ROBOMANIA CONTROLADA
31/01/2013 -
EU DIGITAL
PACIENTES CONTROLAM MEMBRO PARALISADO E ROBĂ EM EXPERIMENTOS
English:
http://actu.epfl.ch/news/when-the-mind-controls-the-machines/
More details:
http://cnbi.epfl.ch/
EPFL â
http://cnbi.epfl.ch/
http://www.facebook.com/EPFL.ch?v=wall
TOBI â
http://www.tobi-project.org/
Uma equipe de cientistas europeus apresentou nesta quarta-feira novas formas de interação entre o cĂ©rebro e uma mĂĄquina para que pessoas com deficiĂȘncias fĂsicas severas possam se comunicar e melhorar suas relaçÔes sociais. "Acho que preparamos o terreno essencial para um novo enfoque da reabilitação fĂsica e social dos pacientes", declarou o cientista JosĂ© MillĂĄn, professor do Centro de NeuroprĂłteses da Escola PolitĂ©cnica Federal de Lausanne (EPFL), na SuĂça, e coordenador do experimento conhecido como TOBI (Tools for Brain-computer Interaction).
Um pequeno robĂŽ apresentado por MillĂĄn pode ser comandado por uma pessoa sem movimentos graças Ă eletroencefalografia, ao reconhecimento de sinais, detectores de obstĂĄculos e Ă internet. O paciente foi capaz de se movimentar virtualmente por um espaço por meio de uma cĂąmera e de uma tela incorporadas ao robĂŽ. A pesquisa para a criação da mĂĄquina durou quatro anos e contou com a participação de indivĂduos com incapacidades fĂsicas graves.
Os voluntĂĄrios sofreram em sua maioria um acidente vascular cerebral ou algum outro tipo de lesĂŁo e perderam o controle, parcial ou completamente, de um ou mais membros. Em outros casos os pacientes tinham paralisia total. A participação dos voluntĂĄrios permitiu registrar os impulsos produzidos pelo cĂ©rebro quando o doente se concentrava em uma tarefa especĂfica, como levantar um braço, analisĂĄ-los em um computador e depois transformĂĄ-los em uma ação concreta.
Outro experimento apresentado por MillĂĄn consistia em uma interface grĂĄfica que permite uma pessoa completamente imobilizada deslocar um cursor em uma tela atĂ© ativar letras ou a ação desejada. "Se a situação permitir, os captadores de impulsos musculares, inclusive Ănfimos, podem ser utilizados de maneira complementar", explicou o professor.
A terceira tecnologia Ă© a conectar eletrodos de um eletroencefalograma aos mĂșsculos de um paciente, que pode tentar controlar o movimento de uma extremidade apĂłs um acidente vascular cerebral. "Em certos casos, um treino intenso com este dispositivo permitiu aos pacientes recuperar o controle de um membro paralisado, e inclusive manter o movimento sem ajuda", explicou MillĂĄn.
Para os responsĂĄveis pela pesquisa, financiada pela ComissĂŁo Europeia e orientada pela EPFL com a colaboração de instituiçÔes cientĂficas de outros paĂses do continente, os avanços servirĂŁo de base para novos avanços, inclusive por parte da indĂșstria. MillĂĄn disse que as pesquisas foram promissoras, mas ao mesmo tempo conteve o entusiasmo ao lembrar que "o caminho ainda Ă© longo atĂ© que produtos prontos para serem utilizados estejam Ă disposição de mĂ©dicos e pacientes".
O pesquisador ressaltou que cada cĂ©rebro Ă© Ășnico "e tem sua prĂłpria maneira de enviar impulsos", o que requer dispositivos muito qualificados e que demandam grandes recursos econĂŽmicos e tĂ©cnicos para serem fabricados.
Fonte: Tecnologia Terra (http://tecnologia.terra.com.br/) â 23/01/13.
Mais detalhes:
http://actu.epfl.ch/news/when-the-mind-controls-the-machines/
http://cnbi.epfl.ch/
EPFL â
http://cnbi.epfl.ch/
http://www.facebook.com/EPFL.ch?v=wall
TOBI â
http://www.tobi-project.org/
BLOG DO BURROUGHâS
Escritor, pintor, performer, ensaĂsta. Um dos expoente da Beat Generation. Usei minha experiĂȘncia com viciado para escrever. Faça o mesmo, escreva sobre a sua vida nas redes sociais.
Confira:
http://blogsdoalem.com.br/burroughs/
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - 31/01/13.
Facebook - http://www.facebook.com/blogsdoalem
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php