ADESIVOS SUSTENTĂVEIS
19/06/2009 -
PENSE!
ARTE NO LIXO
Para chamar a atenção para um "objeto desprezado", o artista plåstico Jaime Prades estå colando adesivos em lixeiras do centro de SP e da avenida Paulista. Na intervenção, imagens da Terra, de årvores cortadas e de chaminés de fåbricas que remetem ao meio ambiente.
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/06/09.
Leia mais:
http://super.abril.uol.com.br/blogs/planeta/173224_post.shtml
"OOH LULA!"
Do inglĂȘs "Telegraph" (http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/southamerica/brazil/5561697/Brazil-President-da-Silva-appears-in-Playboy-magazine.html) ao sul-africano "Independent" (http://www.int.iol.co.za/index.php?from=rss_News&set_id=1&click_id=79&art_id=nw20090618045705295C167897), do italiano "La Reppublica" (http://www.repubblica.it/2006/08/gallerie/gente/valesca-popozuda/1.html) ao chileno "La NaciĂłn" (http://www.lanacion.cl/prontus_noticias_v2/site/artic/20090617/pags/20090617115134.html), a foto correu mundo (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u582848.shtml), sob enunciados como "Ooh Lula!" e, nos textos, "Lula surge inteiramente vestido em foto ao lado de modelo do Rio prestes a dar um beijo na testa do chefe de Estado".
No site francĂȘs de fofocas Gala (http://www.gala.fr/l_actu/on_ne_parle_que_de_ca/photos-_valesca_pose_nue_avec_lula_dans_playboy_181882), abrindo a foto, "On ne parle que de ça!", nĂŁo se fala de outra coisa. Em parte, a cobertura externa segue despacho da France Presse (http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jgbj7MX0tcLVntPVy1W_xyRG4gjQ), que ouviu atĂ© um porta-voz do PalĂĄcio do Planalto, dizendo "foi uma surpresa".
Surpresa nĂŁo foi. TrĂȘs semanas atrĂĄs, o "Meia Hora" (http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2009/5/lula_diz_que_marisa_nao_tem_ciume_de_valesca_14820.html), jornal popularesco do Rio, entrevistou com exclusividade e deu a manchete "Lula esnoba a popozuda". Perguntado sobre a foto a ser publicada na "Playboy", se "Dona Marisa tem ciĂșme?", o presidente respondeu que nĂŁo, argumentando que "ela sabe como as pessoas me tratam". Elogiou o funk e comparou Ă s "marchinhas de antigamente".
O portal Abril (http://www.abril.com.br/noticias/diversao/playboy-divulga-nova-foto-especial-polemico-valesca-popozuda-478431.shtml) postou para download diversas fotos da edição, que chamou de "polĂȘmica".
Toda MĂdia - Nelson de SĂĄ - Fonte: Folha de S.Paulo - 19/06/09.
CONCURSO FOLHA MEMĂRIA
A Folha e a Pfizer darĂŁo bolsas de pesquisa em HistĂłria do Jornalismo. O premiado terĂĄ o trabalho publicado em livro e ganharĂĄ um laptop.
Veja o regulamento e inscreva seu projeto no site http://folhamemoria.folha.com.br/ até 28/06/09.
ASPERATUS
Membros da Royal Meterological Society, no Reino Unido, identificaram um novo tipo de nuvem que recebeu a denominação Asperatus ("Ăspero" na tradução do latim). Os cientistas informaram que a nova massa de vapor registrada possui o aspecto de um manto escuro e ondulado.
A Royal Meterological Society estĂĄ tratando para que a Asperatus seja reconhecida internacionalmente e incluĂda pela Organização MeteorolĂłgica Internacional na lista de nuvens. Se for aceita, serĂĄ a primeira variedade a ser classificada desde 1953.
Segundo Gavin Pretor-Pinney, fundador da sociedade, observar uma Asperatus Ă© como ver de baixo a superfĂcie de um mar agitado. Acredita-se que este tipo de nuvem se forma pela mistura de duas massas de ar - uma muito quente e Ășmida e outra muito fria -, desenvolvendo-se no limite de ambas. Alguns especialistas tambĂ©m sustentam que este tipo de massa de ar seria o resultado de uma turbulĂȘncia no "ventre" de uma nuvem de tormenta.
Existem dez tipos de formaçÔes de nuvens conhecidos. Entre eles, estão a tradicional Cumulus (Cu), que geralmente é vista em dias de tempo bom, e a Cumulonimbus (Cb), temida pela aviação aérea por ser inståvel em seu interior. As Cumulonimbus atingem a temperatura de -75°C em seu topo e podem ter entre 10 e 20 km de altura.
Fonte: Terra - 16/06/09.
Veja a foto: http://www.guardian.co.uk/environment/gallery/2009/jun/01/2?picture=348217738.
MĂRITO COMPROVADO
Vai-se dissipando, Ă medida que o tempo passa, o temor de que medidas de inclusĂŁo no campo universitĂĄrio pudessem conduzir a uma perda de qualidade acadĂȘmica. O raciocĂnio, plausĂvel, versava que jovens mais pobres, uma vez admitidos em universidades por uma porta excepcional, teriam dificuldade para acompanhar o curso.
Não é o que diz pesquisa do Inep -instituto de pesquisas do Ministério da Educação- realizada a pedido da Folha. Entre bolsistas do ProUni nas instituiçÔes privadas de ensino superior inscritas no programa, o rendimento se mostra igual ou superior ao de alunos pagantes.
Dentre dez cursos para os quais hĂĄ dados comparativos do Enade, exame que substituiu o ProvĂŁo, os formandos bolsistas tiveram desempenho estatisticamente equivalente em oito. Nos outros dois, estiveram 6,3 e 4,2 pontos Ă frente dos colegas, numa escala de zero a cem.
O ProUni usa a renĂșncia fiscal para criar vagas na rede privada de ensino superior. As instituiçÔes interessadas em isentar-se por dez anos de quatro tributos (IRPJ, CSLL, Cofins e PIS) tĂȘm de oferecer bolsas integrais para cerca de 10% de suas vagas. Neste ano preveem-se R$ 394 milhĂ”es de renĂșncia.
Para receber a bolsa, o jovem deve ter na famĂlia renda per capita de atĂ© trĂȘs salĂĄrios mĂnimos e determinada nota no Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (em 2008 foram 45 pontos em 100). Precisa ainda passar em pelo menos 75% das disciplinas cursadas em cada perĂodo. JĂĄ foram beneficiados 535 mil alunos.
Dois tipos de fatores parecem explicar o bom desempenho dos bolsistas ao final do curso, na mĂ©dia ou acima dela. Primeiro, a nota mĂnima no Enem como condição para entrar no ProUni estaria selecionando os melhores alunos da rede pĂșblica. JĂĄ na universidade, eles se dedicam com afinco ao estudo para manter o benefĂcio e nĂŁo desperdiçar a oportunidade.
Sob vårios ùngulos trata-se de uma iniciativa bem-sucedida. Nem as fraudes pontuais jå verificadas apagam seu grande mérito: jovens com potencial promissor, agora comprovado, conseguem acesso a ensino gratuito e com baixo custo para o Estado.
Editoriais â Fonte: Folha de S.Paulo â 16/06/09.
Inep â http://www.inep.gov.br/
ProUni - http://prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao/inicio/
DIPLOMA Ă ESSENCIAL PARA DAR AULAS
Ter graduação em licenciatura Ă© indispensĂĄvel para quem quer dar aulas no ensino infantil, fundamental ou mĂ©dio, segundo professores. Antigamente, para ser professor, bastava a formação de magistĂ©rio (o chamado "curso normal"), equivalente ao ensino mĂ©dio, com quatro anos de duração. A duração da licenciatura Ă© de no mĂnimo trĂȘs anos. Ela forma professores em determinadas ĂĄreas do conhecimento (em geografia, por exemplo) e cobra disciplinas como didĂĄtica e psicologia educacional.
Também é obrigatório fazer estågio em escolas e cumprir atividades pråticas, como projetos de gestão em colégios.
Vestibulares
Os vestibulares para os cursos de licenciatura, em geral, sĂŁo separados dos bacharelados, mas cada instituição de ensino tem uma regra. Na USP, o candidato a cursos de matemĂĄtica e fĂsica deve optar por licenciatura ou bacharelado na hora da inscrição.
JĂĄ quem escolhe quĂmica sĂł vai optar entre bacharelado ou licenciatura no terceiro ano do curso, apĂłs seguir disciplinas comuns Ă s duas graduaçÔes.
No caso dos cursos dados pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e CiĂȘncias Humanas), como histĂłria, quem optar por licenciatura tem obrigatoriamente que cursar o bacharelado (nĂŁo Ă© necessĂĄrio fazer um segundo vestibular).
Muitas universidades davam diploma nas duas graduaçÔes com sĂł quatro anos de curso, trĂȘs de bacharelado e um de licenciatura.
Rafael Sampaio - Fonte: Folha de S.Paulo â 16/06/09.
TESTE DE SABEDORIA
Sites de perguntas e respostas atraem usuĂĄrios que buscam por saberes diversos.
Qual Ă© o resultado da equação x2 - 8x + 16 = 0? Por que o meu computador estĂĄ travando? Qual Ă© o melhor roteiro turĂstico para uma viagem ao Egito? O que fazer para que ela volte para mim?
Em busca de elucidaçÔes para questionamentos tão diversos como esses, internautas recorrem a sites de perguntas e respostas movidos pelos próprios usuårios.
O funcionamento Ă© simples: vocĂȘ faz uma pergunta e aguarda as respostas dos outros frequentadores do site. Depois de alguns dias, elege a sugestĂŁo que considera a melhor.
O mais popular desse tipo de serviço Ă© o Yahoo! Respostas (http://br.answers.yahoo.com/) - trata-se do segundo site de referĂȘncia mais acessado no mundo, depois da WikipĂ©dia (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal), segundo a comScore (http://www.comscore.com/). Em fevereiro, o site superou a enciclopĂ©dia colaborativa em nĂșmero de acessos no Brasil, de acordo com o Ibope Nielsen Online.
Diferentemente da WikipĂ©dia, que busca ser uma fonte de conhecimento baseada em referĂȘncias confiĂĄveis, os sites de perguntas e respostas sĂŁo mais indicados para saberes inexatos - de conselhos sentimentais a questĂ”es sobre polĂtica.
Hå os que usem o serviço até para fazer a lição de casa - reproduzem lå um problema matemåtico e voltam apenas para colher a solução.
Segundo Fabio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo! Brasil, o Respostas recebe, no mundo todo, 177,8 milhĂ”es de usuĂĄrios Ășnicos por mĂȘs, e hĂĄ mais de 680 milhĂ”es de respostas para cerca de 100 milhĂ”es de perguntas.
O Respostas Ă© o terceiro produto mais popular do Yahoo! no mundo, e o Brasil Ă© o segundo paĂs que mais usa o serviço, depois dos EUA. O WikiAnswers (http://wiki.answers.com/) Ă© o segundo site mais popular da categoria.
Quem responde Ă s perguntas no Yahoo! Respostas o faz voluntariamente - a Ășnica recompensa Ă© a pontuação acumulada, medida pela atividade no serviço.
HĂĄ um ranking geral e listas divididas pelas mais de 20 categorias, como computadores e internet e famĂlia e relacionamentos.
Lançado em abril de 2002, o Google Answers tinha como proposta pagar de US$ 2 a US$ 200 a autores de respostas corretas. Mas o site fracassou e fechou em dezembro de 2006.
O Yahoo! Respostas estuda parcerias com empresas que podem responder a dĂșvidas sobre seus prĂłprios produtos ou sobre questĂ”es relacionadas Ă sua ĂĄrea de atuação. Esse sistema pode aprimorar a precisĂŁo do serviço, jĂĄ que a resposta escolhida como melhor pelo usuĂĄrio nem sempre Ă© correta.
Segundo Boucinhas, o Yahoo! nĂŁo tem planos de remunerar os usuĂĄrios. "Achamos que o que move o produto Ă© a comunidade, a troca de experiĂȘncias. NĂŁo Ă© dinheiro."
InformĂĄtica - Rafael Capanema - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
LĂDER NO SERVIĂO YAHOO! JĂ DEU QUASE 80 MIL RESPOSTAS
A recompensa para os usuĂĄrios mais solĂcitos do Yahoo! Respostas Ă© simbĂłlica, medida em pontos virtuais.
HĂĄ um ranking geral (http://br.answers.yahoo.com/rank_total) ordenado pelo nĂșmero de melhores respostas e listas separadas pelas mais de 20 categorias.
AtĂ© a conclusĂŁo desta edição, o lĂder isolado era o usuĂĄrio que se identifica como H. Sue e G. GĂȘ, com 486.816 pontos. Das 76.820 respostas que deu, 29.669 foram escolhidas como as melhores. Em seu perfil, ele se define assim: "Uma pessoa curiosa que gosta de compartilhar conhecimento, mas que detesta tolices."
O segundo colocado, que se auto-intitula R.:I.:P.:, tinha 270.743 pontos. (RC)
BUSCA VISUAL
Inspirado no Coverflow, da Apple, o Searchme (http://www.searchme.com/) Ă© um mecanismo de busca visual que mostra imagem das pĂĄginas encontradas; o site oferece programa para celular.
InformĂĄtica - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php