O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
26/11/2011 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA ESTUDANTIL PERIGOSA (XINJIANG)
English:
http://www.chinahush.com/2011/11/14/treacherous-road-to-school/
"Adrenalina"
Estudar na China Ă© uma pedreira. Exemplo: na provĂncia montanhosa de Xinjiang, os alunos tĂȘm de fazer arriscadas escaladas para chegar atĂ© a escola, a 200 quilĂŽmetros de distĂąncia do local onde moram â 80 quilĂŽmetros sĂŁo de superação de rochas, pedras, trilhas estreitas e rios turbulentos. Os alunos levam dois dias para alcançar a escola.
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto à - Edição 2193.
Mais detalhes / fotos / vĂdeo:
http://www.chinahush.com/2011/11/14/treacherous-road-to-school/
FUNDAĂĂO DOM CABRAL
Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Dom Cabral (FDC) foi a primeira colocada no ranking das 20 melhores escolas de educação executiva da AmĂ©rica Latina, realizado anualmente pela revista "AmĂ©ricaEconomia". Ănica instituição brasileira no pĂłdio, a FDC alcançou 89,0 de nota final.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 20/11/11.
FDC - http://www.fdc.org.br/pt/Paginas/default.aspx
AméricaEconomia - http://www.americaeconomia.com/
RECĂM-FORMADOS - EMPRESA DE CIMENTO RECRUTA
A Votorantim, de cimento, encerra as inscriçÔes para o programa jovens talentos tĂ©cnicos em 30/11. Ă preciso estar formado hĂĄ, pelo menos, dois anos em mineração, eletrĂŽnica, quĂmica, mecĂąnica, elĂ©trica, eletromecĂąnica, eletrotĂ©cnica, eletroeletrĂŽnica ou instrumentação. HĂĄ vagas em 13 Estados. Mais informaçÔes em www.vcimentos.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/11/11.
TRAINEE - OPORTUNIDADE EM COMPANHIA DE ACESSĂRIOS
A Spirax Sarco, de acessĂłrios para linhas de vapor e ar comprimido, busca estudantes com curso superior concluĂdo entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011 em engenharia mecĂąnica, mecatrĂŽnica, quĂmica, de produção, de alimentos ou industrial. InscriçÔes vĂŁo atĂ© 4/12, pelo site http://www.vivatalentos.com.br/spiraxsarco/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/11/11.
ANALFABETISMO PRECOCE
Ali, meio que perdido entre os bons nĂșmeros que o IBGE divulgou na semana passada, mostrando uma significativa redução do analfabetismo no Brasil, desponta um dado perturbador: 6,52% das crianças com dez anos de idade nĂŁo sabem ler nem escrever.
Essa cifra Ă© inquietante porque, ao contrĂĄrio do Ăndice geral de analfabetismo, ela nĂŁo diz respeito ao passado, mas ao presente e ao futuro.
O Censo 2010 apurou 9,6% de iletrados acima de 15 anos. JĂĄ entre os com 60 anos ou mais, essa taxa vai a 28%. NĂŁo aprenderam por falhas do sistema educacional de 50 anos atrĂĄs. Ă lamentĂĄvel, mas Ă© passado. Devemos oferecer a essas pessoas a oportunidade de alfabetizar-se, mas a maioria delas nĂŁo se interessa e Ă© difĂcil obter bons resultados.
JĂĄ os 6,52% de crianças de dez anos incapazes de ler representam o fracasso do sistema educacional de hoje. Apesar dos avanços em termos de universalização registrados nos Ășltimos 20 anos, a escola estĂĄ ensinando a ler muito tarde e muito mal.
NĂŁo haveria, em princĂpio, nenhum motivo para nĂŁo obter taxas de analfabetismo inferiores a 1% nessa faixa etĂĄria, como ocorre em paĂses do Primeiro Mundo. Em teoria, sĂł crianças com algum problema neurolĂłgico grave nĂŁo conseguiriam aprender a ler atĂ© os sete anos.
Para tornar o quadro um pouco mais sombrio, vale lembrar que os jovens que dominam mal a leitura tĂȘm grande probabilidade de tornarem-se maus alunos pelo restante de suas vidas acadĂȘmicas.
Os dados atĂ© aqui divulgados pelo IBGE sugerem que esse problema do analfabetismo precoce estĂĄ bem concentrado em alguns Estados do Nordeste -Alagoas tem 17,8%, e o MaranhĂŁo, 16,4%- e entre as camadas mais pobres. Ă o caso, portanto, de desenvolver programas especĂficos para essa população. Se nada for feito, Ă© possĂvel que, no remoto ano de 2081, o Brasil ainda nĂŁo tenha conseguido erradicar o analfabetismo.
HĂ©lio Schwartsman - Fonte: Folha de S.Paulo - 22/11/11.
IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php