POR UMA INFĂNCIA SEM RACISMO
16/12/2010 -
COLUNA DO CANALHA
A CAMPANHA
O Fundo das NaçÔes Unidas para a InfĂąncia (Unicef) estĂĄ promovendo, em parceria com vĂĄrias instituiçÔes, o lançamento, em diferentes Estados brasileiros, da campanha Por uma InfĂąncia Sem Racismo. Com uma duração prevista de 12 meses, a ação busca sensibilizar a sociedade e os veĂculos de comunicação sobre os impactos do racismo na infĂąncia em todo o paĂs.
A rede de articulação formada para dar sustentação Ă campanha vai realizar atividades socioculturais e de cidadania para eliminar atitudes discriminatĂłrias contra crianças e adolescentes indĂgenas, negras, ciganas e outras.
"Produzimos vĂĄrias ferramentas - blog, folder com estatĂsticas, vĂdeo -, que vĂŁo ser usadas para debates e açÔes afins. Vamos aproveitar para chamar a atenção sobre o tema e dar visibilidade Ă s açÔes afirmativas, no sentido da promoção da igualdade racial na infĂąncia", diz Casemira Benge, chefe do Programa Crescer sem ViolĂȘncia, da Unicef, que coordena a campanha.
Ela detalha que o lançamento nacional aconteceu em BrasĂ lia, no Ășltimo dia 29 de novembro, e que Estados como Amazonas, Pernambuco, ParaĂba e Alagoas jĂĄ promoveram açÔes integrando as entidades parceiras. Neste Ășltimo Estado, o evento aconteceu no Parque Memorial Quilombo dos Palmares - local onde se formou o maior quilombo de resistĂȘncia negra e de luta por liberdade durante o perĂodo da escravidĂŁo.
"Todas as instituiçÔes que aderirem podem promover atividades relacionadas ao tema, utilizando o material produzido para este fim no Ăąmbito de suas atividades", diz Casemira. Ela destaca que foi produzida, tambĂ©m, uma cartilha com dez dicas para uma infĂąncia sem racismo, que serĂĄ distribuĂda nas escolas. "SĂŁo açÔes de sensibilização, chamando a atenção para os nĂșmeros que apontam as disparidades raciais na infĂąncia", completa.
Daniel Barbosa - Fonte: O Tempo - 08/12/10.
Mais detalhes:
http://www.infanciasemracismo.org.br/
Blog do HermĂno: http://www.herminio.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php