ups, se o seu navegador as bloqueia por default, permita-as para trabalhar melhor com o site.) Depois do botĂŁo da ajuda, hĂĄ os de zoom e as setas para navegar pelo planisfĂ©rio.
Selecionando um paĂs, Ă© possĂvel navegar pelos diferentes dados usando a segunda barra de navegação superior, logo abaixo da primeira.
Clicando em SĂntese, o usuĂĄrio vĂȘ um quadro com as informaçÔes bĂĄsicas do paĂs, como localização, capital, tamanho do territĂłrio, lĂngua(s), população, PIB e moeda.
Um clique em HistĂłrico leva a outro quadro, contando a histĂłria da nação escolhida. AliĂĄs, vocĂȘ sabia que a origem da palavra "brasil" estĂĄ no tupi ibim-ciri, que significa "pau eriçado"? (PS-CA - NĂŁo, pois sabia que a palavra "brasil" Ă© o nome de uma ĂĄrvore que os portugueses conheceram no Oriente, talvez na Ăndia, e que a madeira que os portugueses aqui chamaram de "pau brasil" era a de uma ĂĄrvore que os Ăndios, de lĂngua tupi, diziam ser "ibirapitanga")
O quadro da SĂntese permite visualizar melhor a bandeira do paĂs, ver um mapa polĂtico e tambĂ©m fotos, sempre em quadros separados. TambĂ©m Ă© possĂvel ir diretamente da SĂntese para o Google Maps.
De economia a ecologia, hĂĄ de tudo um pouco.
As outras opçÔes na segunda barra sĂŁo População (com dados como densidade demogrĂĄfica, população urbana, Ăndice de natalidade, etc), indicadores sociais (mortalidade infantil, expectativa de vida, casas com acesso a ĂĄgua e esgoto, taxa de alfabetização), economia (renda per capita, gastos pĂșblicos, população economicamente ativa...), redes (linhas telefĂŽnicas, celulares, nĂșmero de computadores, acesso Ă internet - com dados entre 2003 e 2004) e meio ambiente (poluição, ĂĄreas protegidas, etc).
Cada um dos itens presentes nestas divisĂ”es tem dois Ăcones laterais. Um leva a uma lista mundial sobre o tema, para comparação. Por exemplo, o item EmissĂŁo de DiĂłxido de Carbono (em Meio Ambiente) leva Ă lista das emissĂ”es do gĂĄs no mundo inteiro, que pode ser vista por paĂs, por valor (em ordem crescente ou decrescente) ou por continente. O segundo Ăcone mostra a fonte da informação dada.
A Ășltima subdivisĂŁo da segunda barra Ă© Objetivos do MilĂȘnio, onde sĂŁo mostrados os dados de cada paĂs ligados a tais metas. Por exemplo, em Erradicar a Pobreza e a Fome Ă© mostrada, no caso do Brasil, a taxa de crianças abaixo do peso.
(Colaboração: A.M.B.)
INTERNET
Falso professor provoca crise de credibilidade na Wikipédia
A Wikipédia enfrenta uma das maiores crises de sua trajetória após descobrir que um estudante do Estado americano de Kentucky, de 24 anos, se passava por um renomado professor de teologia ao escrever na enciclopédia virtual. Ryan Jordan, um dos 75 mil colaboradores permanentes da Wikipédia, alterou mais de 20 mil tópicos controversos do site.
Apesar de qualquer pessoa poder alterar os 5,3 milhĂ”es de artigos da WikipĂ©dia, os colaboradores tĂȘm mais privilĂ©gios nas modificaçÔes feitas em artigos controversos.
Ele podia interferir em disputas entre outros usuårios do site sobre temas religiosos e era encarregado de evitar o vandalismo contra a enciclopédia. Usando o pseudÎnimo "Essjay", Jordan recorria a livros como "Catholicism for Dummies" (Catolicismo para idiotas) para corrigir os artigos.
Jordan chegou a ser mencionado em uma reportagem da revista "New Yorker" como especialista. A revista teve que se retratar em uma nota do editor. "Ele nĂŁo possui nenhum tĂtulo acadĂȘmico. Ele nunca foi professor", reconheceu a revista.
O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, pediu que Jordan deixe seu posto de voluntårio e defendeu que os editores passem a ter que comprovar suas credenciais e identidades. "Eu posso mandar uma cópia do meu diploma por fax para o escritório", sugeriu Wales.
Enquanto muitos usuĂĄrios defenderam o estudante, afirmando que o seu julgamento editorial nunca foi questionado, outros expressaram um sentimento de traição. Jordan fez uma Ășltima inclusĂŁo na WikipĂ©dia no sĂĄbado Ă noite. "Eu espero que as outras pessoas redirecionem a energia que gastaram nos Ășltimos dias para me defender e me denunciar para fazer alguma coisa boa para a WikipĂ©dia", escreveu.
DO "INDEPENDENT"
Fonte: Folha de S.Paulo - 06.03.07