ROBOMANIA ANTIGA
24/06/2010 -
EU DIGITAL
LUNOKHOD 1
English:
http://ucsdnews.ucsd.edu/newsrel/science/04-26SovietReflector.asp
Velho RobĂŽ Surpreendentemente Reflete Feixes de Laser para a Terra.
Um robĂŽ soviĂ©tico perdido nas planĂcies empoeiradas da Lua durante os Ășltimos 40 anos foi encontrado novamente, e ele estĂĄ retornando pulsos laser surpreendentemente fortes para a Terra.
"Nós enviamos um feixe de laser para a posição da Lunokhod 1, e ficamos estupefatos com o poder da reflexão", disse Tom Murphy da UC San Diego, que lidera a equipe de investigação que estå colocando o velho robÎ de volta ao trabalho.
Quase esquecido na saga da corrida espacial da era Apollo, o Lunokhod 1 foi um dos maiores sucessos do velho programa de exploração lunar soviético. Em 1970, a revista Time descreveu o histórico desembarque do robÎ:
"TrĂȘs horas depois de chegar Ă Lua a bordo da mais recente sonda lunar russa nĂŁo tripulada, a Luna 17, o Lunokhod I (literalmente "andarilho da lua") desceu por uma das duas rampas estendidas pela nave-mĂŁe e moveu-se para a frente... tomando assim o primeiro passo gigante para os robĂŽs em um outro corpo celeste."
O robÎ de controle remoto percorreu quase sete milhas (10,5 km) durante sua excursão lunar de 11 meses, transmitindo milhares de imagens de televisão e centenas de panorùmicas de alta resolução da Lua para a Terra. Ele também recolheu e analisou o solo lunar em 500 pontos.
EntĂŁo o Lunokhod-1 foi perdido - atĂ© o mĂȘs passado, quando o orbitador Lunar Reconnaissance da NASA o encontrou novamente.
Em 22 de abril, Murphy e sua equipe enviaram pulsos de luz laser a partir do telescĂłpio de 3,5 metros do ObservatĂłrio Apache Point no Novo MĂ©xico, atingindo no alvo as coordenadas fornecidas pelo Orbitador Lunar Reconnaissance. Um refletor laser no Lunokhod 1 interceptou os pulsos e enviou um sinal claro de volta Ă Terra.
"Recebemos cerca de 2.000 fĂłtons do Lunokhod 1 em nossa primeira tentativa. Depois de quase 40 anos de silĂȘncio, este robĂŽ tem muito a dizer", observa Murphy.
No final dos anos 60 e inĂcio dos anos 70, os astronautas da Apollo colocaram outros trĂȘs refletores na Lua para permitir a medição com laser da Ăłrbita da Lua. Ajudado por um quarto refletor no Lunokhod 2, um gĂȘmeo do Lunokhod 1, que desembarcou em 1973, esses espelhos constituem a Ășnica experiĂȘncia cientĂifica da Apollo ainda em funcionamento.
Eric Silverberg, agora aposentado da Universidade de Texas, era responsĂĄvel pelas atividades de medição do laser lunar no ObservatĂłrio McDonald, de 1969 atĂ© 1982. "Durante esse tempo", lembra ele, "medimos os trĂȘs refletores de canto da Apollo e o refletor do Lunakhod 2. Tentamos tambĂ©m medir o primeiro robĂŽ lunar, mas tivemos apenas uma possĂvel (mas nĂŁo definitiva) detecção em 31 de dezembro de 1970. Nossa falta de conhecimento da localização do robĂŽ e as pressĂ”es de acompanhar o programa Apollo nos levou a finalmente perder o interesse no Lunakhod 1."
"Quando eu li que Tom Murphy tinha descoberto que o robĂŽ perdido ainda respondia, fiquei muito surpreso e contente", disse Silverberg.
A reação inicial de Murphy foi de descrença: "O sinal era tão forte, que meu primeiro pensamento foi de que o nosso detector estava funcionando mal! Eu esperava que o refletor do robÎ estivesse degradado e embaçado depois desse tempo todo, então eu pensei, 'isto não poderia ser ele.' Mas era."
"Este refletor estå suficientemente forte ainda para nos deixar fazer mediçÔes durante o dia lunar - pela primeira vez neste experimento!"
Silverberg continua: "O fato de que a reflexĂŁo do Lunokhod 1 estĂĄ mais forte agora do que seu gĂȘmeo Ă© um mistĂ©rio. Isto pode trazer pistas importantes a respeito de porque todos os refletores estĂŁo mais fracos do que estavam na primeira dĂ©cada apĂłs o desembarque."
Com o Lunokhod de volta ao trabalho, o estudo da medição laser pode chegar até a velocidade måxima pela primeira vez.
Os cientistas estão usando a medição laser para trabalhar duro na teoria da gravidade de Einstein "para ver se nós podemos quebrå-la", disse Murphy.
"Nosso telescĂłpio emite pulsos laser que a viajam da Terra Ă Lua e pingam nos refletores. Como eles todos sĂŁo refletores cĂșbicos de canto, eles enviam o pulso direto de volta de onde veio. NĂłs colhemos a maior quantidade de fĂłtons possĂveis que retornam."
O tempo de viagem de ida e volta determina a distùncia Terra-Lua. Com mediçÔes repetidas, ao longo de meses e anos, os cientistas podem traçar a órbita da Lua com precisão milimétrica.
A teoria da gravidade de Einstein (Teoria da Relatividade Geral) sustenta que a massa e energia em objetos massivos como o Sol fazem o espaço curvar, e esta curva diz aos objetos ao redor do corpo massivo como se mover. A curvatura realmente faz a Terra e a Lua caĂrem em direção ao Sol.
Ao medir a queda da Lua no espaço-tempo curvo, a Operação de Medição por Laser Lunar do ObservatĂłrio Apache Point - abreviado em inglĂȘs como APOLLO - ainda pode encontrar uma rachadura no grande edifĂcio da Relatividade Geral de Einstein.
Até agora, os resultados das medidas lunares apoiam Einstein. Mas um velho robÎ engraçado pode brilhar, ou pelo menos refletir, uma nova luz sobre o assunto.
Autor: Dauna Coulter | Editor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA | Tradução: Luis Gabriel.
Fonte: http://www.astronomia.web.st/main.htm.
Mais detalhes:
http://ucsdnews.ucsd.edu/newsrel/science/04-26SovietReflector.asp
TECNOLOGIA E EDUCAĂĂO
Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, falou ao site de VEJA sobre os desafios que professores, pais e naçÔes terão pela frente para tirar proveito da combinação de tecnologia e educação. http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-educacao-568105.shtml.
Veja.com - Fonte: Veja - Edição 2170.
MĂDIA E ENTRETENIMENTO
O aumento da influĂȘncia das tecnologias digitais na indĂșstria nos prĂłximos cinco anos Ă© a principal constatação do relatĂłrio "Global Entertainment and Media Outlook 2010-2014", da PricewaterhouseCoopers. Segundo o estudo, a AmĂ©rica Latina Ă©, no mundo, a regiĂŁo que teve maior expansĂŁo de gastos com mĂdias e entretenimento em 2009: 3,9%, atingindo US$ 50 bilhĂ”es. O Brasil Ă© o paĂs que encabeça a lista. O crescimento anual no paĂs serĂĄ de aproximadamente 8,7%, o que representarĂĄ gastos de US$ 35 bilhĂ”es em 2014.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 20/06/10.
O relatĂłrio:
http://www.pwc.com/gx/en/global-entertainment-media-outlook/index.jhtml
CĂMERATEEN
http://www.youtube.com/watch?v=uQITWbAaDx0
No vĂdeo "Free Fall", o francĂȘs Guillaume NĂ©ry, campeĂŁo mundial de mergulho em apneia (sem respirar), convidou uma amiga para filmar um salto no Dean's Blue Hole (Bahamas), caverna submarina com 202 metros de profundidade.
Fonte: Folha de S.Paulo â 21/06/10.
BLOG DA BEAUVOIR
"Dia desses Sartre me convidou para ver Sex and The City 2. Achei que era um tĂpico filme francĂȘs: quatro amigas com problemas diversos"
Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma escritora francesa, feminista, marxista, maoĂsta, existencialista, enfim. Foi companheira do filĂłsofo Jean-Paul Sartre. Dia desses, Sartre a convidou para assistir Sex and The City 2. âLĂĄ em casa Ă© ele que gosta de comĂ©dias romĂąnticasâ, disse em post no Blogs do AlĂ©m.
A princĂpio, se entusiasmou, pois, a julgar pelo tĂtulo, o programa prometia muita sacanagem e verborragia. Contudo, ao longo do filme se decepcionou: âO filme foi avançando e nem sinal de sex ou de city. SĂł shoppingâ.
Para saber mais sobre a ida ao cinema de Beavouir e Sartre visite: http://www.blogsdoalem.com.br/beauvoir.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital - Edição 601.
CARNE RASTREADA
Um sistema inĂ©dito de rastreamento permite acompanhar todo o processo de produção da carne da marca Taeq, disponĂvel em lojas da rede PĂŁo de AçĂșcar e Extra. Por meio de um aplicativo para smartphone com leitor 2D, o selo do produto traz informaçÔes como roteiro percorrido pela carne e fotos do ambiente de produção.
Os dados também podem ser conferidos via internet (www.qualidadedesdeaorigem.com.br), com a inserção do código do produto.
Fonte: Folha de S.Paulo â 22/06/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php