A COPA EM DEBATE...
13/07/2013 -
FUTEBOL SHOW
NĂO, EU NĂO VOU PARA A COPA DO MUNDO
English:
Ibtimes.co.uk/brazil-protests-rio-carla-dauden
Video:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZApBgNQgKPU
Carla Dauden â
http://www.carladauden.com/
http://www.facebook.com/carla.dauden?ref=ts&fref=ts
Anonymous Brasil â
http://www.facebook.com/AnonBRNews
VĂdeo de brasileira que critica a Copa no Brasil vira hit na web.
Quando sentou em frente Ă cĂąmera na semana passada para filmar um vĂdeo para explicar sua indignação com a realização da Copa no Brasil, a diretora de fotografia Carla Dauden, 23, talvez nĂŁo esperasse a repercussĂŁo do que faria.
Menos de 24 horas apĂłs postar o vĂdeo "No, I'm not going to the world cup" ("NĂŁo, eu nĂŁo vou para a Copa do Mundo"), mais de 500 mil pessoas jĂĄ viram suas crĂticas.
Carla, que mora nos Estados Unidos hĂĄ cinco anos apĂłs passar a infĂąncia e a adolescĂȘncia em FlorianĂłpolis (SC), disse que resolveu fazer o vĂdeo devido Ă falta de conhecimento dos americanos sobre o que ocorreria no Brasil.
"Toda vez que falava que eu era brasileira alguém falava da Copa. Mas ninguém sabia o que estava acontecendo", disse, lembrando que, no geral, essas pessoas relacionavam a competição apenas a festas e alegria.
Por isso, queria ser mais sarcĂĄstica no vĂdeo. "No começo eu gostaria que fosse com mais comĂ©dia, tambĂ©m tirando sarro dos americanos [pela falta de conhecimento do que ocorria], mas preferi minimizar para que mais informasse do que agredisse".
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZApBgNQgKPU
No vĂdeo, a brasileira explica alguns dos pontos crĂticos da Copa, como gastos bilionĂĄrios, suspeitas de superfaturamento e desapropriaçÔes --como o caso da aldeia MaracanĂŁ. TambĂ©m levanta bandeiras comuns aos brasileiros contrĂĄrios Ă competição, como usar os recursos para outras prioridades (educação, saĂșde, segurança), e reclama do discurso polĂtico relacionando a Copa com o legado.
Ao final do vĂdeo aparece Dilma Rousseff em um discurso sobre o legado da Copa sobreposto com imagens que contradizem o que ela diz. Carla negou que fosse uma crĂtica direta Ă presidente.
"A imagem de Dilma, neste caso, Ă© simbĂłlica, jĂĄ que ela Ă© a presidente", explica. Ela nĂŁo votou para presidente em 2010 por jĂĄ estar morando nos Estados Unidos, mas nĂŁo quis dizer quem escolheria para ocupar o Planalto.
VIRALIZOU
A produção do vĂdeo, segundo Carla, durou duas semanas. "Primeiro filmamos os americanos sendo questionados sobre o que pensam sobre a Copa do Mundo. Depois levei uma semana para fazer o roteiro, levantar os dados que usei. Em uma tarde filmei com um amigo e no dia seguinte editei", explicou.
O vĂdeo foi postado na manhĂŁ de ontem na rede social Youtube, e tinha 535 mil visualizaçÔes atĂ© a finalização desta reportagem. "NĂŁo sei exatamente de onde estĂĄ vindo [a audiĂȘncia]. No começo parecia ser mais de brasileiros, mas agora jĂĄ se espalhou", explica a diretora de fotografia. "JĂĄ vi comentĂĄrios vindos do CanadĂĄ, Estados Unidos..."
Boa parte do fato de o vĂdeo ter virado "hit" na internet veio na onda da sĂ©rie de protestos no Brasil. PorĂ©m, Carla nega que tenha alguma relação. "Fiz e pensei tudo bem antes da manifestação", disse.
A brasileira ainda criticou a tentativa de usar o vĂdeo nesse sentido. "Tem gente pegando o vĂdeo e postando de novo com outros tĂtulos, como 'NĂŁo vĂĄ Ă Copa'. Minha intenção nĂŁo Ă© fazer as pessoas nĂŁo irem Ă Copa. SĂł queria chamar a atenção aos problemas."
Ygor Salles - Fonte: Portal do jornal Folha de S.Paulo (Colaboração: A. M. Borges)
Mais detalhes:
http://www.anonymousbrasil.com/mundo/no-im-not-going-to-the-world-cup/
Carla Dauden â
http://www.carladauden.com/
http://www.facebook.com/carla.dauden?ref=ts&fref=ts
Anonymous Brasil â
http://www.facebook.com/AnonBRNews
ASSOCIAĂĂO BRASILEIRA DE EXECUTIVOS DE FUTEBOL
Olheiro
Presidente da Associação Brasileira de Executivos de Futebol, Ocimar Bolicenho acaba de voltar da Espanha. Foi a um fórum onde conheceu software por meio do qual profissionais podem acompanhar os melhores -e piores- lances de atletas oferecidos ao clube.
AniversĂĄrio
ApĂłs dois anos de Abex, Ocimar crĂȘ que sua maior contribuição foi coibir "leilĂ”es". "Os membros da associação estĂŁo em contato direto, o que evita aquela histĂłria de o agente dizer ao clube que Ă© bom fechar logo porque o vizinho estĂĄ de olho no jogador."
Painel FC â Eduardo Ohata â Fonte: Folha de S.Paulo â 10/07/2013.
Abex â
http://www.abexfutebol.com.br/
http://www.facebook.com/abexfutebol
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php