O CARNAVAL JĂ CHEGOU EM ALGUNS LUGARES...RAPIDINHO!
19/01/2008 -
RAPIDINHAS
CARNAVAL NA MACEDĂNIA
Moradores de Vevcani, MacedÎnia, saem fantasiados pelas ruas da cidade durante o carnaval local; tradição de mais de 1.400 anos.
Fonte: Folha Online - 13/01/08.
PALAVRA DA SEMANA: ANSIEDADE
Em latim, anxus era tanto "engasgado" quanto "oprimido". Daà veio "ansiedade", aquela sensação de opressão que fica entalada na garganta. Em uma carreira profissional, a ansiedade funciona como um acelerador. Se usada no momento certo, ela proporcionarå ultrapassagens råpidas e seguras. Se usada sem critério, e na hora errada, ela vai causar atropelamentos e trombadas.
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 504.
JAPONESES: PRIMEIROS IMIGRANTES VIAJARAM POR 52 DIAS
Em 28 de abril de 1908, 781 japoneses zarparam de Kobe, a bordo do navio Kasato Maru, em direção ao porto de Santos, no Brasil. Chegaram apĂłs 52 dias de viagem, em 18 de junho, dando inĂcio Ă onda de imigração japonesa.
O diĂĄrio de bordo relata: "Os homens deixam de lado o quimono e vĂȘm de terno e gravata, chapĂ©u e bota. No dia 30 de abril, choveu Ă tarde. O navio percorreu 247 milhas e os imigrantes viram a pequena ilha de Suwa. Agora todos sĂŁo "soldados da fortuna". Querem enriquecer e voltar em cinco anos".
NĂŁo voltaram. Esse primeiro grupo se estabeleceu em seis fazendas paulistas, para trabalhar na lavoura, e logo vieram muitos mais.
Hoje, a comunidade japonesa conta com cerca de 1,5 milhão de descendentes no Brasil, sendo que um terço desse total é mestiço. (IF)
Fonte: Folha de S.Paulo â 14/01/08.
CURSOS: PEDAGOGIA TAMBĂM PASSARĂ POR SUPERVISĂO
ApĂłs a supervisĂŁo dos cursos de direito, os de pedagogia e normal superior (formação de professores) passarĂŁo pelo mesmo processo, disse o ministro Fernando Haddad. Segundo ele, o procedimento serĂĄ iniciado ainda neste semestre e terĂĄ parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NĂvel Superior). O critĂ©rio de seleção dos cursos, segundo Haddad, Ă© o mesmo: nota menor que 3 no Enade tanto no conceito que avalia os universitĂĄrios como no que mede o conhecimento agregado (IDD).
Fonte: Folha de S.Paulo â 18/01/08.
AO TRABALHO
Mais de 37 mil brasileiros começam 2008 com emprego novo. Eles representam 35% das pessoas que fizeram trabalho temporĂĄrio no Natal e depois foram contratadas. A tendĂȘncia deve se repetir na PĂĄscoa, segundo a Assertem (associação de empresas de serviços terceirizĂĄveis e trabalho temporĂĄrio), que prevĂȘ a abertura de 55 mil vagas para atender a demanda da indĂșstria e das vendas de chocolate.
Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/01/08.
PESQUISA INDICA MEDO DAS FĂRIAS
As fĂ©rias podem ser estressantes, como aponta um estudo realizado com 678 paulistas e gaĂșchos de 25 a 55 anos pela Isma (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse). Entre os entrevistados, 38% disseram sentir medo das fĂ©rias por receio de, durante a ausĂȘncia, decisĂ”es importantes serem tomadas na empresa (46%), de serem transferidos de cargo (32%) e de enxugamento no quadro de profissionais (19%). Os benefĂcios das fĂ©rias sĂŁo perdidos em uma semana para 515 pessoas.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/01/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php