RAPIDINHO E BARATO
12/01/2008 -
RAPIDINHAS
O CARRO MAIS BARATO DO MUNDO
Ăndia - MultidĂŁo observa o carro Nano, lançado pela montadora indiana Tata Motors, em feira de veĂculos na cidade de Nova DĂ©lhi. Considerado o carro mais barato do mundo, ele serĂĄ vendido por US$ 2,5 mil (cerca de 4,3 mil).
Leia mais:
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200801121200_RED_61281618
Fonte: Terra - 12/01/08.
CARRO ZERO TERĂ ETIQUETA ELETRĂNICA A PARTIR DE MAIO
O Departamento Nacional de TrĂąnsito determinou aos Departamentos Estaduais de TrĂąnsito de todo o paĂs que iniciem em maio a distribuição de etiquetas eletrĂŽnicas de identificação veicular por sistema de radiofreqĂŒĂȘncia para proprietĂĄrios de carros zero-quilĂŽmetro. A etiqueta deverĂĄ acompanhar a documentação do veĂculo ou ser instalada gratuitamente pelos Detrans. Os pequenos dispositivos, que serĂŁo fixados nos pĂĄra-brisas dianteiros, darĂŁo inĂcio Ă implementação do Sistema Nacional de Identificação Nacional de VeĂculos. O restante da frota terĂĄ as etiqu etas conforme o calendĂĄrio de licenciamento anual. Por meio de uma rede de antenas em cidades e estradas, o automĂłvel terĂĄ informaçÔes como placa, chassi e nĂșmero do cĂłdigo Renavam registradas. Os dados permitirĂŁo rastreamento em casos de roubo e a verificação de impostos em atraso.
Fonte: CIMM (Colaboração: Markão)
SOPA DE LETRAS
O IBL (Instituto Brasil Leitor), que faz a gestĂŁo do Museu da LĂngua Portuguesa e cria projetos de estĂmulo Ă leitura e Ă educação, fechou novas parcerias com empresas e se prepara para abrir unidades em Porto Alegre e em SĂŁo Paulo, segundo William Nacked, diretor-geral do instituto. O grupo Usiminas, maior parceiro individual da entidade, aplicou R$ 3 milhĂ”es em bibliotecas em 2007. No fim do ano, em CubatĂŁo (SP), foram inauguradas sete bibliotecas infantis para cerca de mil crianças. O IBL, que tem hoje 21 bibliotecas, fechou parcerias com Visa, Votorantim e Caterpillar.
Mercado Aberto - Guilherme. Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/01/08.
TEMPO PRECIOSO PARA A EDUCAĂĂO
Entramos em 2008 com a convicção de que nunca o Brasil viveu um momento tĂŁo propĂcio para transformaçÔes profundas na educação pĂșblica do paĂs.
Uma convicção tambĂ©m expressa, de forma quase unĂąnime, por gestores pĂșblicos de educação -de diferentes esferas governamentais e partidos polĂticos-, lideranças sociais, educadores e empresĂĄrios.
Vivemos na educação um momento histĂłrico de mudança de paradigma. Sabemos que o ensino, a exemplo do que acontece em tantos outros setores, deve trabalhar na perseguição de resultados especĂficos e mensurĂĄveis; sabe-se a importĂąncia de investir mais e, ao mesmo tempo, reconhece-se que a gestĂŁo adequada dos recursos -financeiros, fĂsicos e humanos- Ă© fundamental para qualquer sistema escolar; conta-se com sistemas de avaliação, que, embora possam ser aperfeiçoados, jĂĄ oferecem uma radiografia relevante da situação das escolas brasileiras; e a urgĂȘncia da educação como meio para o desenvolvimento, com justiça social, estĂĄ estampada nas pĂĄginas dos jornais.
Esse consenso Ă© reforçado pelas conquistas alcançadas ao longo de 2007. Entre elas, a criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação BĂĄsica); o lançamento do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), proposto pelo MinistĂ©rio da Educação para ser um projeto de nação, e nĂŁo apenas de um governo com quatro anos de mandato; a mobilização em torno do fim da DRU (Desvinculação de Recursos da UniĂŁo) para a educação; e o debate crescente sobre a situação do ensino pĂșblico na mĂdia.
No entanto, Ă© impossĂvel ignorar que os desafios sĂŁo tĂŁo vultosos quanto as forças que se movimentam em favor das mudanças na educação. O salto de qualidade que se busca no ensino brasileiro Ă© absolutamente inĂ©dito, seja em tamanho (obter um nĂvel de qualidade que a escola pĂșblica nunca experimentou), seja em caracterĂsticas (uma transformação apoiada em resultados especĂficos e mensurĂĄveis), seja em velocidade.
Afinal, sĂŁo apenas 15 anos atĂ© 2022, quando deverĂŁo ser alcançadas as cinco metas do Compromisso Todos Pela Educação: toda criança e jovem de quatro a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada atĂ© os oito anos; todo aluno com aprendizado adequado Ă sua sĂ©rie; todo aluno com o ensino mĂ©dio concluĂdo atĂ© os 19 anos; investimento em educação ampliado e bem gerido.
NĂŁo bastasse tudo isso, partimos de uma situação crĂtica quando comparada aos padrĂ”es internacionais, como, mais uma vez, demonstraram os resultados recentemente divulgados do Pisa. EstĂĄ claro que vivemos na educação, ao mesmo tempo, o melhor dos tempos e o pior dos tempos.
Acima de tudo, é generalizado o sentimento de que, se o Brasil perder esse momento positivo de disposição para a mudança, não só deixarå de avançar na medida que precisa. Experimentarå, isso sim, um retrocesso. Ficarå claro então que os desafios são maiores do que a mobilização dos diferentes setores da sociedade.
A velocidade do desenvolvimento da sociedade do conhecimento que se forma no mundo deixarĂĄ o paĂs irremediavelmente para trĂĄs. DemorarĂĄ muito atĂ© que se possa observar a confluĂȘncia dos dias de hoje de pessoas, instituiçÔes, idĂ©ias e iniciativas.
E tempo Ă© artigo de luxo para crianças e jovens aos quais se nega, diariamente, o direito ao conhecimento necessĂĄrio para um futuro digno. Entre o momento que a todos anima em relação Ă possibilidade de conquista de uma educação de qualidade e a situação atual do sistema de ensino, que explicita quĂŁo difĂcil serĂĄ o caminho atĂ© os objetivos desejados, cria-se uma tensĂŁo que deve resultar em energia positiva e impulsionadora. A ninguĂ©m sĂŁo permitidos o desĂąnimo ou a omissĂŁo; Ă© o futuro das novas geraçÔes que estĂĄ em jogo.
O objetivo que se impĂ”e ante todos que detĂȘm alguma parcela do poder polĂtico e econĂŽmico, por menor que seja, de cada pai e mĂŁe, de cada eleitor, Ă© o da educação de qualidade.
à hora, uma vez mais, de decidir qual serå seu destino. Estå nas mãos de todos nós a conquista de um Brasil verdadeiramente independente, em que cada cidadão possa desenvolver plenamente seu potencial. Sabemos que o caminho é longo, mas que, em 2008, possamos dar passos importantes, na direção correta e com a velocidade que se exige. Não hå tempo a perder. Todos pela educação!
MilĂș Villela, 61, Ă© presidente do Faça Parte - Instituto Brasil VoluntĂĄrio, embaixadora da Boa Vontade da Unesco (Organização das NaçÔes Unidas para a Educação, a CiĂȘncia e a Cultura) e membro fundador e coordenadora do ComitĂȘ de Articulação do Compromisso Todos pela Educação, alĂ©m de presidente do MAM (Museu de Arte Moderna) e do Instituto ItaĂș Cultural.
Fonte: Folha de S.Paulo - 07/01/08.
VAGAS DE EMPREGO
VAGAS URGENTES â ADMINISTRAĂĂO DE SHOPPING CENTER
1 - ENCARREGADO DE DEPARTAMENTO PESSOAL
Sexo: feminino/masculino
Idade: 25 a 45 anos
ResponsĂĄvel pela conferĂȘncia de folha de pagamento, impostos e taxas; preposto no MTE; solicitação de VT, VR; rateio das despesas com pessoal; controle da assistĂȘncia mĂ©dica, seguro de vida; e outras atribuiçÔes de rotina do DP.
NecessĂĄrio:
Exp. de 01 ano em toda rotina de DP, boa informåtica, boa digitação;
2Âș grau completo - DesejĂĄvel Curso TĂ©cnico ContĂĄbil ou superior em Administração ou ContĂĄbeis.
SalĂĄrio: R$1.000,00 + VT + VR (10,00 p/ dia) + AssistĂȘncia MĂ©dica (Unimed) + Seguro de Vida
HorĂĄrio: 08:00 Ă s 18:00 â de segunda a sexta-feira
2 â ATENDENTE DE SAC
Sexo: feminino
Idade: 20 a 40 anos
Irå atuar no atendimento telefÎnico e de clientes e demais funçÔes correlatas à função.
NecessĂĄrio:
Exp. de 01 ano em atendimento a cliente, boa informåtica, boa digitação;
2Âș grau completo - DesejĂĄvel superior
SalĂĄrio: R$580,00 + VT + VR (10,00 p/ dia) + AssistĂȘncia MĂ©dica (Unimed) + Seguro de Vida
HorĂĄrio: 16:00 Ă s 22:00 â escala 6 x 1 (folga 1 vez na semana)
Interessados enviar CV para dpessoal.rs@gmail.com atĂ© o dia 15/01/08, informando no assunto o nome da vaga; SĂ SERĂO ACEITOS CURRICULOS QUE ESTIVEREM NO CORPO DO EMAIL (NĂO ENVIEM ARQUIVOS ANEXOS).
(Colaboração: Valéria)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php