TESTES RAPIDINHOS
10/08/2013 -
RAPIDINHAS
VACINA BRASILEIRA CONTRA AIDS
English:
Folha.uol.com.br/en/brazilian-vaccine
USP â
Usp.br/pesquisa/
Instituto Butantan â
Butantan.gov.br
Facebook.com/Butantan
Cientistas da USP (Universidade de SĂŁo Paulo) começarĂŁo a testar no mĂȘs que vem em macacos uma vacina de DNA contra o HIV. As cobaias, que nĂŁo sĂŁo capazes de contrair o vĂrus, servirĂŁo para avaliar a segurança do produto e sua capacidade de ativar o sistema imune.
A vacina, que vem sendo desenvolvida desde 2001, foi inspirada na bioquĂmica do organismo de pacientes que sĂŁo mais resistentes ao vĂrus. Se o experimento em macacos tiver sucesso, a ideia Ă© fazer testes de segurança em humanos, diz Edecio Cunha Neto, lĂder do grupo de pesquisa que criou a vacina.
A ideia, segundo ele, Ă© aplicar a vacina em pessoas sem vĂrus em combinação com outra imunização que ainda venha a ser criada, porque ela nĂŁo deve ser capaz de conferir proteção total sozinha.
"Ela em si não seria uma cura, seria uma forma de atenuar a doença. Em combinação com outra vacina, poderia contribuir para uma proteção completa contra o HIV."
Cunha Neto começou a desenvolver a vacina junto de Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan, estudando o organismo de soropositivos cujos linfĂłcitos T CD4 --cĂ©lulas do sistema imune responsĂĄveis por reconhecer os vĂrus-- eram capazes tambĂ©m de atacar o HIV com toxinas.
Pesquisando a estrutura de proteĂnas do vĂrus usadas pelas cĂ©lulas do sistema imune no reconhecimento, os cientistas criaram um segmento de DNA que produziria esses plasmĂdeos --fragmentos de molĂ©cula-- ao serem injetados em cĂ©lulas humanas. Em testes com o sangue de pacientes em tubos de ensaio, a estratĂ©gia mostrou sucesso.
"Em mĂ©dia, o sistema imune de cada paciente reconhecia 5 dos 18 peptĂdeos que nĂłs usamos", disse Cunha Neto. Segundo o cientista, isso Ă© requisito para que uma vacina funcione em pessoas com diferentes perfis genĂ©ticos.
Desde 2006, o grupo da USP vinha realizando experimentos com a vacina de DNA em camundongos. Como roedores tambĂ©m nĂŁo contraem o HIV naturalmente, Cunha Neto criou um parasita "frankenstein" --inserindo pedaços do HIV num vĂrus da famĂlia da varĂola. Ao testar a vacina nos animais contaminados com essa criatura artificial, o cientista conseguiu reduzir a carga de infecção.
A prĂłxima etapa da pesquisa serĂĄ aplicar a vacina em um grupo de 24 macacos resos no Butantan e examinĂĄ-los. "Queremos verificar se eles geram as cĂ©lulas que reconhecem as partĂculas do vĂrus", diz Cunha Neto.
Se o experimento com macacos der certo, diz Kalil, serĂĄ possĂvel começar testes em humanos daqui a trĂȘs anos.
Esse salto, porém, precisaria do apoio da iniciativa privada, que ainda não manifestou interesse na pesquisa.
A Fapesp (Fundação de Amparo Ă Pesquisa do Estado de SĂŁo Paulo) diz ter investido cerca de R$ 1 milhĂŁo no projeto atĂ© agora, mas um ensaio clĂnico custa algo na ordem de centenas de milhĂ”es.
Para Esper KallĂĄs, professor de imunologia clĂnica da USP nĂŁo envolvido na pesquisa, existe espaço para o trabalho brasileiro se destacar.
"VĂĄrios estudos e jĂĄ estĂŁo na fase de testes em humanos. No Brasil, ainda estamos atrĂĄs porque o volume de investimento Ă© muito baixo."
Segundo Kalil, a pesquisa brasileira pode ter sucesso onde outras falharam, porque usa uma estratégia distinta das outras, estimulando um conjunto diferente e células do sistema imune em relação às demais.
Rafael Garcia / Mariana Versolato â Fonte: Folha de S.Paulo â 05/08/13.
USP â
Usp.br/pesquisa/
Instituto Butantan â
Butantan.gov.br
Facebook.com/Butantan
AQUECIMENTO PARA O ENEM 2013
EstĂŁo abertas as inscriçÔes para o Simulado On-line do Enem 2013, parceria entre o site de Veja e o curso PrĂ©-Enem, da Abril Educação. Ă o momento de testar conhecimentos na reta final de preparação para o exame, que dĂĄ acesso a vagas de universidades pĂșblicas e privadas. As inscriçÔes devem ser realizadas atĂ© o dia 21 de agosto na pĂĄgina www.veja.com/simulado. O mesmo endereço reĂșne tambĂ©m aulas em vĂdeo, anĂĄlises sobre as questĂ”es mais recorrentes, sugestĂ”es para a prova de redação e a cobertura completa do Enem 2013. O simulado Ă© gratuito e poderĂĄ ser feito a qualquer hora entre os dias 26 de agosto e 1Âș de setembro.
Fonte: Veja â Edição 2333.
Mais detalhes:
Veja.abril.com.br/curso-pre-enem
PrĂ©-Enem â
http://preenemabril.com.br/
Facebook.com/AquiTemEnem
AUDIOVISUAL: FESTIVAL MIX BRASIL RECEBE INSCRIĂĂES DE FILMES ATĂ O DIA 31
O 21Âș Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade recebe, atĂ© 31 de agosto, inscriçÔes de curtas, mĂ©dias e longas-metragens produzidos em qualquer paĂs a partir de 2011. Cada participante pode entrar na disputa com quantas obras quiser, desde que o tema do filme seja a diversidade.
Os selecionados concorrerĂŁo ao trofĂ©u Coelho de Ouro, para melhor filme nacional; Coelho de Prata, para melhor direção, melhor interpretação, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção de arte; e ao PrĂȘmio de Aquisição Canal Brasil para o melhor curta, que oferecerĂĄ uma quantia em dinheiro (valor ainda divulgado) e a exibição da produção no canal da TV paga.
O festival serå realizado de 7 a 17 de novembro em São Paulo e de 14 a 21 de novembro no Rio de Janeiro. Mais informaçÔes pelo site www.mixbrasil.org.br.
Fonte: Folha de S.Paulo â 08/08/13.
Facebook:
Facebook.com/MixBrasil
DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
30% dos migrantes internacionais sĂŁo jovens. No entanto, a maioria sabe muito pouco sobre as lutas e oportunidades de migração presentes. A fim de aumentar a conscientização, o tema do Dia Internacional da Juventude 2013 Ă© "Migração da Juventude: Desenvolvimento e Movimento para Frenteâ.
Leia / veja Mais:
Undesadspd.org/IntlYouthDay2013
Faculdademental.com.br/IYD
Fonte: One Young World â 12/08/13.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php